Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Festas com drogas e álcool na Colônia Agrícola Heleno Fragoso

Dois foragidos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso foram interceptados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando retornavam para a penitenciária na tarde de ontem com bebidas e drogas que seriam para o consumo dos detentos da casa penal. Fabio Dias da Silva, 29 anos, e Gerson dos Santos da Silva, 21 anos, foram detidos em uma van com destino para o distrito de Americano, em Santa Izabel do Pará, durante uma blitz de rotina da PRF na barreira de Ananindeua.

Quando abordados, os dois confessaram que tinham saído da Colônia Heleno Fragoso para comprar os produtos. Os dois foram encaminhados para a Seccional Urbana de Ananindeua. O caso ocorreu 47 dias depois do governo ter garantido o reforço do policiamento na casa penal, após o escândalo envolvendo adolescentes levadas à colônia para serem violentadas sexualmente pelos detentos.

Na delegacia, Fabio e Gerson confessaram que estavam retornando para a Colônia e que as bebidas seriam utilizadas em uma 'festa' programada pelos internos para ser realizada na penitenciária. Eles foram detidos com aproximadamente 100 gramas de maconha, 19 garrafas de bebidas alcoólicas, sendo 12 de água ardente, seis de conhaque e uma de vodca, três celulares, uma barra de chocolate, um aparelho para tatuagem e uma garrafa de água oxigenada. Eles ainda afirmaram que as festas são rotineiras no presídio, mesmo depois do recente escândalo. 'A farra continua lá no Heleno Fragoso. Agora tem mais policial, só que ainda é fácil sair e entrar na Colônia', contou Fábio Dias, transferido para o regime semiaberto há um mês.

O delegado de plantão, Marcilio Diniz, disse que os dois seriam encaminhados para a Central de Triagem de São Brás e que seria feito um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) de consumo de droga. Já a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informou, em nota, que está apurando como os internos Fábio Dias da Silva e Gerson dos Santos da Silva fugiram da Colônia Agrícola Heleno Fragoso na última quarta-feira. A fuga dos internos foi comunicada a justiça e também foi pedida a regressão do regime semiaberto para o fechado. A Susipe informou ainda que recebeu denúncia da possibilidade da entrada de material ilícito na unidade penal e abriu investigação para apurar os fatos.

A prisão dos dois foragidos ocorre 46 dias depois do escândalo envolvendo uma adolescente de 14 anos que teria sido drogada, embriagada, espancada e violentada sexualmente por vários detentos dentro da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará. Ela e outras duas menores teriam sido abusadas pelos internos durante quatro dias. O caso foi denunciado no dia 17 de setembro pela adolescente que conseguiu fugir dos internos. As denúncias de irregularidades dentro da casa penal culminaram na exoneração do superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, major Francisco Bernardes, do diretor da colônia agrícola, Andrés de Albuquerque, do vice deste e outros 17 agentes prisionais. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário