Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 5 de novembro de 2011

Governo federal vai construir 85 academias em 76 municípios paraenses

Serão criados no Pará 85 espaços para a prática de atividades físicas e lazer no Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde. Serão favorecidos 76 municípios. A maioria contemplada, 70, terá um espaço. Já Altamira, Capanema, Marabá, Paragominas e Santana do Araguaia contarão com dois espaços cada. Barcarena receberá cinco.

O anúncio veio de Alexandre Padilha, ministro da Saúde, durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), encerrada em Brasília (DF) na quarta-feira, 3. Segundo ele, os espaços estimulam a prática de atividades físicas e de lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios.

"As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: tratam-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas", ressalta Alexandre Padilha. Ele ainda observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis.

Tais medidas, previstas desde agosto no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento dessas doenças, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras. "O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade", ressalta. Iniciativas bem-sucedidas do Programa Academia da Saúde estão sendo realizadas em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE) e Vitória (ES).

Sedentarismo - De acordo com o estudo do ano passado do sistema "Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel)", 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa mostra que nos períodos de lazer 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco ou mais vezes por semana. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) em comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relação à escolaridade, 12% da população com menos escolaridade é ativa e 20% da população com 12 anos ou mais de escolaridade é ativa, mostrando a importância de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da população de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana. Outro indicador preocupante se refere ao sobrepeso e à obesidade. O Vigitel 2010 mostra que 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário