Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Luta pela sobrevivência da CAPAF é necessária, dizem Roberto e Sidou

De José Roberto Duarte, para Francisco Sidou:

"Não gostaria de iniciar uma polêmica com o nobre amigo, principalmente sobre o tema em questão, que acredito ser o mais significativo de nossas vidas e da vida de nossas famílias: A MANUTENÇÃO E SOBREVIVÊNCIA DO BASA E DA CAPAF. Você sabe melhor do eu que existem pessoas plantando a cizânia entre os aposentados e pensionistas que defendem dignidade, respeito, consideração e atendimento aos preceitos constitucionais de um estado democrático de direito, onde imperam as leis e o direito adquirido. Você também sabe que tais pessoas visam tão somente obter vantagens pessoais de tudo quanto é espécie, mesmo em detrimento de toda a comunidade bancreveana. São os covardes anônimos, os sabujos João Almeida, os aproveitadores Gastand Agaita, os crápulas Amíntore Fanfani, aí incluídos os seguidores dessas pessoas, tanto da ativa como aposentados.

Um exemplo mais esclarecedor dessa sórdida campanha é configurado pela luta recente em desfavor da implantação dos famigerados planos saldados de previdência complementar, capitaneados pelo BASA e pela CAPAF, onde era evidente o propósito de colocar em rota de colisão colegas que ousavam expressar suas posições contrárias a tais planos, muitos até desnudando armações e armadilhas escondidas sub-repticiamente. Em várias oportunidades declinei de participar de alguns debates, apesar de concordar com a ideia central, pois identificava o propósito da cizânia, de modo solerte. Não gostaria ficar na defesa de minhas posições, mui especialmente contrapondo seus argumentos, pois é isso que os golpistas estão querendo e certamente não iriam perder a oportunidade de destilar seus pronunciamentos apócrifos em cima de nossas posições, pois estão raivosos em virtude do não atendimento, até agora, de seus malfeitos. Na maioria das vezes nossas posições são convergentes, mas existem pontos em que meu entendimento é diferente do seu – e isto é salutar, acredito.

Continuo com a minha posição intrigante. O que fazer? Esperar a morte do BASA? Esperar a morte da CAPAF? Esperar a morte da CASF? Esperar a nossa própria morte? Que resultados práticos obtivemos nestes últimos 30 anos de luta? Eu, você, o Madison e outros colegas. Será que os nossos fóruns são os adequados? Muitas perguntas sem respostas, mas a realidade está aí, na nossa cara: a CAPAF está sob intervenção, pode ser liquidada e o tal plano de recuperação está sendo montado sozinho pelo interventor, sem a participação dos maiores interessados, que somos nós mesmos (ativos, aposentados e pensionistas). Que ações efetivas empreendemos diante da intervenção da CAPAF, até agora? Será que não estamos perdendo uma grande oportunidade de colocar a CAPAF no rumo certo? O que virá por aí? Vou repetir: alguma coisa tem que ser feita e deveríamos estar a frente disso."

Sidou responde:

"Com a palavra os representantes das entidades, pois não vejo discordãncia, Roberto, quanto a necessidade de tomarmos uma posição para evitar o pior: a liquidação da CAPAF, por suposta proposição de seu solitário interventor. Então, o que defendemos também é a busca de apoios políticos e de nova audiência com o ministro da Previdência Social, para apresentação de nossa proposta alternativa de solução da CAPAF, por sinal já esboçada. Falta apenas o seu fechamento, em comum acordo com as entidades. Logo, a hora do debate já passou. Precisamos, agora, é de ações emergenciais. Nisso também estou de acordo com você, Roberto. Não estou vendo, portanto, nenhum conflito de posições em relação ao nosso objetivo comum: a sobrevivência da CAPAF".

15 comentários:

  1. Caros José Roberto e Sidou:
    Não tínhamos direito, por Lei, a 3 representantes nesse processo de intervenção? Essa condição legal NÃO FOI SATISFEITA até este momento. Pelo menos, NÃO FOI NOTICIADA. Pergunto, então: as Entidades Representativas não poderiam requerer na Justiça a NULIDADE dessa intervenção em vista da ILEGALIDADE citada? Parece ser um fato grave, esse. Como pode uma pessoa decidir tudo sozinha? Às propostas estranhas e desconexas que revestiram os fracassados e INACEITÁVEIS Planos Saldados, somam-se agora esse silêncio suspeito e essa total falta de transparência dessa intervenção, configurando TOTAL DESRESPEITO aos funcionários aposentados e da ativa do BASA.

    ResponderExcluir
  2. quinta-feira, 17 de novembro de 2011
    Está explicado
    Existem fortes suspeitas entre os bancários de que Abdias Junior veio de encomenda para o Banco da Amazonia com a missão de enfraquecê-lo e, desse modo, facilitar a sua fusão não com o Banco do Brasil, como a princípio se imaginava, mas com o Banco do Nordeste. A sua péssima atuação na presidência do Banco, portanto, não seria fruto apenas da sua incompetência mas, sobretudo, dessa missão, que mergulhou o Basa num visível processo de deterioração. A tese, em princípio, parece absurda, mas se atentarmos para o fato de que Abdias parece "imexível", apesar da sua desastrosa gestão, conclui-se que as suspeitas têm fundamento. A tese é reforçada pelo estranho comportamento dos políticos, em especial dos governadores dos Estados que integram a região amazônica, mergulhados num silêncio bastante suspeito, considerando-se a importância do Basa para o desenvolvimento desta imensa área. Até hoje nenhum dos governadores, particularmente os do Maranhão, Pará e Amazonas, abriu a boca para falar qualquer coisa, nem mesmo sobre a greve que já se arrasta ha mais de 50 dias. Ninguém acredita, também, que a presidente Diulma Roussef não tenha conhecimento do que se passa no Basa, inclusive sobre a greve, já que ele é o único Banco que se encontra paralizado. Afinal, de onde vem a força que segura Abdias na presidência do Basa? Esta semana finalmente duas senadoras da região, Marinor Brito, do Pará, e Vanessa, do Amazonas, denunciaram a situação do Basa da tribuna do Senado e, inclusive, pediram a exoneração de Abdias. Será que depois disso a Presidenta e o ministro Mantega vão continuar ignorando a situação? E Abdias, cuja exoneração está sendo revindicada pelos funcionários preocupados com o futuro do Basa, vai continuar no cargo? Provavelmente teremos uma resposta a essas perguntas na próxima semana.
    Postado por Ribamar Fonseca às 14:49

    ResponderExcluir
  3. Desatenção
    Um leitor do blog "Espaço Aberto" postou uma cópia de portaria assinada pelo ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República que cria uma comissão de acompanhamento do processo de intervenção no Portus - Instituto de Seguridade Social, dos trabalhadores portuários. De acordo com a portaria, a comissão é constituida por seis membros: três representantes do governo e três representantes dos trabalhadores. E aí perguntam: por que não fizeram o mesmo com a intervenção na Caixa de Aposentadoria Complementar dos Funcionários do Banco da Amazonia? Ignoraram completamente os principais interessados, no caso os funcionários, aposentados e pensionistas do Basa. Ninguém sabe o que o interventor da Capaf está fazendo. Aparentemente ninguém, muito menos a diretoria do Banco e o governo, está preocupado com a situação do pessoal do Basa. E os politicos da região também não estão dando a mínima para os trabalhadores do Banco. Afinal, o que está sendo tramado?
    Postado por Ribamar Fonseca às 13:59 2 comentários

    ResponderExcluir
  4. GOVERNO PERMANECE IGNORANDO O BASA E A CAPAF!!!!

    A Portaria a que se refere o Ribamar segue anexada neste blog, mais uma vez, para ratificar o descaso do Governo com essas instituições.

    O que fez o MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA com relação à INTERVENÇÃO NA CAPAF, conforme determina a CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ABSOLUTAMENTE NADA!

    O que fez o GOVERNO FEDERAL para RESGATAR A IMAGEM DO BASA, QUE ATRAVESSA O PIOR MOMENTO DE SUA HISTÓRIA, TRISTEMENTE CONDUZIDO POR UMA ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE, INTRANSIGENTE, TRUCULENTA - COMO NOS VELHOS TEMPOS DA DITADURA - QUE ACUMULA UMA SÉRIE DE DESACERTOS, RESPONSÁVEL DIRETA POR ESSA GREVE INÉDITA DOS FUNCIONÁRIOS - JUSTÍSSIMA E LEGAL - QUE PERDURA POR TANTO TEMPO? ABSOLUTAMENTE...NADA!!!



    SECRETARIA DE PORTOS

    PORTARIA Nº 165, DE 5 DE SETEMBRO DE 2011

    O MINISTRO DE ESTADO DA SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição da República, c/c o art. 6º, parágrafo único da Lei N.º 11.518, de 5 de setembro de 2.007, resolve:

    Art. 1º. Fica criada, no âmbito da Secretaria de Portos da Presidência da República, a Comissão de Acompanhamento do Processo de Intervenção no PORTUS - Instituto de Seguridade Social.

    Art. 2º. Cabe à Comissão de Acompanhamento do Processo de Intervenção:

    I - Articular-se com a autoridade interventora do PORTUS -Instituto de Seguridade Social, buscando agendar reuniões periódicas para informar-se do andamento do processo de intervenção;

    II - Informar ao público alvo, segurados do PORTUS - Instituto de Seguridade Social, sobre o andamento dos trabalhos, por meio de dados colhidos junto à Autoridade Interventora;

    III - Transmitir, ao Ministro de Estado da Secretaria de Portos da Presidência da República, as informações que o habilitem a atuar no processo para a garantia da sua eficácia e consecução dos seus resultados, no prazo estipulado.

    Art. 3º A Comissão de Acompanhamento do Processo de Intervenção será constituída de forma paritária, com os seguintes representantes da Secretaria de Portos da Presidência da República e dos Trabalhadores Portuários indicados pela Federação Nacional dos Portuários:

    I - Pela Secretaria de Portos da Presidência da República:

    a) MÁRIO LIMA JÚNIOR - Secretário Executivo da Secretaria de Portos, na condição de Coordenador da Comissão;

    b) GUY DE FONTGALLAND CORRÊA DA SILVA LOUREIRO - membro;

    c) JOSÉ LOPES FEIJÓ - membro.

    II - Pela Federação Nacional dos Portuários:

    a) EDUARDO LÍRIO GUTERRA - membro;

    b) MARCELISE DE MIRANDA AZEVEDO - membro;

    c) VILSON BALTHAR ARSÊNIO - membro.

    Parágrafo único No caso de motivo de força maior que impeça a participação de qualquer membro em reunião agendada, desde que com um prazo de 24 horas de antecedência, o Secretário Executivo da Secretaria de Portos ou o Presidente da Federação Nacional dos Portuários poderá indicar um substituto.

    Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO

    ResponderExcluir
  5. Será que não há um meio de RESPONSABILIZAR na Justiça esse abidias junior? NÃO PODE um administrador cometer TANTOS DESMANDOS, TANTAS IRRESPONSABILIDADES e, depois, sair assoviando, SEM UMA PUNIÇÃO LEGAL!!! Ele está DESACREDITANDO E DEPREDANDO uma instituição bancária com quase 70 anos de existência e tradição. Que Governo, esse do PT, que se diz dos Trabalhadores! Nem o PSDB, do FHC que chamou os aposentados de vagabundos, fez pior! O funcionalismo do BASA - ativos e aposentados - está levando um PASSA-MOLEQUE! Realmente, os indícios todos levam a crer que algo muito sinistro com relação ao destino do BASA está sendo gestado nas entranhas do Poder em Brasília.

    ResponderExcluir
  6. O que esse pessoal do "não" quer? A situação chegou aonde e onde eles desejavam: a intervençao e seguida liquidação extra-judicial. Agora é cumprir a "expiação" !!

    ResponderExcluir
  7. ENTREGUISTA DE DIREITOS detectado às 19.56hs. de 23/11/11.

    ResponderExcluir
  8. COVEIRO DA CAPAF detectado às 05:38h de 24/11/11.

    ResponderExcluir
  9. Quem já está cumprindo a "expiação" é você, Anônimo das 19:56h, de 23/11/11, LAMBEDOR DE SACOS, como bem o qualificou o José Roberto Duarte, pois vai ter de permanecer LAMBENDO SACOS, AGORA, SEM A VULTOSA REMUNERAÇÃO!!!

    OS DIGNOS FUNCIONÁRIOS DO BASA, ATIVOS E APOSENTADOS, BEM COMO OS PENSIONISTAS, DESEJAM CONTINUAR LUTANDO, JUNTAMENTE COM AS ENTIDADES QUE OS REPRESENTAM, PELA RECUPERAÇÃO TOTAL DA CAPAF, DE FORMA RACIONAL, PELOS DIREITOS DE TODOS E PELO RESGATE DA CREDIBILIDADE DO BASA, INSTITUIÇÃO TRADICIONAL DA AMAZÔNIA, QUE NÃO MERECEU MUITAS DAS DIVERSAS ADMINISTRAÇÕES - ESPECIALMENTE A ATUAL - QUE LHE FORAM IMPOSTAS PELOS GOVERNOS AO LONGO DE TODOS ESSES ANOS.

    ResponderExcluir
  10. Êta pau pereira! O mapará tá assando que tá danado.
    Conforme previsto pelo fantasma Fanfani, o furacão PREVIC tá fazendo estragos. As entidades e nossos representantes tão mais perdidos que cego em tiroteio.
    Pra piorar as coisas, tem essa greve interminável. Se o Governo Federal não tá dando a mínima pro pessoal da ativa do BASA, que dirá para nós, velhos aposentados da CAPAF.
    Por falar nisso, alguém sabe informar quando sai o nosso 13º Salário? Neste Natal nós vamos comer o panetone que o diabo amassou!

    ResponderExcluir
  11. Como são as coisas... Os falsos líderes (leia-se Sidou, Madson e Bob Durte) que fizeram muita onda para que os novos planos da Capaf não dessem certo, perderam a "ponta" que recebiam sem nada fazer no Conselho Deliberadtivo da entidade e, agora, choramingam porque o intervenbtor não lhes dá bola, os ignora totalmente. Coitados!!!.. - João Almeida, firme e forte, disposto a sempre lutar pela sobrevivência da nossa Capaf.

    ResponderExcluir
  12. O (s) anônimo (s) das 19.56hs.-23/11 e 8.54hs-24/11 faz (em) parte ou é (são) simpatizante (s) da turma dos VERDADEIROS COVEIROS DA CAPAF, que, além de fazerem tudo para enterrar a Caixa, tentaram, por todos os meios, botar uma pá de cal nos DIREITOS de seus participantes. Felizmente, NÃO TIVERAM NEM TERÃO SUCESSO.

    ResponderExcluir
  13. Olá, anônimo das 14:03.

    Quanta mágua pela perda dos mais de 10 milhas mensais, que ganhavas só para lamber o saco dos abidias da vida.
    Logo tú que quando eras presidente da Aeba, te aproveitastes do trabalho do Madson, que agora chamas de falso lider, para posar de conhecedor da Capaf até se mudar de mala e cuia pro lado do patrões, a troco da presidência da Capaf.
    Toma vergonha cara. A tua disposição firme e forte para lutar pela sobrevivência da nossa Capaf tem que continuar sendo ao lado do Abdias e seus iguais porque a categoria não que mais nem te ver pintado de ouro. Tua mudança de casaca não tem retorno. Continua usando o teu paletó almofadinha. E se ele virar farrapo, não te preocupes. Passa no Armador Duarte e troca por um de madeira.

    ResponderExcluir
  14. Agora não adianta mais brigar. A única coisa que vocês vão conseguir é aumentar os problemas de saúde de vocês e de quem lê esses comentários à procura de alguma esperança. Bate boca, ofensas, agressividade, nada disso resolve a situação que estamos vivendo. Quem tiver alguma novidade, mesmo que não oficial, por favor, divulgue aqui, mas sem acusações inúteis.

    ResponderExcluir
  15. NAVEGAR É PRECISO...

    Brigar, também! SEMPRE: pelo DIREITO, pela DEMOCRACIA, pela DIGNIDADE, pela VERDADE, pelo CARÁTER, pelo RESPEITO AO OUTRO, pela CIDADANIA... CONTRA OS CANALHAS LAMBEDORES DE SACO!!!

    ResponderExcluir