Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 12 de novembro de 2011

Paraenses célebres divergem sobre possível divisão do Pará

"É um absurdo dizer que a distância de Belém até Brasília influencia a divisão. Existem outras capitais mais longe do que Belém e nem por isso estão propondo o mesmo", reclama Rosa Maria, nascida em Belém, a capital paraense.

"Deputados e senadores devem trabalhar mais em Brasília pelo Estado. Quando vem a base é para aparecer, ir a festas, não é para trabalhar. Isso tem de mudar porque as reportagens mostram os plenários do Congresso vazios. Eles deviam trabalhar mais ao invés de propor a divisão do Estado. Isso não é uma demanda do povo, não é legítimo e o Brasil não aguenta mais despesa. Essa discussão tira o foco de questões importantes."

Regina de Gramont-24.out.11/Folhapress
A cantora Fafá de Belém também é contra a divisão
Fafá de Belém é contra: 'sou de um país que se chama Pará'

A cantora Fafá de Belém, um dos ícones da campanha das Diretas Já, na década de 1980, também é contra. "Eu sou de um país que se chama Pará! Não acredito que se possa dividir um povo e seu sentimento."

Para ela, esse movimento está sendo feito para satisfazer a "ganância e a vaidade" de quem não tem compromisso com o Estado e os paraenses. "Os interessados na divisão são aqueles que não têm compromisso com essa terra, que não têm uma família que mora em Santarém ou Marabá e veio para Belém estudar, e aqui criou laços, uma nova família."

Fafá, assim como a banda Calypso, de Joelma e Chimbinha, devem ser convocados para participarem da campanha contra a divisão. Procurado pela Folha, no entanto, o casal não respondeu as solicitações da reportagem para opinarem sobre o tema.

divulgação
Para Beto Barbosa, a divisão é boa para quem mora no interior do Estado
Para Beto Barbosa, a divisão é boa para quem mora no interior

Outro cantor, Beto Barbosa, famoso pelo hit brega "Adocica", diz ser a favor da divisão. Para ele, o interior do Estado vai ser beneficiado por uma eventual criação de Tapajós e Carajás, os Estados que serão criados caso a população aprove a divisão.

"Quem vive no interior quer a divisão porque a administração fica centralizada na região de Belém. Minha visão é para o Estado todo não só para a capital", diz Barbosa,

Para Barbosa, com a divisão, o interiorano se beneficiará. "O Estado ganharia, especialmente, para quem não mora na região de Belém. Toda divisão é sofrida, tem período de adaptação, mas deve crescer depois. Porque hoje Estado é muito grande e mal administrado. Falta saneamento em quase todo o interior, por exemplo", diz o cantor, que também nasceu na capital.

O cantor lembra do surgimento do Tocantins como um exemplo para os novos Estados que podem surgir. "Eu que viajo muito pelo Pará, e todo o Brasil, vi como Palmas, capital do Tocantins, se desenvolveu muito depois da divisão. As pessoas vivem melhor depois da divisão. Mas acho natural que tenha resistência."

Rivaldo Gomes-22.jun.11/Folhapress
O jogador Ganso (esq.) não fala sobre o assunto, mas já declarou publicamente que é contra
O jogador Ganso (à esq.) declarou publicamente que é contra

No campo esportivo, o jogador Paulo Henrique Ganso, do Santos, que é de Ananindeua, na região de Belém, já se manifestou publicamente contra a divisão. Ele vestiu uma camiseta com uma bandeira do Pará no jorgo em que o seu time conquistou a Libertadores, em junho. Mas, segundo sua assessoroa de imprensa, ele evita dar entrevistas sobre o tema.

Outros paraenses célebres, como os atores Lúcio Mauro, Dira Paes e o estilista Lino Villaventura, também foram procurados, mas preferiram não se posicionar sobre a questão. (Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário