Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Após show do Barça, Guardiola cita antigo estilo brasileiro

Issei Kato/Reuters
O técnico do Barcelona, Josep Guardiola, é arremessado por jogadores após a conquista do Mundial
O técnico do Barcelona, Josep Guardiola, é arremessado por jogadores após a conquista do Mundial
O técnico Josep Guardiola está somente há três anos à frente do Barcelona. Mas já é possível falar em "Era Guardiola".São 13 títulos conquistados em 16. Há mais de três anos o time não sai de campo tendo menos posse de bola que um adversário. Mesmo com todas as conquistas, o treinador se mantém humilde. E revela a sua admiração pelo futebol brasileiro.

Questionado sobre se o Santos sentiu a intensidade do jogo do Barcelona porque o futebol praticado no Brasil é mais cadenciado, Guardiola foi polido.- "Não sei, porque não tenho estado no Brasil. Mas não vamos confundir a intensidade. Nós passamos a bola o mais rápido possível. Quando temos a bola nos pés, tocar o mais rápido possível. Isso cria desequilíbrio. Tocamos a bola quantas vezes necessário for para chegar ao gol. O Barcelona passa a bola como meu pai falava que vocês [brasileiros] faziam", cutucou o catalão.

"Estamos falando de uma equipe com jogadores muito bons. Diminuímos o espaço e trocamos bolas. Deslocamos o jogo através do passe. Os jogadores se reúnem em torno da bola", explicou, fazendo parecer fácil uma forma de jogar dificílima de ser posta em prática.

Com tantas conquistas, como é possível seguir com vontade de jogar? Guardiola tem a resposta na ponta da língua. - "Seria uma surpresa para mim se o time desistisse. Nossa meta é continuar jogando bem. Eventualmente sabemos que vamos perder. Mas estamos evoluindo. Isso depende de encontrar o ponto de exigência. Continuar com esse desejo de vencer. É uma honra e um privilégio treinar esse grupo de pessoas. Não é fácil seguir vencendo depois de tudo o que conquistamos", declarou.

Messi, eleito o melhor do Mundial e autor de dois gols na final mereceria um comentário à parte? Não para Guardiola, que elogiou, e muito, Thiago.- "Ele [Messi] fez uma grande partida, mas não quero personalizar. O Iniesta, o Thiago, todos foram muito bem. O Busquets, que é melhor volante do mundo. Queremos que o Messi se sinta bem", disse, para depois continuar elogiando o filho do ex-jogador Mazinho. "O Thiago jogou aberto e poderia sentir dificuldades por isso. Mas jogou pelo lado para limitar as ações dos Santos pelos lados e foi muito bem".

Por fim ele comentou a afirmação de que com o poderio econômico de times como o Barcelona será cada vez mais difícil para equipes brasileiras ganharem o Mundial. Ele discordou e deu a receita para os brasileiros.- "No Brasil e na América do Sul sempre haverá bons jogadores e bons times. Mas jogamos com nove canteranos [jogadores vindos das categorias de base do Barcelona] hoje e que custaram zero euro para nós", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário