Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Jader será empossado na sexta-feira

Jader será empossado na sexta-feira (Foto: Everaldo Nascimento)

Provocado sobre a primeira ação que tomará no exercício do mandato de senador, Jader Barbalho (PMDB) antecipou neste domingo (18) que uma das batalhas que pretende travar em Brasília será pela cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na geração de energia elétrica e não na distribuição, como hoje ocorre. Ele argumenta que a cobrança, do jeito como é feita, provoca “enormes prejuízos” para o Pará.

“Eu não tenho a menor dúvida de que a arrecadação do Estado e dos municípios paraenses se multiplicará de forma bastante positiva, aumentando os recursos para aplicação nas áreas mais carentes reclamadas pela população, como saúde, educação, estradas e segurança pública”, enfatizou o senador. Com isto, na opinião dele, o Estado deixará de ir à Brasília “com pires na mão”, pedir ajuda ao governo federal.

Com imenso potencial hidrelétrico, segundo Barbalho, não tem sentido o Estado continuar na situação em que se encontra. E citou o caso da usina de Belo Monte, no rio Xingu, que deve produzir um volume de energia igual ao que o Canadá exporta para os Estados Unidos, através das cataratas do Niagara. Essa exportação é um dos sustentáculos da economia canadense. “Temos de fazer a arrecadação do Estado e dos nossos municípios aumentar várias vezes apenas com essa cobrança na geração de toda a energia que a hidrelétrica irá produzir”, explicou. A lei hoje não prevê o ICMS sobre a energia gerada. Diante disso, Belo Monte traria pouquíssimos benefícios para o Estado, caso a lei não sofra mudança.

O senador adiantou que durante o recesso irá elaborar uma pauta de temas que considera “fundamentais para o desenvolvimento de todas as regiões paraenses”. Ele preferiu não entrar em detalhes sobre os projetos, justificando que dependerão de estudos que serão feitos por sua equipe de trabalho. Garantiu apenas que terá “muito trabalho” pela frente. A respeito da posse, que deverá ocorrer na próxima sexta-feira, 23, Barbalho declarou que “não sofre de ansiedade”, e que está pronto para assumir o mandato. “Vamos cumprir o ritual das cinco sessões ordinárias do Senado com a maior tranquilidade” (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário