Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial terá caminhada, testes rápidos e shows em Belém

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

Hoje, também, é o Dia do Casal.

Em Belém, para orientar e alertar a população sobre a Aids, no Dia Mundial de Combate à Doença, que acontece hoje, as secretarias estadual e municipal de Saúde montaram ampla programação com foco no slogan da campanha nacional: "A aids não tem preconceito. Previna-se". Hoje, a campanha começa a chegar às escolas da rede estadual pública, onde, durante os intervalos, educadores da área da saúde realizam dinâmicas e alertam os alunos sobre a importância do uso do preservativo.

A partir das 8 horas, na praça Batista Campos, tem culto ecumênico e, em seguida, acontece a caminhada até a praça da Bandeira, no bairro da Campina, onde dez estandes estão montados para atender a população com orientações sobre a doença e exames rápidos. Shows musicais terão início às 9h30, com a participação do cantor Eloi Iglesias, às 11 horas, além de grupos de street dance (dança de rua) e regionais. As apresentações continuam entre 13h e 17 horas. No Cine Positivo, no cinema Olympia, na avenida Presidente Vargas, das 9 às 12 horas, há exibição de filmes a respeito do tema.

No Conjunto Marex, em Val-de-Caes, será realizado um passeio ciclístico com distribuição de folderes e preservativos, mostrando a importância de se prevenir e fazer o teste de HIV/Aids.

No Shopping Boulevard, no Reduto, acontece um desfile de moda com roupas confeccionadas com preservativos, a partir das 10h. No shopping Pátio Belém, em Batista Campos, tem teste rápido de HIV durante o horário de funcionamento do shopping.

Onze unidades municipais de saúde fazem teste rápido para detectar o vírus da Aids: Guamá, Marambaia, Paraíso dos Pássaros, Jurunas, Telégrafo, Tapanã, Pratinha, Casa da Mulher e Hospital de Mosqueiro.

À noite, no teatro Margarida Schiwazzappa, que compõe o Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), acontece o show "Amor e Sexo", com a participação do artista paraense Eloi Iglesias. O ingresso terá preço simbólico de R$ 1,00 mais três quilos de alimentos não-perecíveis, a serem doados às casas de apoio às pessoas que vivem com HIV/Aids.

Na manhã de domingo, 4, na travessa Padre Eutíquio, entre as ruas dos Tamoios e dos Mundurucus, no bairro da Batista Campos, quatro unidades móveis vão estar disponíveis para atender a comunidade com teste de HIV, sífilis, hepatite, atendimento odontológico, entre outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário