Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Para onde vai a energia de Tucuruí e Belo Monte???

Por Edson Campos e Silva - santareno, residente em Recife/PE:
Boa parte dos brasileiros não sabe a resposta. Não estou falando dos pobres ignorantes que não tiveram oportunidade de frequentar uma escola, mas pessoas de nível universitário. Até ai tudo bem, porque não podemos ser "O Google". O pior é que as ONGs estrangeiras tem a informação correta e preparam vídeos com informações não verdadeiras sobre o assunto que são aceitas como verdades e até reproduzidos pelos intelectuais. Quando não sei pesquiso antes de escrever. Agora mesmo estou com uma matéria pronta para meu blog, aguardando a resposta que a Elaine pediu para OEA, se ela suspendeu o embargo de Belo Monte.

Vamos a Tucuruí. Na época da construção a Caterpillar tinha um apartamento alugado em Tucuruí velho onde eu e Plínio Bonnis da Cunha, um paulista, ficávamos. Era em local alto, pois os demais hotéis na época da cheia só se entrava de canoa.

Tucuruí como qualquer hidrelétrica, tem a finalidade de fornecer energia para o uso doméstico da população, demanda residencial, e demanda industrial. O uso industrial é claro vai refletir no bem estar da população pela geração de empregos com o desenvolvimento do País. As fábricas de automóveis, tratores, construção civil em São Paulo são devido as hidrelétricas principalmente Itaipu. Será que muita gente que é contra as hidrelétricas estariam sobrevivendo se elas não existissem? Sim, pescando no rios da Amazônia. Seria bem romântico casar com o/a filho(a) do cacique e levar picada de carapanã.?????????

Na primeira etapa, Tucuruí gerou aproximadamente 4.000 MW e hoje gera o dobro aproximadamente 8.000 MW sendo a maior hidrelétrica brasileira. Ela fornece energia residencial e industrial para três estados Pará, Maranhão, Tocantins e complementa a demanda para todo o Brasil pois o sistema é interligado. Assim temos milhões de pessoas e milhares de indústrias usufruindo de Tucuruí, argumentar que a indústria de alumínio vai consumir os 15 mil MW de Tucurui e Belo Monte, só sendo artistas globais.

O mais importante, é que toda essa demanda de " energia limpa" fornecida por Tucuruí era antes suprida por " energia altamente poluente com óleo diesel ". Vários municípios da Amazônia continuam com termo-diesel "energia suja e altamente poluente" e os ambientalista não dão um pio!!! porque ?????

VAMOS PARA O LADO RUIM:
Na construção da usina de Tucuruí devido à uns políticos safados, cometeram um grande crime ecológico. A firma contratada para retirar a madeira à montante da barragem, só retirou 5% do previsto. Além de se perder madeira de lei ainda tornaram a água imprópria para consumo e para a sobrevivência dos peixes. Infelizmente até hoje eles estão usufruindo do lucro que tiveram. Este é mais um assunto bom para ser discutido.

MAS... A natureza se recompõe e hoje.... a produção de peixe no lago de Tucuruí que era de 300 toneladas por ano antes da barragem, passou para 3.000 toneladas. Uau!!! Cadê os artistas pescadores globais que afirmaram que barragem acaba com os peixes???

Nenhum comentário:

Postar um comentário