Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Plebiscito: Responsabilidade do eleitor é ressaltada pelo presidente do TRE

"Assim como nas eleições gerais, o voto no plebiscito também é obrigatório". O apelo que vem sendo repetido quase como um mantra pela Justiça Eleitoral e nas campanhas plebiscitárias na rádio e na televisão nas últimas semanas não vem sem razão. Além de ser um pleito inédito e fora de época, o plebiscito sobre a divisão do Pará vai ocorrer logo após o feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, transcorrido ontem. A prefeitura de Belém facultou o expediente para hoje, mas o funcionalismo público estadual não foi liberado. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Nunes, disse que prefere ainda não falar em aumento no número de abstenções. "Não vou falar em preocupação com abstenção, mas na responsabilidade do eleitor de se manifestar nesta importante discussão. Não estamos falando da escolha de um governador ou prefeito, cuja gestão muda daqui a quatro anos, mas de uma decisão muito importante que pode interferir de forma decisiva no futuro de todos", afirmou.

Ele ressalta que assim como em uma eleição convencional o voto é obrigatório e pode gerar pendências e multas ao eleitor que não comparecer às urnas. Para votar, é necessário apresentar qualquer dos seguintes documentos: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente; carteira de reservista; carteira de trabalho; carteira Nacional de Habilitação. Por ordem de sorteio ficou definido que a primeira pergunta que aparecerá para o eleitor será: "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?". A segunda pergunta será sobre Carajás: "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?". Se a resposta for Sim, o eleitor deve escolher o número 77. Já o eleitor que for contra a divisão do Estado deverá optar pelo número 55.

Telefone - O TRE também disponibiliza até domingo o serviço Disque-Eleitor, destinado a fornecer informações ao eleitor. O serviço estará disponível das 8 às 18 horas pelo telefone 3276-3419.

Nenhum comentário:

Postar um comentário