Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

São Francisco, "clube eleito do meu coração"

O São Francisco dos anos 70: Guajará, Edmar, Darinta, Arinos, Maromba e Cuca (em pé); Odilson, Cabecinha, Da Silva, Jeremias e Navarrinho (agachados). O Leão está de volta ao Parazão, após a vitória sobre o Bragantino por 1 a 0.

O jornalista e meu sobrinho, Paulo Sérgio Bemerguy, conta, em seu blog ´Espaço Aberto`, a sua paixão pelo leão Azul Santareno, assim:

"Olhem só.
O pessoal da editoria de Esporte aqui do Espaço Aberto aprendeu a gostar de futebol, no início de década de 70, assistindo em Santarém ao São Francisco Futebol Clube jogar, torcendo por ele, acompanhando-lhe os jogos - absolutamente todos, de manhã, de tarde e de noite, a hora em que fosse.
O palco dos jogos era o estádio Elinaldo Barbosa dos Santos, na avenida São Sebastião, hoje tomado pelo matagal.
O time era quase imbatível.
Sua escalação, que o pessoal aqui da redação sabe de cor e salteado: Xabregas (posteriormente seria o Edmar), Guajárá, Helvécio, Maromba e Cuca (que depois viria para o Remo); Antônio Carlos (o Pão Doce) e Da Silva; Carlitinho, Cabecinha (que também jogou no Remo), Jeremias (idem) e Navarrinho.
Vários deles aparecem nessa foto aí em cima, pinçada do Blog do Jeso.
Eram tempos em que o repórter aqui da redação era tão apaixonado pelo São Francisco que, nas semanas de Rai x Fran, o clássico local, asssitia até aos treinos do Leão, levado pelas mãos do seu Osmar (o saudoso Osmar Loureiro Simões, o eterno mocorongo, um dos maiores radialistas de Santarém e do Pará).
Os treinos era num campo que tinha um areal danado, ali pelas bandas onde viria a ser construído o Iate Clube de Santarém.
Mas a academia que era o São Francisco jogava de tal forma, tão à vontade, tão afinado como se estivesse jogando naquilo que os coleguinhas costumam chamar de tapete verde.
O Leão foi tricampeão santareno.
E o repórter daqui teve direito a uma faixa, providenciada generosamente pelo presidente do clube, o empresário Francisco Coimbra Lobato, o seu Chico, que mora no coração de todos nós.
Por que essas evocações?
Por que essas lembranças?
Por que essas rememórias?
Porque o Leão voltou.
O Leão renasceu.
O São Francisco está novamente na elite do futebol paraense.
Vai disputar o Parazão deste ano, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, no último sábado, em Bragança.
Só era preciso um empate.
Mas o Leão ganhou.
E enche de alegria, enche de satisfação o pessoal daqui.

São Francisco valente de guerra
Clube eleito do meu coração.
Porque teu destemor não se encerra
Nos estádios te chamam Leão.

São esses os primeiros do Hino do Leão.
O autor é Emir Bemerguy, que expressa, logo aí, o espírito guerreiro do time que está no Parazão.
Bem-vindo, Leão.
====
Deste blog:
Paulo, sabes que nós aqui do ´O Mocorongo` somos, também, apaixonados pelo São Francisco, daí, a nossa alegria de vê-lo, novamente, incluido na elite do futebol paraense. Almejamos que os seus atuais dirigentes evitem novos desgastes da imagem do glorioso Leão Azul Santareno que, por conta da irresponsabilidade de quem o presidia em passado não muito distante, perdeu sua sede social, patrimônio valioso levado à leilão e, hoje, no local, funciona uma Igreja Evangélica.

3 comentários:

  1. Caro Paulo,
    A foto postada me encheu de saudade! Vi esse time jogar. Depois de quase 35 anos fora, estou me programando para visitar Santarém em 2012 e, quem sabe, assistir uma partida do Leão.
    Abraço,
    Darlyson Feitosa - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  2. Caro Ercio,
    Comentei a foto do São Francisco! Que timaço! Recordo de um RAI-FRAN no início dos anos 1970, com Garrincha jogando o 1o. tempo pelo São Raimundo e o 2o. tempo pelo São Francisco. Eu, garoto, estava ao seu lado, com você entrevistando o Garrincha após o jogo. O Leão venceu naquela noite! Você ainda se recorda disso?
    Darlyson Feitosa - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  3. Darlyson, é um prazer tê-lo como leitor. Clicando na categoria ´Santarém do Passado`ao lado direito da página principal deste blog, você encontrará a foto da entrevista que fiz com o Garrincha no jogo a que você se refere. Forte abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir