Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Senadora Marinor Marinor convoca eleitores do Pará a votarem contra a divisão do estado

Da Agência Senado:

A senadora Marinor Brito (PSOL-PA), em discurso nesta quinta-feira (8), convocou os eleitores do Pará a votarem contra a divisão do estado no plebiscito que ocorrerá neste fim de semana. Os eleitores devem se manifestar sobre a divisão do território do segundo maior estado do Brasil, criando mais dois estados: Tapajós e Carajás.

Marinor Brito afirmou que, enquanto permanecer "o modelo perverso e destrutivo" em vigor no estado - que é rico, mas cuja riqueza não é revertida em prol do povo, obrigado a conviver com altos índices de violência, pobreza e desmatamento, entre outros - não adiantam iniciativas como a divisão territorial.

O Pará é o quarto estado mais violento do país, disse a senadora: ocupa o segundo lugar em índices de violência e em violência doméstica e sexual contra mulheres; é o campeão nacional em violência no campo, em desmatamento e em trabalho escravo, e tem mais de um milhão de pessoas vivendo com R$ 70 por mês.

Em contrapartida, é um dos estados onde o Produto Interno Bruto (PIB) mais cresce, por causa de atividades como a mineração, o agronegócio e o próprio desmatamento, que, segundo a senadora, está destruindo a floresta, expulsando populações tradicionais e "empobrecendo o povo para o enriquecimento de poucos". - Criar dois novos estados sem mudar o modelo de desenvolvimento só irá agravar o quadro de violência que caracteriza o Pará - argumentou.

Além disso, dividir o Pará é ineficiente e oneroso, em sua opinião. De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mencionados por Marinor, o peso da administração pública em Tapajós seria de 52% do PIB, e o de Carajás seria de 26%, muito superior à média de outros estados brasileiros, de 12,5%. - Viva o Pará, viva o povo paraense, não à divisão. Vamos à luta, não adianta se esconder atrás de mentiras, de farsas. É necessário o povo unido, e o nosso território unido, rico como é. Com a luta do nosso povo, teremos um futuro digno e melhor - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário