Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sesma descarta “apagão médico”

O "apagão médico" no Natal e Ano-Novo em Belém não está mais sob risco iminente. Ontem, a secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, afirmou que está fechada em 100% a escala de plantão de médicos para o Natal, mas ainda há uma lacuna de 20% a ser preenchida para o Ano-Novo. São 120 profissionais, entre médicos da Sesma e de chamamento externo, para atender nos dias 24 e 25 de dezembro na urgência e emergência, isto é, média e alta complexidades, que envolvem os prontos-socorros do Guamá e do Umarizal. Para os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2012 a grade ainda não está fechada, e deverá ter o mesmo quantitativo do Natal. No hospital de Mosqueiro serão 20 médicos para cumprir o plantão nos dias 24 e 25. Para cada plantão de fim de ano, que dura 12 horas, cada médico receberá R$ 1.620.

A titular da Sesma garante que o atendimento à população será garantido levando-se em conta que será cumprida a mesma escala de médicos do ano passado. "Dá para garantir o atendimento e queremos tranquilizar a população, porque não houve redução na escala extra de fim de ano. Ruim seria se isso ocorresse. Ela está praticamente completa. Além disso, reforçamos a retraguarda fortalendo a equipe do Departamento de Regulação. Fizemos reunião com os hospitais da rede conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde), montamos estratégia administrativa para os encaminhamentos, estaremos com 12 ambulâncias funcionando, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Vamos estar com equipe administrativa em pontos estratégicos para garantir o serviço", afirma.

Para garantir o atendimento à população e o pagamento dos médicos que vão fazer o plantão na virada do Natal e Ano-Novo, a secretária afirma que eles vão assinar um termo de compromisso com a Sesma e, no ato da assinatura, receber a nota de empenho e a ordem de crédito bancário. "O compromisso da secretaria é pegar essa ordem de crédito no primeiro dia de expediente bancário e depositar no banco dando segurança para quem presta o serviço, credibilidade ao gestor e garantia de atendimneto à população".

O chamamento externo para contratação de médicos continua para os demais dias do ano. A contratação começou somente após o dia 24 de novembro, quando terminou o contrato da Sesma com a Cooperativa dos Profissionais da Saúde da Amazônia (Amazomcoop), que disponibilizava de 350 médicos que atuavam na rede pública de urgência e emergência da região metropolitana de Belém. Desses, 170 terão seus contratos, que foram prorrogados por força de decisão judicial, encerrados no dia 24 de dezembro, às 7h. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário