Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dez dicas para a hora de comprar seu apartamento

Dez dicas para a hora de comprar seu apartamento

Na hora de comprar o imóvel muitas dúvidas pairam sobre os consumidores. Leia a seguir os principais pontos a ter em conta na hora de comprar um apartamento.

Visite o imóvel em diferentes horários.
O objetivo é verificar, em pelo menos três horas diferentes do dia, se bate sol, se ele é bem ventilado e iluminado, se há muito barulho na rua e como é o trânsito local.

Converse com os vizinhos.
Mesmo que já conheça bem a cidade onde vai morar, a conversa com os vizinhos é fundamental para conhecer o dia-a-dia do bairro.

Pergunte sobre a infra-estrutura básica como a variedade de serviços, meios de transportes, segurança e facilidade de estacionamento. Mesmo que o apartamento tenha garagem, esse último item pode pesar se você recebe visitas ou hóspedes com alguma frequência.

Não esqueça de investigar sobre a vida noturna. Se o que você procura é sossego, morar ao lado de uma escola infantil ou de um bar movimentado pode se tornar um pesadelo.

Informe-se sobre a construtora
Se for comprar o apartamento na planta, procure entre amigos e conhecidos referências sobre outros empreendimentos da construtora. A empresa cumpre tudo o que foi prometido em folhetos publicitários? Materiais usados, metragens e acabamentos correspondem ao que foi prometido? As construtoras tendem a repetir erros e acertos em suas obras.

Se for comprar um apartamento pronto ou usado convém verificar as marcas dos materiais e equipamentos. Também convém checar a qualidade dos elevadores, pisos e metais, por exemplo.

Documentação
Confira toda a documentação do vendedor, do mediador e, principalmente, do imóvel. Leia o contrato com atenção. Na dúvida, procure sempre um advogado especializado.

Consulte o PROCON
Não custa nada consultar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas ou o Banco de Dados do PROCON para buscar por reclamações de construtoras, incorporadoras e imobiliárias.

Analise bem o espaço
Antes de fechar negócio, avalie com calma se o imóvel atende às necessidades da sua família.
Além de espaços individuais, como quarto e banheiros, o espaço de circulação também é importante. Pense nas tarefas rotineiras que terá que desenvolver nos espaços de convivência comum.

Água e Energia
Contabilize circuitos elétricos. Quanto mais circuitos, mais fácil é aproveitar o espaço sem ter problemas com a instalação de equipamentos. Chuveiros, máquinas de lavar roupa, e secadoras devem ter disjuntores exclusivos.
Cheque também o número de tomadas. Se insuficientes, você pode ter que fazer obras para amplia-las posteriormente. O ideal é que cada ambiente tenha, pelo menos, cinco tomadas.
Teste as descargas e veja se a água flui com boa pressão.

Acabamento
Confira se o apartamento tem bom isolamento acústico e se as paredes estão retas. A massa deve estar bem nivelada, caso contrário, o conserto deve ser feito antes de fechar o contrato ou pagar as chaves.

Custos
Tente descobrir ou estimar o valor do condomínio. Caso seja um apartamento antigo, converse com o síndico para ter ideia da frequência da cobrança de taxas extras. Caso o prédio já esteja fora da garantia, as obras passam a ser rateadas entre os moradores.

Lazer
Antes de optar por um condomínio com muitas opções na área de lazer, tenha a certeza de que vai utilizar tudo, ou pelo menos boa parte. O valor do condomínio desse tipo de empreendimento costuma ser mais alto e é preciso certo jogo de cintura para dividir o espaço com muitos moradores. (Fonte: DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário