Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Morre o advogado Castagna Maia

No sábado (14), faleceu , em Brasília, o advogado Castagna Maia. Era o timoneiro de um dos mais respeitados escritórios de advocacia de Brasília, com mais de dez anos de experiência nas áreas de seguros, previdência complementar, direito público, direito do trabalho e acompanhamento de ações em tribunais superiores.
Também foi editor de um blog dos melhores.
Em outubro de 2009, revelou em uma postagem - Licença para uma questão pessoal - que estava com câncer.
"Há algumas semanas vinha sentindo aquela dor. Comecei a ter dificuldade para engolir. Finalmente, fui ao médico e foi solicitada endoscopia. Estou com um tumor de 1,5 cm no finalzinho do esôfago e começo do estômago. Daí vinha a dor ao engolir e que vinha se tornando cada vez pior, ao ponto da perda de peso. Foi ocasionado pelo ácido clorídrico do estômago que, por alguma falha, invadia e irritava o esôfago, fazendo lesões constantes que levaram ao surgimento do tumor. Há algumas semanas vinha sentindo aquela dor. Comecei a ter dificuldade para engolir. Finalmente, fui ao médico e foi solicitada endoscopia. Estou com um tumor de 1,5 cm no finalzinho do esôfago e começo do estômago. Daí vinha a dor ao engolir e que vinha se tornando cada vez pior, ao ponto da perda de peso. Foi ocasionado pelo ácido clorídrico do estômago que, por alguma falha, invadia e irritava o esôfago, fazendo lesões constantes que levaram ao surgimento do tumor", escreveu Castagna.
Em Belém, o advogado fez grandes amizades e travou relações fraternas, entre outras com a jornalista Vera Paoloni, que foi a Brasília especialmente para estar com Castagna em seus últimos momentos. Na foto, o advogado aparece na Estação das Docas, em novembro de 2010, ao lado de sua filha Carol.
Foi Castagna Maia quem propôs ação que tramita na 8ª Vara da Justiça do Trabalho, postulando, dentre outros itens, relevantes a isonomia de tratamento concedida pelo patrocinador Banco da Amazônia para assegurar direitos aos assistidos pela Capaf.
As condolências do blog a todos os seus familiares.
===
Sobre este triste acontecimento, o jornalista Francisco Sidou, escreveu:

"Morre um paladino

De Brasília, pela colega jornalista Vera Paoloni, recebo uma notícia que não gostaria de receber nem de dar: morreu às 9h30 de hoje , sábado (14, o brilhante advogado dr. Castagna Maia, com apenas 47 anos de idade e uma vida fecunda e de grandes vitórias como operador do direiro, sempre defendendo os trabalhadores , os mais fracos e oprimidos, as viúvas e os órfãos. Sua maior clientela era composta de aposentados e pensionistas assistidos pelos Fundos de Pensão. Era seguramente uma das maiores - senão a maior - autoridades em direito trabalhista/previdenciário do Brasil. Os aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia muito lhe devem, pois foi dele a defesa brilhante e a sólida argumentação jurídica que instruiu a vitoriosa ação promovida pela AABA e AEBA, que resultou na sentença da juíza da 8ª Vara do TRT-PA, que garantiu a a isonomia de tratamento e a sobrevida de cerca de 4 mil aposentados e pensionistas da CAPAF, ameaçados de ficarem ao relento pelos arautos das soluções de força, a serviço dos poderosos de plantão.

A sentença de mérito obriga o Banco da Amazônia, como patrocinador da CAPAF, a continuar pagando os benefícios de seus aposentados e pensionistas, mesmo diante da intervenção na CAPAF ou de sua indesejada liquidação.

Os emissários do medo queriam obrigar os aposentados e pensionistas a assinarem um novo plano, renunciando a direitos adquiridos. A argumentação jurídica do Dr. Maia barrou-lhes essa pretensão perversa ao ter reconhecida pela Justiça a natureza trabalhista da relação do BASA/CAPAF com seus aposentados e pensionistas, garantindo-lhes o direito à sobrevivência diante de um cenário de opressão e terror explícito, espalhados pelos áulicos a serviço do direito da força, que se vergou diante da força do direito, esgrimida pelo bravo comba tente do bom combate Castagna Maia.

Ele vai fazer muita falta a todos nós. Para se ter idéia de sua grandeza também como humanista e poeta, transcrevo, a seguir, uma das duas últimas postagens de seu muito lido Blog, um dos primeiros de um escritório de advocacia no Brasil.

HEI DE VENCER!
Apolinário de Sousa

Hei de vencer! A vida é uma jornada
Onde o enfraquecer é covardia,
Hei de vencer! Eu sinto nesta estrada,
Invencível vontade que me guia

A toda essa caudal encapelada
Hei de opor uma heróica rebeldia,
Porque trago minh’alma encouraçada
Para vencer, galharda, esta porfia

Hei de vencer! Quem vive de ideais
Não retrocede às bruscas investidas
Das intempéries cegas e brutais

Apoio-me nesta ânsia de querer
E se a vida tivesse muitas vidas,
Eu haveria, em todas, de vencer !

___________________________

Infelizmente para os amigos e admiradores de seu talento e mente brilhante, Maia , mesmo sendo bravo até a última batalha, acabou vencido pelo Câncer, que tantas vidas produtivas e úteis tem tirado de nosso convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário