Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O hinário do santareno Vicente Fonseca

A Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Pará, que completa 30 anos e realizou aula inaugural ontem (13) com palestra do juiz paranaense Roberto Portugal Bacellar, presidente da Escola Nacional da Magistratura, que teve como um de seus fundadores o Desembargador Almir de Lima Pereira, ex-Presidente do TJE-PA. Almir de Lima Pereira é autor da letra da “Canção da Escola da Magistratura”, cuja música é de autoria do Desembargador Federal do Trabalho Vicente Malheiros da Fonseca, composta em 1998 e oficializada como hino da Escola Judicial do TRT da 8ª Região (Resolução 266/2009).

Vicente Fonseca também compôs o “Hino da Justiça Eleitoral” e o “Hino do Tribunal de Justiça do Estado do Pará”, ambos oficializados, elaborados a pedido da Desembargadora Albanira Lobato Bemerguy, quando presidente daquelas instituições.

O compositor santareno é autor ainda dos Hinos do Tribunal de Justiça dos Estados do Amapá e de Rondônia, como também do Hino da Justiça do Trabalho, todos oficializados, e dos Hinos da FABEL (Faculdade de Belém), da ESAMAZ – Escola Superior da Amazônia (letra de Célio Simões), da Academia de Letras e Artes de Santarém, da Academia Paraense de Música, do Ministério Público do Trabalho, Oração do Defensor (letra de Paraguassú Éleres), Hino ao Centenário do Theatro da Paz (letra de Emir Bemerguy), dedicado ao maestro Waldemar Henrique em 1977. Recentemente compôs o “Hino da UEPA” (Universidade do Estado do Pará), pedido da Reitora Marília Brasil Xavier.

O hinário de Vicente Fonseca registra cerca de 50 hinos, com destaque para as homenagens a diversas instituições jurídicas. O filho do maestro Isoca está empenhado na elaboração de arranjos orquestrais de músicas sacras de autoria de seu pai, que deverão ser executadas em Belém e em Santarém pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em comemoração ao centenário de nascimento de Wilson Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário