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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reféns de um trânsito sem lei

A partir das 20h já não é possível enxergar agentes de trânsito pelas ruas da cidade e Belém se transforma em uma terra sem lei. Bastam alguns minutos em qualquer esquina da capital para registrar os inúmeros flagrantes de desrespeito ao Código de Trânsito Brasieiro (CTB). Avanço de sinal, excesso de velocidade e estacionamento em local proibido, principalmente em frente de garagens, são as principais infrações, segundo a Companhia de Transportes de Belém (CTbel), além dos "pegas", som alto e a exibição das ilegais luzes de Xenon. Os locais considerados críticos pela CTbel e pelo Detran-PA são a Doca, a avenida João Paulo II, a rua Bernal do Couto, a avenida Almirante Barroso e as proximidades do parque de exposições do Entroncamento em dias de eventos.

Na Doca, no lado oposto do shopping Boulevard, é comum ver o semáforo e a faixa de pedestres serem ignorados. Mesmo no sinal vermelho, os motoristas abusam da velocidade e não param, ou, param sobre a faixa, dificultando a travessia de pedestres. Outro incomodo é sentido pelos ciclistas, já que a ciclofaixa ao longo da via é comumente transformada em estacionamento.

Na interseção com a rua Bernal do Couto, há um estacionamento improvisado no meio da pista, em cima da faixa divisória de pista. Tudo devidamente "administrado", mas por flanelinhas. Os bares próximos, que disputam lugar nas calçadas, agravam o problema, na medida em que o relógio passa e os condutores passam a beber mais.
Não só da Doca, mas em várias bairros, encontrar pessoas bebendo e com chaves de carros ou motos penduradas na calça é muito fácil. Muitos, inclusive, reconhecem que costumam beber e dirigir. O difícil é encontrar quem reconheça e admita.

O taxista Marcos Marcelino, 37 anos, trabalha na interseção da Doca com a rua Bernal do Couto à noite e afirma que já viu todo tipo de barbaridades, e também muitos acidentes. "O pessoal sempre anda por aqui correndo, estacionando nas ciclofaixas, fazendo esse estacionamento totalmente irregular no meio da rua. Todo mundo avança sinal, não respeita faixa de pedestres e quando bate a madrugada começam os rachas. É preciso mais fiscalização e pressão nesse horário da noite", relatou.

O coordenador de Operações de Trânsito da Ctbel, Isaías Reis, reconhece que à noite a fiscalização é mais branda, já que o número de veículos diminui a partir das 20h. A partir das 22h, alguns radares fotossensores são desligados e cabe aos motoristas avaliar se devem ou não avançar o sinal para fugir de possíveis assaltos. "Estamos inclusive revendo nossa sinalização de estacionamento, agora especificando em quais horários é permitido estacionar à noite. Claro que com a fiscalização reduzida, muitos condutores abusam dos estacionamentos proibidos, principalmente perto de bares e restaurantes. E o consumo de bebidas alcoólicas nos preocupa muito, pois potencializa esses comportamentos. Porém, esta fiscalização cabe ao Estado", comentou.

O coordenador de Operações do Detran-PA, Rodolfo Ferreira, explica que o trabalho do órgão é relacionado à fiscalização de documentos do condutor e do veículo, testes do bafômetro (alcoolemia), uso de equipamentos de segurança (para carro e moto) e condições dos veículos. "Fazemos, diariamente, cinco barreiras à noite e outras ao longo do dia, todos os dias. Em algumas fazemos um trabalho conjunto com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, centro de Perícias Científicas Renato Chaves, CTbel, Guarda Municipal de Belém e outros órgãos municipais. Durante o Carnaval, feriados prolongados, férias e outras épocas festivas reforçamos o trabalho. Se virmos alguma irregularidade, fazemos o auto de infração na hora e se for preciso até removemos o veículo", comentou.
Números da imprudência - clique aqui > Reféns de um trânsito sem lei

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