Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dilma: a razão e a emoção (por Carlos Brickmann)

Ela está longe de ser uma senhora de modos suaves: é agressiva, trata mal os subordinados, é chegada a gritar com eles. Seu humor é inconstante: o mais que se sabe de suas atitudes é que está irritada, descontente, intratável.

Entre os auxiliares que escolheu havia alguns que não eram capazes de nada, e outros capazes de tudo; entre o caso Erenice e hoje, foi obrigada a demitir um monte deles, muito mais pela capacidade do que pela incapacidade que demonstraram.

E, no entanto, a popularidade da presidente Dilma Rousseff continua em alta. Pega bem, no eleitorado, o jeito ríspido de tratar os subalternos (como dizia Samuel Wainer ao presidente Getúlio Vargas, em seus jornais ele atacaria o Governo, os auxiliares, jamais o chefe do Governo).

A irritação da presidente contribui para identificá-la com o eleitor, também irritado com as coisas que acontecem. E, embora ela tenha escolhido seus ministros, embora os conhecesse de longa data do Governo anterior, ao demiti-los passa imagem de que está limpando o Governo. Como Jânio Quadros fez há cinquenta anos, passa a vassoura na sujeira.

Talvez o grande erro da oposição, cada vez mais magra, esteja na incapacidade de enxergar não apenas os fatos, mas a imagem que os fatos passam. O voto é mais emocional que racional.

Sarney foi popularíssimo durante o Plano Cruzado, elegeu todos os governadores, menos um, e isso porque combateu os tubarões, falou mal da carestia e pôs só nos empresários a culpa pela alta de preços. Não é mau nem bom: é assim.

A oposição aprende ou cada pesquisa a surpreenderá.

Um comentário:

  1. Lamentavelmente seu Blog transformou-se numa sucursal da VEJA. Que horror!!!

    ResponderExcluir