Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Queda dos juros diminui rendimento da poupança

A decisão tomada nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de cortar a Selic em 0,5 ponto porcentual, para 8,5% ao ano, aciona o uso da nova fórmula de remuneração da poupança. A partir de agora, o investimento mais popular do País, e que abrange a população de mais baixa renda, passa a ser remunerado por uma taxa equivalente a 70% do juro básico, mais a variação da Taxa Referencial (TR), que é calculada diariamente pelo Banco Central.

Atualmente, a Medida Provisória (MP) que muda o rendimento da poupança está em análise no Congresso e já recebeu mais de 20 emendas parlamentares, a maior parte delas tentando excluir os depósitos de baixo valor do novo formato de rendimento. Até agora, a caderneta remunerava o poupador em 0,5% ao mês, mais TR.

O propósito do governo ao alterar a fórmula de rendimento da poupança foi eliminar um empecilho importante para a queda das taxas de juros no Brasil. O assunto foi discutido por diversas vezes, em diferentes governos, mas a alteração nunca tinha sido colocada em prática, apesar de haver um consenso de sua necessidade. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário