Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de junho de 2017

O perfume cheiroso de São João

Se dá certo ou não, não nos cabe julgar. O fato é que o tradicional banho de cheiro de São João é um dos poucos costumes populares que ainda conseguem sobreviver à modernidade  e ao crescimento acelerado do Estado. Amanhã, 24, milhares de paraenses relembrarão o ato de São João Batista ao batizar Jesus no rio Jordão, se lavando com o banho cheiroso que promete felicidade, sorte, sucesso e até amor, para quem ainda não teve as graças atendidas por Santo Antônio.

O perfume cheiroso de São João (Foto: Alex Ribeiro)
Amanhã é dia de misturar ervas, cipós, raízes e tomar aquele banho de cheiro, que promete sorte, sucesso e até amor.
Pataqueira, priprioca, manjericão, trevo de São João, Chega-te-a-mim, Catinga de mulata... Quem passa pelo Ver-o-Peso é convidado pelo perfume do lugar a descobrir os mistérios guardados nas cerca de 80 barraquinhas tradicionais. As ervas, cipós, raízes e cascas exalam um cheiro forte cuja utilidade é logo explicada pelos vendedores que se esforçam para atrair os clientes.

Penduradas nas barraquinhas, expostas nos balcões, as garrafadas, de todos os tamanhos, oferecem soluções para quase todos os males e mazelas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário