Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Turismo: Com águas cristalinas, Alter do Chão, no Pará, é o Caribe da Amazônia


Melhor época pra ir à Alter do Chão é setembro (Foto: Tamara Sará/ Agência Pará) 
Alter do Chão é o maior opolo turístico da cidade de Santarém (Foto: Tamara Sará/ Agência Pará)
O lugar é lindo e encanta brasileiros e estrangeiros. Alter do Chão, no oeste do Pará, é a primeira entre os dez lugares com as praias mais bonitas do Brasil, segundo o jornal inglês The Guardian. O jornal também aponta o lugar como o mais bonito do mundo com praias de águas doces. Perfeita para relaxar, a natureza foi bem generosa com a vila de pescadores, que pertence à cidade de Santarém. O cenário é paradisíaco e guarda uma beleza única, já que suas praias são às margens do rio Tapajós.

De clima equatorial, quente e úmido, Alter do Chão é uma aldeia de pescadores com praias de areia fina e águas claras, e é o principal ponto turístico de Santarém. Em tempos de férias o ‘Caribe da Amazônia’, como também é conhecida, não pode faltar no roteiro de brasileiros e estrangeiros.

Alter do Chão é o lugar ideal para aproveitar o ‘verão amazônico’, que acontece entre os meses de agosto a dezembro. O mês de setembro é a melhor época para visitar a localidade, é quando o volume de água diminui e formam bancos de areia e praias, que ficam mais visível devido a vazante do rio Tapajós. A temperatura em setembro também fica mais amena.

Atrações variadas - Chegando na vila, os turistas podem fazer caminhadas ecológicas e visitar áreas onde avistam com tranquilamente os botos, espécie de golfinho de água doce. Alter do Chão tem boa infraestrutura turística, formada com boas pousadas e hotéis, postos de saúde, restaurantes, praias com barracas de comidas típicas e agências de turismo. A produção artística local também pode ser encontrado em lojas de artesanato, e em Alter do Chão está localizado o Centro de Preservação da Arte e Cultura Indígena, que é conhecido mundialmente como referência do legado dos povos da Amazônia.

No lugar também é possível fazer passeios de barcos e lanchas para os lagos e a Floresta Nacional do Tapajós. Um proposta interessante para o turista é ir até o Lago Verde ou ‘Mata Encantada’. De águas quentes e límpidas, no seu entorno existem praias de areia fina e branca e, assim como Alter do Chão, o lago é um exemplo de preservação ambiental.

História - Alter do Chão foi fundada no dia 06 de março de 1626, pelo português Pedro Teixeira. É a antiga aldeia dos Borari, que com a chegada dos jesuítas recebeu o nome de Missão de Nossa Senhora da Purificação. Como foi se desenvolvendo rapidamente, foi elevada à vila e em seis de março de 1758, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebeu o nome de Alter do Chão. O nome é de origem portuguesa.
Com a beleza e o crescimento da vila, o lugar ao longo dos anos foi ganhando estrutura e encantando os visitantes e nativos. Hoje Alter do Chão é um dos lugares mais visitados do Pará.

Lago Verde - O passeio de canoa pelo lago verde, também conhecido como a ‘Floresta Encantada’ não pode falta no roteiro de passeio à Alter do Chão. Trata-se de mata de igapó que fica inundada durante seis meses por ano. O Lago Verde muda de cor durante o dia, de azul para verde. O passeio faz parte de um dos mais importantes roteiros de ecoturismo local e pode ser realizado entre os meses de fevereiro e julho.
O Lago Verde, também é conhecido como ‘Floresta Encantada’, é uma ótima opção de passeio em Alter do Chão. (Foto: Tamara Saré/ Agência Pará) 
O Lago Verde, também é conhecido como ‘Floresta Encantada’, é uma ótima opção de passeio em Alter do Chão. (Foto: Tamara Saré/ Agência Pará)
A praia Ilha do Amor é considerada o cartão-postal do lugar, e fica em frente à vila de Alter do Chão. (Foto: Tamara Saré/ Agência Pará) 
A praia Ilha do Amor é considerada o cartão-postal do lugar, e fica em frente à vila de Alter do Chão.
(Foto: Tamara Saré/ Agência Pará
Gastronomia - A especialidade em Alter do Chão são os peixes dos rios Tapajós e Amazonas, como Tucunaré, pirarucu, tambaqui e surubim. Todos são servidos na chapa, na manteiga, em forma de moqueca ou à escabeche. O lema na vila é peixe, de todas as formas e sabores.
 
Um evento que movimenta a vila durante o verão amazônico é a Piracaia - peixe assado na brasa, e servido com farinha de mandioca e pimenta. O evento acontece nas noites de lua cheia na praia do Cajueiro.  (No G1PA)

Um comentário:

  1. Realmente, Alter do Chão é tudo de bom. Belíssima praia, gastronomia maravilhosa, enfim, ali tudo é perfeito sem contar com o belo visual. Estive lá no sábado passado (28.07) e aproveitei para saborear aquele peixe. Alda

    ResponderExcluir