Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Botos fizeram sucesso no Sairé 2012

O público lotou o espaço dedicado à apresentação dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa
O Tucuxi, com 700 brincantes, defendeu o tema “O Imaginário Tapajó”. Tendo como foco central a lenda do boto, o Tucuxi realizou uma pesquisa profunda sobre o imaginário dos povos tapajônicos. Entre os termos desmistificados está o “Borari”, nome do povo indígena que habitava as margens do rio Tapajós, no lugar onde hoje se encontra a vila de Alter do Chão. Na versão apresentada pelo “Tucuxi”, Borari era o nome das flexas que eram envenenadas com o veneno de aranhas para matar o inimigo. Para apresentar o fato, a agremiação levou alegorias gigantes e belas fantasias de aranhas que surpreenderam o público.
Boto Tucuxi
Um dos destaques do Boto Tucuxi foi a “Rainha do Lago Verde” representada pela professora de dança Mayanne Belo pelo segundo ano. Nos dois últimos meses ela se preparou intensivamente para as duas horas de apresentação. A fantasia de protetora das águas pesa cerca de 20 quilos, mas “todo esforço vale a pena para apresentar um grande espetáculo e levar o título”, comentou. A cantora santarena Maria Lídia também foi um dos destaques do “Boto Tucuxi”. Ela comentou que foi uma grande honra entrar como cantadora da agremiação, pois o Sairé, explica, “é um grande tesouro da cultura popular amazônica”.

O Boto Cor de Rosa levou ao Lago dos Botos o tema “A vida e a fé do povo Borari” com 800 brincantes. O presidente da agremiação, Joel Coelho, comentou que o “Boto Cor de Rosa” levou à arena toda a riqueza da cultura popular do povo da região. O grande destaque da apresentação foi a reconstituição da parte religiosa da festa do Sairé, com todos os símbolos tradicionais da festividade.
Boto Cort de Rosa
A estudante de medicina veterinária Ingrid Maciel, 18 anos, que defendeu o “Cor de Rosa” como a Rainha do Artesanato, comentou que desde criança participa da festa do Sairé. “Por isso eu digo que me preparo para estar aqui desde que nasci”. Ela explica que para ser rainha é preciso dominar os ritmos populares, como carimbó, mas também tem que ter a prática de danças clássicas como o Balé. “É uma honra defender a cultura do meu povo” ressaltou.
Apuração:
Cinco jurados avaliaram 15 quesitos, entre eles, cantador, apresentador, raínha do artesanato, rainha do lago verde, boto homem, boto animal, ritual, letra das canções, pajé, sedução do boto, alegorias, carimbó e torcida. As notas foram lacradas e guardadas no quartel da Polícia Militar, de onde só sairão na tarde desta segunda-feira para a apuração, quando será conhecido o campeão do Sairé 2012.

O Sairé será encerrado hoje (17)  com a derrubada dos mastros e, depois, será realizado  o Baile dos Barraqueiros na praia de Alter do Chão, uma das mais belas praias do Brasil e também conhecida como o caribe amazônico.  (Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário