Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 9 de outubro de 2012

FHC: sociedade é relativamente tolerante com a corrupção

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na noite desta segunda-feira que a sociedade brasileira ainda é relativamente tolerante com a corrupção e citou o mensalão como exemplo. A declaração foi dada durante a I Jornada Ibmec Instituto Unibanco, no Museu Histórico Nacional, em que FHC proferiu palestra sobre educação.
- Se a população não fosse tolerante, não elegeria tantos políticos corruptos - disse o ex-presidente, interrompido por aplausos da plateia. - Por que todo mundo está olhando com uma certa surpresa quase uma coisa banal? O STF está julgando alguns acusados de corrupção. Não sei se é ou não (culpado). Mas, se for, tem que ir para a cadeia. Aqui, não há ninguém preso por corrupção. Se errou, tem que pagar. A pedra angular da democracia é a igualdade de todos perante a lei. Isso é difícilimo, porque aqui tem uns que estão acima da lei.

Mesmo sem associar o mensalão diretamente ao governo do PT, Fernando Henrique Cardoso disse que a corrupção tem crescido:

- Como o Brasil cresceu muito, a corrupção aumenta. Nunca houve tanto recurso disponível como hoje. Os recursos passam pelo setor público. Houve uma mudança da qualidade da corrupção. Ela passou a ser condição de governabilidade. É dramático. Deixou de ser um fato eventual, aqui ou ali, para ser uma negociação. Você nomeia para tal local, pois sabe que em tal local tem contratos. E quem está lá é obrigado a fazer contratos com pessoas que financiam campanhas.

Contudo, o ex-presidente, mostrou-se otimista em relação o combate à corrupção e exemplificou novamente com o julgamente do mensalão.

As instituições estão começando a funcionar. Não quero me referir ao mensalão por ser o mensalão. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público acusou, o tribunal está julgando: absolve um, condena outro. Como sou otimista, acho que vai melhorar. (O Globo)

2 comentários:

  1. Realmente, o FHC tem razão quando diz que a sociedade é tolerante com a corrupção. Se não o fosse, ele teria sido condenado pelo STJ (!!!!), ao com prar vergonhosamente a sua releição e esconder a roubalheira sob os olhos tolerantes da população sumindo com mais 40 CPIs.
    É muita cara de pau desse sujeito insuportável.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o anônimo. Êle comprou a sua reeleição. Devia estar sendo julgado, também.

    ResponderExcluir