Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Show pirotécnico ao final do círio sofre ajustes


Este ano, o espetáculo pirotécnico que faz parte da programação de encerramento do Círio de Nossa Senhora de Nazaré passou por algumas mudanças. Para atender à recomendação da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado (MPE) e evitar a morte de periquitos que vivem em uma Samaumeira, na Praça Santuário, em frente à Basílica, a Diretoria da Festa elaborou novo projeto, com mudanças já aprovadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado, que emitirá, ainda, laudo final. O espetáculo pirotécnico acontece durante 12 minutos no próximo domingo, 28, às 23h, na Praça Santuário, onde são esperadas cerca de 50 mil pessoas.
Segundo o promotor Nilson Gurjão, existia um processo no MPE, há dois anos, no qual uma pessoa denunciou a morte de centenas de periquitos, em 2009, logo depois que tiveram os fogos. 'Não proibimos o evento, mas precisamos que o meio ambiente seja preservado e adaptado às condições modernas. Tudo ocorreu quando, naquele ano, os fogos não foram autorizados por um general para que ocorresse, como era tradição, do pátio interno da 8ª Circunscrição do Serviço Militar, que fica ao lado da Basílica. Os fogos foram, então, preparados na Praça Santuário, mais próximo aos animais e centenas deles morreram', disse. Em 2010, os fogos voltaram a ocorrer da área militar, diminuiu a quantidade de mortes, mas ainda há periquitos que não resistem, principalmente, aos barulhos emitidos.

Flávio Américo, diretor de Eventos da Festa de Nazaré, confirmou que, em 2009, tiveram mortes dos animais e 'para evitar problemas atendemos à recomendação'. Américo garante que, mesmo com as mudanças, a Festa de Nazaré promete um verdadeiro espetáculo. 'São 12 minutos de muita beleza e luz. Mesmo que a bitola tenha diminuído o tamanho, contamos com 1,5 toneladas de fogos. Vale a pena a população prestigiar o que preparamos para a programação de encerramento do Círio', disse. (Fonte: Jornal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário