Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Uma excelente obra: SEMENTES DO SOL

 
 Ademar, o talentoso escritor obidense
Confesso que fiquei extremamente feliz com o presente que ganhei do meu dileto amigo ADEMAR AYRES DO AMARAL: um exemplar do seu livro "Sementes do Sol", lançado recentemente. É a terceira obra deste talentoso escritor obidense, que já escreveu “A Encomenda e o Deputado”, uma coletânea de contos que retratam a vida obidense e ribeirinha de forma magistral e com um toque cômico. - “Catalinas e Casarões” foi seu segundo livro, lançado em 2009. É um misto de memórias e romance. Memórias de Óbidos, onde ele nasceu, e de Santarém, onde passou parte de sua vida de estudante no Colégio Dom Amando.
No prefácio deste excelente novo livro de Ademar, Roberto de Carvalho de Faro, membro da Academia Paraense de Letras, diz:
"A Amazônia é isto: indecifrável, esmagadora, misteriosa. Essa percepção vem dos primeiros desbravadores e continua assim, desafiando inteligências de todas as épocas. De aparência pacífica, submissa, é indomável, vingativa, ao ser agredida. Poderá ser totalmente devastada, mas nunca escravizada, domesticada. Parece que não foi concebida para projetos faraônicos, ainda que suas dimensões descomunais e potencialidades infinitas possam conduzir a essa enganosa conclusão. Os malogros vários já provaram isso. (...) Este belo livro de Ademar Ayres do Amaral, ainda que em roupagem de ficção, aborda esses malogros, notadamente no capítulo da juta. Ao mesmo tempo em que é um bem urdido romance, é também um documentário histórico da saga dos imigrantes japoneses que, enfrentando adversiades de toda ordem, lograram um ciclo, ainda que efêmero, de prosperidade com a aclimatação da juta originária do Oriente.
Com a habilidade de um escritor seguro e bem informado, associado ao indisfarçável atavismo telúrico de sua origem ribeirinha, Ademar Amaral oferece ao leitor, não uma desbotada fotografia antiga, mas uma sequência viva e vibrante de instantâneos do exuberante Baixo Amazonas, onde, nas suas várzeas, tesos e cidades, seus múltiplos personagens de origem tão diversas revelam suas paixões, dando vida à trama de SEMENTES DO SOL".

Um comentário:

  1. Provavelmente fascinante assim como o segundo livro. Terei satisfação em ler logo que possível.
    Prof. Evandro J. Garcia

    ResponderExcluir