Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 31 de julho de 2012

CNJ aprova exigência de ficha limpa para servidores do Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (31) resolução que exigirá ficha limpa para contratação de funcionários comissionados, ocupantes de funções de confiança e terceirizados do Judiciário. Proposta em março, a resolução foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros do órgão de controle do Judiciário.

A nova regra irá barrar o ingresso de servidores não concursados que tenham sido condenados por crimes listados na Lei da Ficha Limpa, por decisão colegiada (em tribunas compostos por mais de um magistrado).

No caso de terceirizados, a nova regra da Justiça restringirá apenas o acesso de funcionários que irão ocupar cargos de chefia. Os demais quadros de prestadores de serviço ficam livres do filtro da ficha limpa. A barreira também não terá validade para os servidores concursados. Para o funcionalismo, serão mantidos os impedimentos previstos no respectivo regime jurídico dos servidores civis.

A determinação será aplicada à Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça estadual, Justiça Militar e tribunais de contas. A resolução foi inspirada nas restrições impostas aos políticos pela Ficha Limpa. A resolução do CNJ, que entra em vigor nos próximos dias, terá efeito sobre todos os tribunais do país, à exceção do Supremo Tribunal Federal (STF), que não se submete às decisões do órgão.
Na decisão, os conselheiros do CNJ concederam um prazo de 90 dias para que os tribunais identifiquem os funcionários ficha suja. Após o recadastramento, as Cortes terão 180 dias para exonerá-los de seus quadros.

"O CNJ está dando um grande passo na moralização do serviço público. O Judiciário é o primeiro poder a estabelecer, na sua integralidade, a proibição de que pessoas com ficha suja ocupem cargos de confiança. Faremos uma limitação muito importante", observou o conselheiro Bruno Dantas, relator da resolução.

Critérios - Segundo a ficha limpa do Judiciário, as indicações para funções de confiança e cargos em comissão ficam proibidas quando o candidato tiver sido condenado, pelo menos em segunda instância, por atos de improbidade administrativa e uma série de crimes, entre os quais aqueles contra a administração pública, os hediondos e os praticados por organizações criminosas.

Também ficam alijados de ocupar vagas comissionadas no Judiciário quem teve suas contas de cargos ou funções públicas “rejeitadas por irregularidade insanável”, tenha sido demitido de cargos públicos por justa causa ou tenha tido o registro profissional cassado. As vedações, no entanto, deixam de valer após cinco da extinção das penas.  (Estadão)

Leitorado: Beleza obidense

"Sr. Ercio, como sei que o senhor é um apreciador das coisas lindas da natureza, aí vai uma foto do por do sol mais bonito do Brasil, que é em Óbidos. Parabéns pelo seu blog. Sou sua leitora assídua. Abraço: Alda Simões."
Alda, muito obrigado pela remessa de tão bela foto e por ser leitora deste blog. Volte sempre!

Ex-ministro Thomaz Bastos deixa defesa de Cachoeira

O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos não fará mais a defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, anunciou nesta terça-feira (31)  o advogado Augusto Botelho, que integra a equipe de Thomaz Bastos. Segundo Botelho, todos os advogados da equipe do ex-ministro, como ele próprio – Botelho – e Dora Cavalcanti também deixarão o caso.

Ao G1, Thomaz Bastos se recusou a comentar o assunto. “Não estou falando sobre isso”, afirmou o ex-ministro. De acordo com Botelho, as explicações sobre a saída da equipe de Thomaz Bastos do caso serão dadas em um momento posterior. O advogado disse que o rompimento do contrato foi amigável e que já estava sendo discutido com a família. A defesa entrará com as renúncias necessárias.  (G1)

Parabéns, dona Carmita!

D
Dona Carmita, viúva do saudoso Laudelino Silva, completou neste mês de julho, 83 anos de idade. Na foto, recebe o carinho de suas filhas Rosangela e Vera e de seu filho Lau. À aniversariante, que atualmente mora em Brasília (DF) transmito os meus cumprimentos e votos de muita felicidade.

Santarenos plantam coqueiros em Recife

No blog (camposesilva.blogspot.com)do santareno Edson Campos, residente em Recife(PE):

Domingo 29/07/2012, tivemos a grata satisfação de receber no parque dos Coqueiros de Boa Viagem, nossa prima Vera Ilma Soares Pereira, seu noivo Vanderlei e seus amigos Nilce e Henrique. Verinha, com é conhecida, fez questão de posar com a bandeira de nossa querida Santarém.
Henrique, Nilce, Vanderlei, Verinha, Tana e Edson
Além de vir matar saudades dos primos Tana e Edson, como ambientalista ferrenha e ardorosa admiradora do parque dos Coqueiros, plantou também junto com os presidentes do Lions Cibernético Ambientalista, Tana e Edson, uma muda de coqueiro na praia de Boa Viagem com seus amigos Nilce e Henrique. 
Verinha, Nilce e Vanderlei

Olimpíadas 2012: Medalhas

Acompanhe o quadro de premiações. Clique aqui > medalhas







TJE do Pará recebe aeronaves

Em cerimônia na manhã de ontem (30/7), no Aeroporto de Brasília, a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, fez a entrega de 16 aeronaves de pequeno porte que serão usadas de forma compartilhada pelo Poder Judiciário e pelas Forças de Segurança Pública de 11 estados. Também participaram da solenidade os conselheiros do CNJ Jefferson Kravchychyn e Gilberto Valente Martins.

Os estados contemplados foram Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Tocantins. Foram escolhidos estes estados por causa da extensão territorial e  dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos magistrados nestes estados.

A ideia, conforme prevê o CNJ, é que as aeronaves, a maioria apreendida pela Justiça por envolvimento no tráfico de drogas, auxilie os juízes e desembargadores no deslocamento entre as comarcas, trazendo mais agilidade e eficiência à Justiça. Os gastos mensais com hangaragem, piloto, combustível e demais custos necessários à manutenção do avião serão repartidos pelos tribunais que utilizarão a aeronave.

A entrega dos aviões faz parte do programa Espaço Livre — Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ. Criado em fevereiro de 2011, o programa tem como objetivo remover dos aeroportos brasileiros as aeronaves sob custódia da Justiça que estão paradas e sob risco de perecimento.

Torcida do Flamengo organiza protestos para o reencontro com Ronaldinho

Se não bastasse o momento péssimo que vive, o Flamengo terá um reencontro nada agradável com Ronaldinho no sábado. Para piorar, o craque está em alta com o der Atlético-MG. Dois meses depois de deixar o Rubro-Negro de maneira conturbada e entrar na Justiça para cobrar R$ 40 milhões por quebra de contrato, o ex-camisa 10 jogará pela primeira vez contra e terá pela frente uma torcida magoada, que promete infernizar a sua passagem pelo Rio.

Chamada de ‘Operação Asfixia’, a série de protestos contra Ronaldinho promete ser intensa a partir do momento em que o jogador chegar à cidade. Membros de várias organizadas vão recepcionar o craque no aeroporto e farão plantão na porta do hotel. Levarão faixas de protesto e caixas de cerveja. Um grupo planeja contratar prostitutas para levar.

No jogo, os ataques vão continuar. Entre muitas das faixas estará uma com os dizeres “Ronaldinho, o Judas da nova era”. Também não está descartado que o Flamengo faça uma promoção de ingressos para levar mais público ao estádio.

A preocupação com a reação da torcida é grande. Assim como fez em 2011 em Porto Alegre, Ronaldinho deve aumentar o número de seguranças que o acompanharão. Já o Atlético-MG não pretende mudar o seu efetivo.

“É problema da polícia do Rio. Como em Belo Horizonte é da polícia mineira, que dá todas as condições de segurança aos clubes visitantes”, disse o clube, via assessoria de imprensa.

Diretor de 'Matrix' reaparece com o sexo mudado


Divulgação/ Reprodução
Após anos de rumores sobre a mudança de sexo de Larry Wachowski, diretor do filme Matrix, finalmente ele resolveu assumir a sua nova identidade. "Oi, eu sou Lana", disse Wachowski na estreia de um filme em Los Angeles na semana passada
De acordo com o NY Post, o diretor de 47 anos foi submetido à cirurgia de mudança de sexo, além de claro, ter mudado radicalmente o visual. 

Além da atuação no cinema, Wachowski ficou bastante conhecido como um cross-dresser (pessoa que gosta de vestir roupas do sexo oposto) que trocou a esposa, com quem estava casado há nove anos, por uma dominatrix (mulher sadomasoquista que pratica a dominação) dona de um sex shop.

Início do conteúdo Universitários de classe média são presos por sequestros relâmpagos

De dia, eram vistos como universitários estudiosos, faziam estágio em escritórios de grandes empresas e mantinham uma vida acima de qualquer suspeita. À noite, praticavam sequestros relâmpagos no Brooklin, na zona sul da capital paulista. Esse é o perfil de uma quadrilha que a polícia prendeu, acusada de praticar mais de 40 sequestros naquela região neste ano. 

Um dos suspeitos é funcionário de uma empresa de advocacia quase vizinha do 96.º Distrito Policial (Brooklin). Ao todo, estão detidos sete jovens, com idade entre 18 e 21 anos. Outros nove estão sendo procurados, com pedidos de prisão já decretados pela Justiça. Segundo o delegado titular do 96.º DP, Eduardo Camargo Lima, pelo menos quatro estão matriculados em universidades tradicionais da capital, em cursos como Administração de Empresas e Engenharia. Também tinham um padrão de vida de classe média. Na maioria dos casos, os pais pagavam a faculdade e alguns deles tinham carros novos.

"São moradores da zona sul. Um deles, de Santo Amaro, tinha a casa toda cercada por sistema de câmeras e os pais não acreditavam que o filho poderia estar envolvido em um crime", contou o delegado. Lima explicou que a investigação ganhou força em abril, com a prisão do estudante Bruno Rodrigues Guedes de Jesus, de 19 anos, que seria o chefe do bando e é apontado como coordenador de 19 sequestros relâmpagos no bairro desde janeiro. Jesus continua preso. Foi a partir dele que investigadores chegaram até Vitor Mendes de Lima, de 20 anos, Lucas Fernandes, de 18, Michael Douglas, de 19, Raphael Guilherme dos Santos, de 21, Temístocles de Souza Oliveira, de 21, e William Santos Goes, de 21. O grupo agia após as 18h, quando eles saíam do trabalho. O alvo preferido eram mulheres - segundo a polícia, teriam menos chances de reagir.

Assim que abordavam as vítimas, os criminosos usavam uma arma. Batiam no vidro e seguiam com a pessoa por ruas do bairro, enquanto outra parte da quadrilha, em outro carro, era responsável pelos saques e compras em shopping. Em uma das ocorrências, os criminosos gastaram R$ 7 mil em compras. Os itens escolhidos eram sempre roupas e tênis de grife. Houve casos em que a quadrilha gastou em uma hora R$ 600 em compras em um mercado da região. Na lista de produtos aparecem energéticos e uísques. "Quando não eram compras, eles usavam o dinheiro do saque para alugar casas de praia para fazer festas", comenta o delegado Lima. Depois de circular com as vítimas, a quadrilha as abandonava na Marginal do Pinheiros, próximo das Pontes do Morumbi e João Dias.

Mãe presa - Entre os detidos está uma mulher identificada como Fabiana, que seria mãe de um dos rapazes procurados. Segundo a polícia, ela teria recebido um Honda Fit do filho e continuado com o carro. O veículo era um carro clonado. Ela vai responder em liberdade. (Estadão)

Visita de Dilma a Londres custou R$ 1 milhão

A comitiva de oito autoridades que acompanhou Dilma a Londres na terça (24) para as Olimpíadas custou R$900,1 mil aos contribuintes, revela a ONG Contas Abertas. O governo dispensou a nova embaixada e preferiu o cinco estrelas The Ritz London Hotel, um dos mais caros da Europa.O escalão preparatório da viagem consumiu R$195,3 mil em outro hotel, fora os gastos com internet, celular e aluguel de escritórios.

Receita de pizza - (Por José Henrique Calazans)

Dissolva dois tabletes de hipocrisia
numa porção de promessas não cumpridas.
Acrescente uma xícara e meia
de descaso e oportunismo.
Tempere com caixa dois à gosto
e não esqueça de rechear bem os bolsos
com bastante dinheiro público.
Leve ao Congresso por tempo indeterminado
e você terá todo o sabor
do político tipicamente brasileiro.


José Henrique Calazans, carioca, 26 anos. Em 2009 lançou o livro de poemas Quem vai ler esta merda?, cuja 2ª edição será lançada este ano. Publicou em várias revistas e coletâneas, incluindo a antologia luso-brasileira Um rio de contos. Integra o Livro da Tribo desde 2008. É membro do grupo de poesia Farani 53.

Lula pede votos para o filho Lulinha

No domingo, 29, Lula entrou para valer na campanha a vereador do filho mais velho, Marcos Claudio Lula da Silva, candidato do PT em São Bernardo do Campo. Ao participar da inauguração do comitê, Lula pediu mais que votos. "A eleição do Marcos é como se vocês estivessem me elegendo vereador. Vamos colocar o Lulinha para ver se ele faz na Câmara o que foi feito no País."

Lulinha é filho de Marisa Letícia com o primeiro marido, morto em um latrocínio. Lula assumiu a paternidade após se casar com Marisa. Em 2008, Lulinha não pôde sair candidato por causa do grau de parentesco com o então presidente da República.

Sem esforço de congressistas, Pará fica fora do investimento de R$ 20 milhões na saúde

O Pará não será contemplado pelo investimento de R$ 20 milhões anunciado ontem pelo governo federal para a melhoria das estruturas de saúde nos municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado não receberá nenhuma fatia desses recursos federais porque nenhum representante do Estado no Congresso Nacional direcionou emenda para esse projeto. A região está fora da divisão dos R$ 13,9 milhões para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde e dos R$ 6,1 milhões para os novos polos de Academia de Saúde. Em todo o Brasil, 23 Estados receberão a verba. 


Na região Norte, Acre e Rondônia também não receberão nenhuma fatia do recurso. O dinheiro será repassado às secretarias municipais de saúde em três parcelas. A primeira corresponde a 10% do valor total; a segunda, a 65%; e a última, a 25%. As duas últimas parcelas são liberadas mediante comprovação do andamento da obra pelos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos financeiros são transferidos diretamente do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos municipais de saúde. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do SUS. O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. Nas UBS, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades, dependendo do que o paciente apresentar. 

Já o Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis. O objetivo é estimular a promoção da saúde, bem como a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT, as medidas têm como meta melhorar indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade até 2022. (Jornal Amazônia)

Radialista Paulo Ferrer morre após sofrer um AVC

Um dos maiores nomes da história do rádio paraense, o radialista Valter José da Conceição, mas conhecido por 'Paulo Ferrer', morreu nesta segunda-feira (30), aos 71 anos.
Ferrer foi internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital particular no bairro do Marco, em Belém, ainda na noite de ontem. Segundo sua esposa, Ruth da Conceição, ele sofria com complicações da diabetes, doença que já tinha há 12 anos. 'Ele teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e não resistiu após uma parada cardíaca na tarde de hoje', informou Ruth.
 
Ferrer começou no rádio em 1964, na Rádio Imprensa em Anápolis, Goiás. Sua função era plantonista do setor esportivo. Em Belém, o radialista iniciou sua trajetória 1969, na Rádio Difusora. Na Rádio Liberal AM, trabalhou durante os anos de 1990 até 2002 no esporte, onde era setorista da Tuna Luso Brasileira, seu time do coração. Ferrer ficou conhecido também como o repórter 'Amarelinho', quando apreentava um programa onde noticiava ao vivo os fatos de qualquer ponto da capital paraense. E foi muito conhecido por ter uma vasta lista de 'fontes'.

Confira data por data a programação do julgamento do mensalão no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, na próxima quinta-feira (2), o processo do mensalão. A partir de então, a Corte fará sessões diárias para análise do tema até o fim da primeira quinzena do mês. Depois, devem ser realizadas três sessões semanais para discutir a ação. Cada sessão deve começar às 14h e ter duração de cinco horas, em média.
 
O processo tem 38 réus, acusados da participação em um esquema de desvio de recursos públicos e empréstimos fictícios para o pagamento de propina a políticos em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso.

O calendário prevê que a primeira sessão seja destinada à leitura resumida do relatório do ministro Joaquim Barbosa e à acusação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que terá cinco horas para falar. O relatório de Barbosa tem 122 páginas, mas deve ser resumido em três folhas e ocupará pouco tempo na sessão.

Dira Paes tem habilitação apreendida


Dira Paes (Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior) 
A atriz Dira Paes (foto) teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida após se recusar a fazer o teste do bafômetro ao ser abordada por agentes, durante blitz da Operação Lei Seca, na madrugada do último sábado (28), na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada ontem (30) pela assessoria de imprensa do governo do estado

Ao se recusar ao passar pelo teste do etilômetro, além de ter a CNH apreendida, a  atriz foi multada em R$ 957,70 e perdeu 7 pontos na carteira. A infração é considerada gravíssima. O carro da atriz foi liberado após um condutor habilitado ter sido apresentado(G1)

Eleição deste ano terá menos jovens aptos a votar que em 2008, diz TSE

O número de eleitores aptos a votar em todo o país nas eleições de 2012 cresceu 6% na comparação com as últimas eleições municipais, em 2008, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mas o total de jovens de 16 e 17 anos que pode votar na eleição municipal deste ano é menor do que na de 2008, segundo informou o tribunal nesta segunda (30). O voto para jovens nessa faixa etária não é obrigatório.

As eleições de 2012 terão um total de 138.544.348 eleitores aptos, conforme dados consolidados após o alistamento eleitoral, que terminou em 9 de maio. Em 2008, eram 130.604.430 aptos a votar.

Na contramão do crescimento do eleitorado brasileiro, os jovens de 16 e 17 anos aptos a votar somam 2.913.627 eleitores. Em 2008, eram 2.923.485.

Eleitorado total - O eleitorado de todo o país supera 140 milhões de pessoas se considerados aqueles que não votam em 2012 - os eleitores do Distrito Federal, que somam 1.847.896, os eleitores cadastrados no exterior (252.343) e os 1.859 eleitores do arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O estado com mais eleitores é São Paulo (31.253.317), e o que tem menos é Roraima (292.394).

Homens e mulheres - As mulheres representam quase 52% dos 140 milhões de eleitores brasileiros – elas são 72.877.463 contra 67.382.594 eleitores do sexo masculino, de acordo com o TSE.

Concursados fazem protesto em Belém

Nesta terça-feira (31), às 9h, os aprovados no concurso público da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) irão se unir em um protesto em frente à Secretaria de Administração do Estado (Sead), na Avenida Gentil Bittencourt, em Belém.

A categoria reivindica a nomeação, junto ao governo estadual, de cerca de 600 candidatos aprovados para vagas abertas para professores e pedagogos. Durante a manifestação, representantes da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) tentarão audiência com a secretária de Administração, Alice Viana, de quem pretendem cobrar a publicação dos decretos das nomeações de pedagogos e professores tornadas sem efeito.

Promovido em 2008 pela Seduc, o Concurso Público C-125 ofertou 9.496 vagas, sendo 4.290 para o cargo de Técnico em Educação (pedagogo) e 5.206 para o cargo de Professor (AD4).
(Fonte: DOL)

Papão e Águia empataram

Paysandu e Águia de Marabá empataram em 0 a 0 na noite de ontem (30), no estádio Mangueirão. A partida foi a última da quinta rodada do grupo A da Série C.

Com o resultado, as duas equipes foram a oito pontos. O Papão foi para a quarta posição, por vantagem no saldo de gols. O time de Marabá subiu para a quinta posição.

Em plena segunda-feira (30), pouco mais de 10 mil torcedores pagaram para assistir a partida. A renda foi de R$ 195.520.

O próximo jogo do Paysandu será no domingo (5), às 16h, contra o Treze-PB, em Campina Grande (PB). O Águia recebe o Salgueiro-PE no sábado (4), às 16h, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá

Realeza no hipismo

A equipe britânica de hipismo que disputa os jogos olimpícos em Londres é reforçada por Zara Phillips (foto), 31 anos, neta da Rainha Elizabeth II. A família real tem histórico no esporte: a mãe de Zara, a princesa Anne, participou dos jogos em Montreal 1976; o pai, Mark Phillips, fez parte das equipes que conquistaram ouro em Munique 1972 e prata em Seul 1988. Zara é a décima terceira na linha de sucessão ao trono britânico.
Zara Phillips

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dilma é citada em reportagem sobre líderes que fizeram plástica

A presidente Dilma Rousseff foi citada em uma reportagem da revista norte-americana "Vanity Fair" que cita líderes e chefes de estado que já fizeram plástica em todo o mundo.
A lista foi feita com o auxílio do cirurgião-plástico David Hidalgo, que apontou quais procedimentos teriam sido feitos por sete líderes.

Segundo a revista, Dilma fez lifting facial, aplicou botox, além de ter adotado um corte de cabelo mais moderno e feito um extenso tratamento dentário. A revista também aponta a estilista Carolina Herrera como inspiração para a presidente brasileira.
Revista Vanity Fair apontou procedimentos estéticos que teriam sido feitos por Dilma (Foto: Reprodução) 
Revista Vanity Fair apontou procedimentos estéticos que teriam sido feitos por Dilma
A revista também citou na reportagem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Segundo a publicação, os procedimentos deixaram Dilma com uma aparência mais serena. O cirurgião que participou da reportagem também afirmou que, ao contrário dos outros líderes listados, as modificações fizeram bem à presidente brasileira.  (G1) 

Duciomar aprova valor de R$ 2,20 para tarifa de ônibus

Aprovado valor de R$ 2,20 para tarifa de ônibus (Foto: Daniel Pinto)
A partir do dia 1º de agosto a tarifa do transporte coletivo da capital paraense passa a custar R$ 2,20. O novo valor da passagem foi sancionado nesta segunda-feira (30) pelo prefeito de Belém Duciomar Costa e deve começar a vigorar na próxima quarta-feira, data em que a homologação deve ser publicada no Diário Oficial do Município, segundo informações da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Quem tem direito a meia passagem pagará o valor de R$ 1,10. O reajuste se estender também ao transporte seletivo, realizado por microônibus, e hidroviário. A tarifa do transporte coletivo hidroviário do trajeto Belém-Cotijuba/ Cotijuba-Belém fica em R$ 2,20, de segunda a sexta, e aos sábados, domingos e feriados em R$ 4,40.

A tarifa do micro-ônibus urbano fica em R$3,60, por não precisar ter valor correspondente ao dobro do custo da tarifa urbana do serviço de transporte coletivo convencional.

Rosane volta a detonar Fernando Collor em entrevista



Reprodução
Depois de detonar Fernando Collor no programa Fantástico (Rede Globo), Rosane Collor (foto) critica a mulher do ex, Caroline Medeiros, na revista Maria Claire de agosto. Veja abaixo alguns trechos da entrevista:

Houve traição?
Ele foi fiel durante o tempo que esteve comigo. Mas, na última fase, logo depois de sair de casa, o vejo com outra pessoa. Infelizmente, o mundo está cheio de mulheres que são capazes de tudo para ter um homem. Essa mulher que está hoje com o ­Fernando (a arquiteta Caroline Medeiros) era casada, fazia a reforma do apartamento que ele estava comprando para nós. Ela, sabiamente, viu que ele estava carente e engravidou logo, para sacramentar. Bem típico.
Você se considera traída?
Fernando ainda era casado comigo. Fui madrinha de casamento da irmã dela. Ela destruiu o meu casamento e o dela. É uma Jezabel, como diz a Bíblia. Qualquer mulher que toma o marido da outra é uma prostituta. Mas o tempo é o senhor da razão. Não acredito que uma pessoa que destrói um relacionamento dessa forma possa ter felicidade. Ela teve duas filhas (as gêmeas Celine e Cecille, nascidas em 2006). Dizem que uma delas tem problemas. Isso é o quê? A mão de Deus pesa.
Você acredita na maldição do impeachment?
Sim. Fernando dizia que todas as pessoas que o prejudicaram estavam morrendo: Ulisses Guimarães (em um acidente de helicóptero em 1992), Pedro Collor (de câncer, em 1994), PC (assassinado, em 1996). Era a maldição do impeachment. Escapamos eu e a Cecília, a mãe de santo dele, porque aceitamos Jesus. Só estamos vivas para contar a história porque somos evangélicas.
Você participava das macumbas que o Collor mandava fazer na Casa da Dinda?
Eu passava mal com a matança dos animais. Preferia não ver. Na época do impeachment, ele recebia passes e conversava com as entidades, que diziam ajudar a passar aquela fase difícil. Ele matou galinha, carneiro. Coisa do diabo, mesmo. Gastava bastante dinheiro com macumba. Graças a Deus, nem sei quanto era.  (Estadão)

OAB: cédulas e métodos antigos

Os 600 mil advogados que em novembro estarão indo às urnas para escolherem, pelo voto direto, os presidentes estaduais, os 81 representantes no Conselho Federal  e os conselheiros estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil, usarão o velho método eleitoral, há muito abandonado nas eleições nacionais: a cédula de papel.

As urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já foram usadas pela OAB em eleições anteriores. Este ano, porém, o Tribunal não terá como atender à entidade de classe, pois todas as que se dispõem servirão nas eleições municipais de outubro e de novembro, nas capitais onde houver segundo turno. Segundo a lei, mesmo depois da apuração, as urnas precisam ficar 120 dias sem uso, para o caso de algum questionamento judicial quanto ao resultado.

Não será apenas quanto ao uso da cédula de papel que os advogados estarão em desacordo com os métodos eleitorais brasileiros. Enquanto os cidadãos brasileiros com mais de 40 anos já tiveram chance de participar de seis eleições diretas para escolher o presidente da República, os advogados continuarão vendo o presidente nacional da OAB ser eleito de forma indireta. Somente os 81 conselheiros federais e os presidentes das seccionais eleitos em novembro é que terão direito a decidir quem presidirá a entidade no próximo triênio. Sem dúvida, um grande atraso. (Fonte: JB Online)

Clonando Pensamento: Olimpíadas

“Como a água é o primeiro dos elementos, como o ouro é a mais preciosa das riquezas humanas, como os raios de sol são a fonte mais brilhante de calor, não há combate mais nobre a cantar do que os Jogos de Olímpia.” (Pindaro, em homenagem aos Jogos de Olímpia do ano 776 a.C.)

“Os Jogos Olímpicos são uma manisfestação pedagógica e uma festa da juventude, em escala universal.” (Paul Valery)

"Assisti, de corpo presente, a cinco Olimpíadas. A primeira foi em Moscou, em 80. Chorei na despedida dos Jogos, vendo pingar lágrimas de adeus dos olhos saudosos do ursinho Micha, mascote olímpico. Senti, então, meu coração tocado pelo espírito helênico do esporte. E nunca mais deixei de fazer como os gregos de outrora que mediam o tempo pelo calendário dos Jogos Olímpicos: a vida contada de quatro em quatro anos.

Quatro anos depois, estaria eu no Estádio Olímpico, de novo, em lágrimas, na volta olímpica de Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800 metros. Um minuto e 43 segundos de explendor. Joaquim acabava de fazer mais feliz uma nação, naquele momento político, um tanto amargurada.

Em Seul, nos Jogos de 88, vi, empolgado, a portuguesa Rosa Mota vencer a maratona. Uma pluma de mulher, palmilhando mil metros, cada três segundos. Os bosques, as avenidas, as estradas, as pontes do Rio Han, a cidade toda, enfim, acordou bem cedinho pra ver passar Rosa Mota, flor de quatro estações, cortando o vento sereno da manhã. Rosa dos ventos.

Em Barcelona, respirei como jamais, os ares de Atenas. A Catalunha simboliza, com fervor, a tradição mediterrânea dos Jogos Olímpicos. Entrei na vila olímpica com o pé direito. O Brasil saiu de Barcelona, o peito coberto de medalhas de ouro: o judô de Rogério Sampaio; os 100 metros, nado livre, de Gustavo Borges e as santificadas do vôlei masculino.

Por fim, Atlanta. Foi a Olimpíada dos meus amores. Desorganizada, mas um tanto pródiga pro devaneio olímpico do esporte brasileiro. Foi aí que vi Gustavo Borges estilhaçar o espelho da revelação de Narciso, nadando como nadam os peixes no profundo mar azul. À beira-mar, na areia abrasiva da praia, contemplei o instante triunfal das garotas de Ipanema. Nunca se viu coisa mais linda.

Guardo comigo a paixão de todas as Olimpíadas. Espero em Deus que não se apague jamais em mim a chama que aquece o coração dos heróis esportivos." (Armando Nogueira, cronista esportivo, já falecido)

Seios de aluguel

Por José de Souza Martins - Jornal O Estado de S.Paulo:
No Largo do Paiçandu, uma escultura de Júlio Guerra celebra a Mãe Preta que, por séculos, deu de seu próprio peito o leite de seus filhos para fartar a boca de sinhazinhas e sinhozinhos brancos. Naqueles tempos da escravidão, as sinhás casavam cedo, mal entradas na puberdade, gerando larga prole antes mesmo de chegarem aos 30 anos de idade. Careciam da mãe preta recém-parida, resgatada da senzala para os confortos temporários da casa-grande, para poupar-lhes os seios delicados. Na roça, essas mães de leite criavam fortes vínculos afetivos com seus amamentados, que duravam a vida inteira. E persistiriam após o fim da escravidão no parentesco de filhos de leite e seus negros irmãos de leite.
As amas de leite não eram apenas as escravas ou as negras de seios fartos. Em 1876, ainda na escravidão, em anúncio de jornal, alguém oferecia para alugar uma ama de leite, branca, de 16 anos. Ah, o cativeiro oculto de quem não era negro! Com a imigração, estrangeiras também entraram no mercado de amamentação. Havia quem preferisse nutrizes brancas e não negras. Mas havia, também, as mães que preferiam negras e mulatas. Tanto as mães que procuravam amas de leite quanto as amas de leite que se ofereciam indicavam detalhes decisivos no emprego: mãe de primeiro parto era um deles. "Boa e abundante de leite" era outro. "Deseja-se que o leite seja novo", dizia um anúncio de 1876. Em 1878, num sobrado da Rua do Senador Feijó, precisava-se de uma ama de leite "com urgência, sadia, de abundante leite, liberta ou cativa, para casa de tratamento", isto é, de gente fina. 

Numa época de alta mortalidade infantil, entre o fim do século 19 e a primeira década do século 20, eram frequentes os anúncios de mulheres sem filhos que se ofereciam como amas de leite. Muitas vezes, mães que procuravam essas amas exigiam as que fossem mães sem filhos. O que era uma tragédia pessoal e social se tornava um bem mercantil de bom preço. Pela época do fim da escravidão, quando deixa de existir a ama de leite criada em casa, surge a condição de que a candidata a nutriz se submetesse previamente a exame médico. No lugar da amamentadora cativa e residente, difunde-se a amamentadora de aluguel, geralmente desconhecida.

Aí por 1876, sob o disfarce de um reclame de ama de leite anuncia-se o início do fim dessa profissão, um complemento industrializado para o leite materno escasso: a Farinha Láctea Nestlé, vendida na loja de instrumentos musicais e partituras de H. Luiz Levy, na Rua da Imperatriz, hoje Rua 15 de Novembro. "A escassez de amas sadias e boas, o seu preço elevado, tem tornado a introdução da farinha láctea Nestlé um verdadeiro benefício para o Brasil", dizia o anúncio. Até por volta de 1910, porém, as amas de leite ainda resistiriam à concorrência do leite industrial.

Igarapés paraenses oferecem tranquilidade e encantam visitantes

Apesar de terem sido os destinos mais procurados neste mês de julho, no Pará, as praias de Salinas e Mosqueiro não são os únicos paraísos do estado para quem deseja um lazer tranquilo. Os igarapés de água doce, por exemplo, são conhecidos por oferecer tranquilidade e encantar visitantes com a beleza natural e muitas vezes selvagem da paisagem. O município de Ourém, no nordeste do Pará, possui mais de 12 igarapés em seu território.

O município de Ourém, no nordeste do Pará, possui mais de 12 igarapés em seu território (Foto: Divulgação) 
Entre os principais locais procurados pelos banhistas em Ourém, estão o balneário das Pedrinhas, que abriga o igarapé Cafiteua, e os balneários da Tia Loura e do Carié. No centro da cidade, o Rio Guamá também é uma opção de divertimento. Às margens do rio, está a orla da cidade, que concentra uma maior movimentação de pessoas. Pela manhã e tarde, o rio também é uma opção para os banhistas.

A cachoeira de Ourém fica em uma propriedade privada, a 18 km da sede do município. A estrutura do espaço conta com restaurante, hotel, bar e tobogãs, entre outras opções de lazer, tudo para garantir a diversão dos hóspedes. O acesso ao balneário, para quem não está hospedado no hotel, sai em torno de R$ 20 por pessoa.

Rio Ipixuna - Outra opção para os veranistas está localizada a 240 km de Belém, na cidade de Ipixuna do Pará. Quem procura por ar puro, sombra e água fresquinha, o igarapé da cidade, que tem 51 mil habitantes, se torna uma ótima alternativa para quem busca tranquilidade em pequenas paisagens banhadas por água doce.  (Fonte: G1PA)

Seminário internacional sobre manejo do pirarucu


Pescador captura exemplar de pirarucu em lago da Amazônia. Espécie pode pesar até 250 kg e medir três metros (Foto: Divulgação/Jimmy Christian)
Manaus se sede do Seminário Internacional sobre Conservação e Manejo de Pirarucu em ambientes naturais. O evento acontece entre os dias 8 e 9 de agosto e vai reunir pesquisadores, técnicos e pescadores de regiões da Pan Amazônica que discutirão os avanços e desafios enfrentados pelo setor na última década, seja no campo científico, no apoio governamental, na assessoria técnica prestada e aplicação do manejo.
Programado para acontecer no Studio 5 Centro de Convenções, Zona Sul de Manaus, o evento já está com inscrições abertas e podem ser feitas pelo email ellen@mamiraua.org.br.