Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Descanse em paz, mano!

Eros Bemergy
Há poucos instantes recebi a notícia do falecimento do meu querido irmão EROS. Ele estava bem de saúde e participava de uma pescaria com amigos no rio Jatapu, no estado do Amazonas, cerca de 6 horas acima da cidade de Parintins. Um infarto fulminante causou a sua morte. Um avião já se deslocou para o local com objetivo de resgatar o corpo e levá-lo para Santarém onde será velado e sepultado.
Às 14h30, eu e a Albanira, e o meu sobrinho Paulo, estaremos nos deslocando para a cidade de Santarém.

Juiz recua e manda liberar diretor-geral do Google no Brasil

Após a repercussão da prisão do diretor-geral do Google Brasil, Fabio José Silva Coelho, o juiz Flávio Saad Perón, da 35.ª Zona Eleitoral de Campo Grande (MS), enviou um alvará de soltura à Polícia Federal para liberar o executivo, que deixou a sede da PF em São Paulo por volta das 21h.

Coelho foi preso pela PF em São Paulo na tarde desta quarta-feira, 26, em cumprimento a uma ordem judicial expedida pelo mesmo juiz. A prisão foi motivada pelo descumprimento de uma determinação da Justiça Eleitoral. O Google não retirou do ar vídeos e links postados no You Tube - site de conteúdo audiovisual mantido pela empresa - que foram considerados ofensivos contra o candidato do PP a prefeito de Campo Grande, deputado estadual Alcides Bernal.
Leia mais >Detido pela PF diretor do Google Brasil

Padre celebra missa com Ipad e usa Facebook para falar com fiéis

No altar da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Bíblia foi substituída por tablets e smartphones. Com a tecnologia nas mãos, o Padre Jorjão celebra missas, casamentos e batizados com a ajuda de aplicativos que disponibilizam os salmos e os cânticos da liturgia. Queridinho pela elite e disputado pelas celebridades, o padre não esconde que é pop e assume que usa o Facebook e outras redes socais para conversar e até mesmo ouvir confissões de fiéis.
Padre Jorjão baixou a Bíblia online usa outros aplicativos que disponibilizam os salmos e a liturgia da Igreja (Foto: Tássia Thum/G1) 
Padre Jorjão baixou a Bíblia online usa outros aplicativos que disponibilizam os salmos e a liturgia da Igreja
A batina de Padre Jorjão, de 51 anos, carrega a última versão do Iphone disponível no Brasil. O aparelho branco chama atenção pela capa roxa e pelos diversos aplicativos que ostenta. Simpático, o pároco mostra que seu celular tem apps de mensagens instantâneas, revistas de entretenimento, portais de notícia, além da Bíblia Sagrada online.

Produtos do Círio na mira

O Instituto Nacional de Metrologia do Estado do Pará (Inmetro/PA) começou na última segunda-feira, dia 24, a Operação Círio na Região Metropolitana de Belém (RMB) para fiscalizar a venda de produtos que são amplamente consumidos no período. Este é o segundo ano que o órgão organiza a ação especial. 'Nossa fiscalização agora é para verificar os preços pré-medidos para os produtos que são pesados longe dos olhos dos consumidores. Nós temos uma fiscalização permanente, mas essa é uma ação para os produtos muito consumidos nesta época', afirma o presidente do Inmetro/PA, Luiziel Guedes de Oliveira. A fiscalização segue até o dia 11 de outubro.

Dentre os produtos que serão verificados estão o jambu, maniva, tucupi, pato, frango, peru e velas, tanto em feiras livres quanto nos supermercados. No último ano, foram constatadas irregularidades na pesagem de vários produtos como uma marca de jambu vendido a quilo e outra de pré-cozido, um pacote de velas, duas marcas de tucupi engarrafado que foram advertidos e multados. Na Operação Círio as equipes coletarão amostras de produtos aleatoriamente, ou naqueles em que houver suspeita. Depois todos irão para laboratório e passam por exames mais específicos realizados com a presença do responsável. As multas para aqueles que infringirem as regras variam de R$ 100 até R$ 1.500.000,00.

A recomendação do Inmetro é que os consumidores estejam atentos na pesagem dos produtos, vejam se as balanças possuem o selo do órgão, que certifica se o cliente não está sendo enganado, e também vejam a procedência do produto. Se suspeitar de fraudes, a população pode denunciar, por meio de ligação gratuita, no 0800-2801919. Já para os comerciantes e fabricantes, a recomendação é comprar de fornecedores que respeitem as normativas exigidas, comprovadas pela presença do selo de qualidade e certificação. Para Luiziel Guedes, a maioria dos problemas ocorre no momento da compra pela falta de atenção. Ele adverte que os pequenos produtores também devem se adequar e vender com segurança, sem o risco de ter a matéria apreendida ou pagar multa. Para mais informações podem ligar para o telefone 3246-2404.

Os maiores problemas, para o presidente do Inmetro, estão nas feiras livres da cidade, mas para este ano a expectativa é boa. 'Eu tenho a impressão que este ano, por termos desencadeado a ação do ano passado, as infrações sejam menores. Tudo estava muito solto, a fiscalização era pouco contundente. Isso é muito melhor para o comerciante sério e que quer seu produto com qualidade', afirma Luiziel Guedes.  (Amazônia)

Copa 2014: Por que não "Brasilino" ?

Por Francisco Sidou, jornalista.
A escolha do tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil , embora não sendo consenso nacional, acabou sendo aceita pela simpatia do personagem. Há controvérsias, contudo, quanto a simbologia do tatu-bola. Afinal, ele gosta muito de cavar buracos para se esconder. Há tempos que a seleção brasileira também esconde seu jogo, despencando no ranking da Fifa para a 12ª colocação, " como nunca dantes" na história gloriosa do futebol brasileiro. Mas até aí, tudo bem, afinal o tatu-bola é simpático e alegre, virtudes que combinam com a alma do povo brasileiro. Agora, o que não dá para "digerir" numa boa é essa votação imposta pela Fifa para escolha pelo voto popular do nome do mascote entre os "palavrões" Amijub, Fuleco e Zuzeco. 
Os "homens de preto" da Fifa não costumam dar explicações sobre suas decisões. Foi assim na escolha das subsedes da Copa 2014, quando excluiram Belém por "razões técnicas", mas não se deram ao trabalho de especificar os critérios em que tais razões se sustentaram. Na sua presunção, eles julgam que não devem satisfações ao povo , pois , afinal, eles tem o poder até de exigir do governo alterações nas leis brasileiras para permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios... Na sua concepção, aos torcedores deve caber o papel de comprar ingressos (caríssimos) sem tugir nem mugir. E torcer pela seleção brasileira, mesmo com o futebol medíocre que vem praticando. Na estrutura de poder burocrático exercido pelos "homens de preto" da Fifa não há muito espaço para a criatividade ou o debate de idéias e sugestões. Mas as redes sociais poderiam reagir e lançar manifestos contra esse verdadeiro atentado às tradições culturais do povo brasileiro. Por que não apelidar de "Brasilino" o simpático mascote da Copa 2014 no Brasil ? Amijub, Fuleco ou Zuzeco é a "vovozinha" do senhor Blatter, o poderoso chefão da Fifa.
Veta, Dilma !

Tenha fé, amigão!

Ao meu prezado amigo e ex-colega de trabalho no BASA, o santareno LUIZ DE VASCONCELOS LISBÔA:

Bancários encerram greve em SP, DF e 11 Estados

Os bancários que trabalham em instituições privadas e os funcionários do Banco do Brasil aprovaram em assembleias na noite desta quarta-feira em São Paulo, o fim da greve da categoria, que teve início no dia 18. Somente os funcionários da Caixa Econômica Federal decidiram manter a paralisação.

Na terça-feira, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) propôs ao comando nacional dos Bancários reajuste salarial de 7,5%, o que representa aumento real de 2%. A oferta dos banqueiros agradou aos sindicalistas, que sinalizaram o fim da greve.

Além de São Paulo, bancários de instituições privadas de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande e Estados como Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Alagoas, Roraima e Rondônia confirmaram as perspectivas do comando nacional e decidiram aprovar a proposta da Fenaban e voltar ao trabalho hoje.

O levantamento está sendo feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que acompanha as assembleias em todo o País entre ontem e hoje.


No Pará
A greve dos bancários terminou parcialmente. Em assembleia na noite de ontem, em Belém, os trabalhadores dos bancos privados e do Banco do Estado do Pará (Banpará) aprovaram o fim da paralisação e devem voltar ao trabalho hoje. Continuam em greve no Estado os bancários do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa. Os sindicatos da categoria que decidiram voltar ao trabalho seguiram a orientação da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) de aprovar proposta dos sindicatos patronais.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Detido pela PF diretor do Google Brasil

O diretor-geral do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho, foi detido nesta quarta-feira (26) pela Polícia Federal por manter no Youtube vídeos, nos quais o candidato a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) é acusado de praticar crimes. O profissional teve sua prisão determinada na última quinta-feira (20), depois que a empresa não cumpriu o segundo pedido da Justiça de retirar o conteúdo do site.

De acordo com nota da PF, Coelho deve ser liberado ainda hoje. "Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, apesar de trazido para a Polícia Federal, ele não permanecerá preso. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com a oitiva do conduzido e sua liberação após a assinatura do compromisso de comparecer perante a Justiça".

O Google não comentou sobre a prisão do diretor brasileiro e afirmou, em nota ao Terra, que "está recorrendo da decisão que determinou a remoção do vídeo do YouTube porque, em sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo postado em seu site".
Mais aqui >Detido pela PF diretor do Google Brasil

Tristeza: Morre Fabiano Simões

 Empresário Fabiano Simões morre aos 67 anos Foto: Do site No Tapajós
Faleceu hoje, o empresário santareno FABIANO SEIFFERT SIMÕES.
Fabiano morreu de infarto fulminante, enquanto dormia em sua residência na Praia de Pajuçara, em Santarém. Trabalhou por muitos anos na antiga Celpa – Central Elétrica do Pará e também prestava serviços na área de eletricidade.
Nascido em 1944, Fabiano completaria no dia 12 do próximo mês, 68 anos. Foi casado com senhora Selva Simões com quem teve quatro filhos, os médicos Èrik e Fábio Jennings e os empresários Saulo e Vitor Simões, e deixou quatro netos.
Aos familiares deste meu prezado amigo, apresento as minhas sinceras condolências.

O Mascote com nova cara

Eu e o Carlos, agora, único dono do Mascotão e do Mascotinho
No espaço do terraço - frente para a Lameira Bittencourt - foi construído um anexo

Em Santarém, o tradicional Bar e Restaurante Mascote está mudando a cara, com redução de espaços para acomodação de seus frequentadores. O terraço - frente para a Avenida Lameira Bittencourt - foi extinto e deu lugar a um anexo ao salão do restaurante, construído em alvenaria, e que será usado para o funcionamento do escritório administrativo, copa/cozinha e depósito de bebidas e mantimentos. Estes setores funcionavam em uma dependência localizada ao lado do terraço com frente para a Avenida Tapajós e utilizando uma das paredes  da fábrica de gelo que foi desativada. Por que estas modificações? Obtive a seguinte explicação de fonte que merece extrema confiança: os irmãos Meschede decidiram dividir o patrimônio herdado do pai deles, o alemão Albert Josef August Meschede, falecido em 1963. Ao Carlos coube o Bar e Restaurante Mascote e o Mascotinho. Os seus irmãos – Helmut, José Carlos, Luiz Antônio e Aenne – ficaram com o prédio onde funcionava a fábrica de gelo, com frente para a Avenida Tapajós e fundos para a Avenida Lameira Bittencourt.
 Imóvel - lado direito - onde funcionava fábrica de gêlo e escritório pertence, agora, aos irmãos do Carlos
O salão do restaurante não foi modificado
(Fotos: deste blog)

Mensalão: Carta aberta ao povo brasileiro

Ontem (25) foi divulgado o anunciado abaixo assinado intitulado Carta Aberta ao Povo Brasileiro, reunindo artistas, intelectuais, personalidades, em que se se chama atenção para que o julgamento do chamado mensalão não se transforme num espetáculo midiático.
Expressando sua confiança nos ministros do Supremo Tribunal Federal, os signatários do manifesto, que não é de apoio específico a qualquer um dos réus, colocam como primordial a defesa da Legalidade...

Que personalidades de grande expressão da vida brasileira façam ouvir sua voz neste momento é importante, para  que a população perceba um olhar diferenciado daquele da grande mídia e saiba que esta não é dona absoluta da verdade.  Em um estado democrático de direito, a plena opinião, multifacetada, é a plena liberdade. A opinião única, imposta pela influência de uma campanha continuada da mídia, é também uma forma de opressão.

"Pérola do Tapajós": Nicolino Campos

NICOLINO CAMPOS - professor

Em nome da liberdade de expressão, MP pede revogação da censura ao blog do "Estadão"

Depois de o blog do jornalista João Bosco Rabello ter sofrido censura no último dia 20 de setembro, o Ministério Público do Amapá pediu a revogação do processo em nome da liberdade de expressão. O blog hospedado no site O Estado de S. Paulo foi obrigado a retirar do ar o post intitulado "Um prefeito sob controle judicial", em que o repórter denunciava o prefeito de Macapá, Roberto Goes (PDT), por fazer campanha sob restrições judiciais, o que o ministério público confirma.

De acordo com o próprio blog de Rabello, em parecer encaminhado na última segunda-feira (23/9) à Justiça Eleitoral, o Ministério Público defendeu que seja revogada a censura imposta ao blog. No parecer, o MP argumenta que não houve ofensa na matéria veiculada, como o prefeito justificou, uma vez que o blog relatou somente os fatos.

O parecer traz ainda o comentário da promotora Rosemary Cardoso de Andrade, que declarou que a crítica ao prefeito faz parte dos ônus do cargo e sugere que se o político não estiver preparado para conviver com a liberdade de expressão, que mude de atividade.

Em seu parecer, a promotora transcreveu parte de sentença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Brito, que atesta ser direito irrevogável do jornalista a crítica, “principalmente contra autoridades e aparelhos de Estado”. (Portal Imprensa)

OAB estuda repescagem no Exame da Ordem

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil estuda aplicar uma espécie de repescagem no Exame de Ordem. Desta maneira, os candidatos aprovados na primeira fase da prova e reprovados na segunda poderiam fazer somente a segunda fase na prova seguinte.

De acordo com o presidente da OAB de Mato Grosso do Sul, Leonardo Avelino Duarte, que faz parte do Conselho Gestor de Aplicação do Exame de Ordem, a medida já estava sendo analisada e poderá ser aplicada no ano que vem. “É algo que a OAB-MS defende há três anos e virá para aperfeiçoar o exame”, ressalta.

Com o crescente números de bacharéis em Direito no País, o Exame de Ordem serve de critério para garantir o bom serviço prestado a sociedade pelos advogados. Em menos de 10 anos, surgiram mais de 900 faculdades, fato que diminuiu a qualidade do ensino jurídico, de acordo com a OAB.

“Se me perguntarem se as faculdades formam bons bacharéis, a resposta é definitivamente 'não'. O advogado representa o cidadão perante o Poder Público e se estiver fraco, sem ser capaz de exercer seu ofício frente ao Poder Público, quem vai se enfraquecer é o cidadão”, comenta o presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte.

De acordo com Avelino Duarte, o objetivo do Exame de Ordem não é criar uma barreira para o exercício profissional. “O promotor e o juiz passam por em um concurso, o que garante sua capacidade. O Exame é a garantia que o advogado está preparado”, comentou o presidente da OAB-MS.  (Conjur)

Procuradores e promotores devem receber advogados

Os membros do Ministério Público agora são obrigados a prestar atendimento ao público, sem hora ou dia marcados, para avaliar as “demandas que lhe forem dirigidas”. Também devem receber, a qualquer tempo, advogados de partes em processos em andamento e até terceiros interessados. A regra está disposta na Resolução 88, do Conselho Nacional do Ministério Público. Foi aprovada no dia 28 de agosto e publicada ontem (25/9) no Diário Oficial da União.

De acordo com o parágrafo 2º do artigo 1º do texto, se o promotor ou procurador não puder receber as pessoas no momento em que solicitado, deve justificar e marcar uma data para o encontro. Em casos urgentes e com “evidente risco de perecimento do direito”, continua o parágrafo 3º, “garante-se o atendimento, inclusive em regime de plantão, quando for o caso”.

O MP também está obrigado a receber pessoas investigadas em procedimentos criminais ou réus em ações penais. Nesses casos, os promotores e procuradores podem adotar “cautelas adicionais que se façam necessárias”. O atendimento pode ser negado “em razão de fundada ameaça à integridade física” do membro do MP.

As regras passam a valer a partir desta terça. Todos os membros do MP e do CNMP estão sujeitos à Resolução 88/2012.  (Conjur)

RecadosOnline.com

Equatorial Energia compra Rede Celpa por R$ 1

A Equatorial Energia S/A comprou a Rede Celpa, ontem à tarde, depois de quase quatro horas de reunião ocorrida no Fórum Cível de Belém, na Cidade Velha. A Celpa foi vendida por um preço simbólico de R$ 1 real, considerando que está em fase de recuperação judicial. Segundo o administrador judicial da Celpa, Mauro Santos, a empresa custa R$ 3,7 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão serve de aporte - a ser investido em dois anos - para que volte a funcionar. O aporte imediato é de R$ 350 milhões. Este ano, pode chegar até R$ 700 milhões. A dívida financeira da Celpa é de R$ 2,1 bilhões alongados para 20 anos, sendo cinco de carência. A menor entre as dívidas é de 60 meses.

Havia mais dois grupos interessados na compra da Celpa, entretanto foi mantida a preferência pela Equatorial Energia, que apresentou a promessa de proposta de compra e venda sem nenhum tipo de condicionante e tinha a preferência pela assembleia de credores a assumir os negócios. A Equatorial já tem compromisso com a Celpa e, nos próximos 30 a 45 dias, a partir da aprovação de normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Comissão de Assuntos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), assume a empresa.

A reunião teve a presença da juíza Filomena Buarque, representantes da Aneel e da Equatorial, empresa brasileira controlada por fundo de investimentos. "A Equatorial controla a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e esta é considerada pela Aneel como uma das melhores empresas do Brasil. A Equatorial é arrojada e vai melhorar a qualidade nos serviços no Estado", afirmou Filomena Buarque.

Givanildo deixa o Paysandu

Depois de uma segunda-feira onde foram anunciadas três dispensas (Alex William, Pantico e Robinho) e uma contratação (Índio), a terça-feira acabou sendo ainda mais agitada no Papão. Duas notícias mexeram com a Curuzu. A primeira, e principal delas, foi a saída do técnico Givanildo Oliveira. A segunda foi a confirmação da contratação do veterano atacante Marcelinho Paraíba, que deve chegar hoje a Belém. Sem o treinador pernambucano, ídolo da torcida, a solução da diretoria foi caseira. O auxiliar técnico do clube, Lecheva, foi efetivado e comanda o elenco até o fim da participação bicolor na Série C do Campeonato Brasileiro.

À tarde, o presidente Luiz Omar Pinheiro concedeu entrevista coletiva e comentou a saída de Givanildo. De acordo com o dirigente, a iniciativa partiu do treinador, que mostrou-se incomodado com a sequência de seis jogos sem vitórias. "Não foi uma decisão da diretoria. Eu também fiquei surpreso. Ele nos chamou no hotel e disse que estava entregando o cargo. A justificativa foi que nunca passou tanto tempo sem uma vitória, o que o deixou chateado. O Givanildo disse que considera o grupo forte e não teve nenhum problema, mas que era momento de abrir espaço para outro profissional. Foi uma rescisão amigável, tanto que o Wellington Vero (preparador físico) fica no Paysandu", disse. "Não fiquei chateado e sim triste. Pelo histórico que tem no clube entendi o pedido de saída dele, mas fiquei entristecido", completou Pinheiro.

Em seguida, o presidente confirmou que Lecheva fica no cargo não mais como interino e sim como técnico efetivado. "O Lecheva é o técnico do Paysandu até o final da Série C". Curiosamente, o técnico do Águia, adversário de sábado do Papão na Terceirona, afirmou que foi sondado pela diretoria do Paysandu para assumir o cargo na noite de ontem. Em entrevista ao Globoesporte.com, João Galvão informou que ficou de dar hoje uma resposta definitiva.

"Recebi a ligação do Luiz Omar e fui convidado para assumir o Paysandu, mas vou aguardar o Ferreirinha (Sebastião Ferrreira, presidente do Azulão) que está em Belém para conversar sobre o assunto. É fato que todo treinador sonha em comandar uma grande equipe como o Paysandu e comigo não é diferente. Contudo, é uma situação melindrosa, já que estou no Águia há bastante tempo. Fiquei de dar uma resposta amanhã (hoje)", explicou Galvão.

De imediato, o presidente bicolor negou o convite. "Não, isso não existe. Eu anunciei o Lecheva como técnico efetivo e não tem essa de convite ao Galvão. É um bom nome, um excelente profissional, mas não tem o perfil do Paysandu nesse momento", disse Pinheiro.  (Jornal Amazônia)

PCC articulou sequestro em Belém

Uma organização criminosa vinculada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo criminoso que tem base em São Paulo (SP), foi desmontada pela polícia do Pará após investigação sobre o sequestro de um adolescente de 15 anos, filho de empresário do ramo agropecuário. A investigação durou oito dias, o tempo que o menino ficou em cativeiro. Na madrugada de ontem, oito integrantes do bando foram desmascarados pela polícia, sendo que dois deles, os porta-vozes do PCC, morreram após resistir à ação policial, no local do cativeiro, no município de Santa Izabel, onde faziam o adolescente e um taxista reféns. O caso de sequestro, que não é comum em Belém, foi divulgado na manhã de ontem, no prédio da Delegacia Geral.

O drama da família da vítima e a saga da polícia começaram no dia 17 deste mês, segunda-feira, quando o taxista Edmar Galvão, que presta serviço para os pais do adolescente, pegou o garoto na escola e, no caminho para casa, durante uma parada no semáforo no cruzamento entre a travessa D. Romualdo de Seixas com Antônio Barreto, no bairro do Umarizal, teve o veículo invadido por dois homens que anunciaram o assalto. Eles ordenaram que o taxista fosse para a avenida Pedro Álvares Cabral. No meio do caminho, eles tiraram o motorista da direção e encapuzaram os dois reféns.

O garoto e o taxista foram levados para Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém (RMB). Lá, eles ficaram num matagal, depois foram para um casebre e, por último, para uma chácara. O delegado Ivanildo Santos, da Divisão de Repressão a Crimes Organizados (DRCO), que comandou a operação Uliana, com apoio de 32 policiais civis, entre agentes do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil e de delegacias especializadas, explicou que uma das estratégias dos sequestradores é mudar de um local para o outro para dificultar o trabalho da polícia.
Mais aqui > Rede criminosa ataca no Pará

Senado aprova texto que altera o Código Florestal

O Senado aprovou ontem, 25, o projeto de conversão da medida provisória do Código florestal mantendo as regras vetadas no texto pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa do relator, senador Jorge Vianna (PT-AC), é de que esses pontos, ressuscitados pela comissão mista que examinou a matéria, sejam novamente vetados.
Relator do Código, Luiz Henrique da Silveira, e a senadora Kátia Abreu comemoram o resultado - Ed Ferreira/AE
Relator do Código, Luiz Henrique da Silveira, e a senadora Kátia Abreu comemoram o resultado
O senador disse estar "seguro" em afirmar que a presidente pode, sim, aperfeiçoar o texto com algumas modificações que favoreçam mais ao meio ambiente. "Ela pode sancionar a lei e ao mesmo tempo fazer alguns reparos, alguns pequenos mas significativos ajustes", prevê. Em votação simbólica, a proposta foi rejeitada apenas pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Roberto Requião (PMDB-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

A principal discordância no texto - de acordo com o líder do governo, Eduardo Braga - é a redução da largura da faixa mínima de mata exigida nas margens dos rios, para médios produtores, de 20 para 15 metros.

Proposta de 7,5% de aumento agrada bancários que sinalizam fim da greve

O comando de greve dos bancários vai recomendar que as assembleias que serão realizadas a partir desta quarta-feira votem pelo fim da greve da categoria. Nesta terça-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fez uma nova proposta, de reajuste de 7,5% nos salários, com aumento real de 2%.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a greve deve prosseguir hoje - será o nono dia de paralisação -, e a recomendação pelo fim da greve ainda será votada pelas assembleias dos 137 sindicatos representados pela entidade.

"Quem vai decidir são os trabalhadores em assembleias. Pode ser que amanhã a greve já acabe em alguma cidades e em outras quinta ou sexta. Depende das assembleias que serão marcadas pelos sindicatos", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

A proposta aprovada nesta terça-feira pelo comando nacional também prevê o aumento de 8,5% tanto no piso salarial da categoria como no valor dos tíquetes de vale-alimentação e vale-refeição.

Pelo acordo, o vale-alimentação passa de R$ 339,08 para R$ 367,92. O vale-refeição vai de R$ 19,78 para R$ 21,46 por dia. O piso do caixa sobe de R$ 1.900 para R$ 2.056,89. O aumento proposto pela Fenaban para a parte fixa da participação nos lucros e resultados (PLR) e para o teto do adicional foi de 10% (aumento real de 4,37%). A PLR adicional é de 2% do lucro líquido distribuído de forma linear.  (Estadão)

Mensalão: Gilmar Mendes critica nota em que Dilma contesta Barbosa

Em novo sinal da tensão que envolve o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) por causa do julgamento do mensalão, o ministro Gilmar Mendes criticou nesta terça-feira, 25, a decisão da presidente Dilma Rousseff de divulgar uma nota oficial após ter sido citada na semana passada no julgamento da ação penal 470. "O depoimento dela vale como todos os outros. Não é assim que se diz na República?", indagou Mendes.
Para Gilmar Mendes, depoimente de Dilma 'vale como todos os outros' - Beto Barata/AE
Para Gilmar Mendes, depoimente de Dilma 'vale como todos os outros'
"Imagine se cada vez que um tribunal tiver de se debruçar sobre depoimentos tiver de buscar a interpretação autêntica do depoente. Imagina o que vai representar isso", disse o ministro para jornalistas. "Vocês imaginam quantos depõem na CPMI, inquéritos policiais, perante o juiz e agora alguém diz que o que o relator disse não é exatamente. Isso vai anular o julgamento?", questionou. "Isso é apenas um acidente nesse processo", disse o ministro depois de participar de uma sessão de julgamento nas turmas do STF.

Na semana passada, ao sustentar a tese de que ocorreu compra de votos no Congresso, o relator do processo, Joaquim Barbosa, citou depoimento dado por Dilma em 2009 à Justiça no qual ela afirmou que ficou surpresa com a rapidez na votação do marco regulatório do setor elétrico.

Na época do depoimento, Dilma era ministra, chefiava a Casa Civil. Mas no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha ocupado o Ministério de Minas e Energia. No julgamento, Joaquim Barbosa defendeu a punição de políticos acusados de envolvimento no esquema, como Roberto Jefferson, que foi o delator do mensalão.
Um dia depois ter sido mencionada por Joaquim Barbosa, Dilma Rousseff soltou uma nota dizendo que eram necessários alguns esclarecimentos para eliminar quaisquer dúvidas sobre as declarações. Alvo da resposta de Dilma, o ministro relator esquivou-se de comentar a nota presidencial. (Estadão)

Justiça proíbe exibição no Brasil de filme que ofende Maomé

O Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu ontem, 25, o site YouTube de exibir o trailer do filme 'Inocência dos Muçulmanos' que, ofensivo ao islamismo, tem causado protestos em diversos países. Horas antes, a presidente Dilma Rousseff condenou a islamofobia no discurso de abertura da 67.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Filme ofensivo a Maomé causou protestos no mundo islâmico - Naseer Ahmed/Reuters
Filme ofensivo a Maomé causou protestos no mundo islâmico
A decisão foi tomada pelo juiz Gilson Delgado Miranda, da 25ª Vara Cível, segundo informações da assessoria de imprensa do TJ, e acata um pedido da União Nacional Islâmica contra a Google Brasil, responsável pela exibição de vídeos online.

O YouTube tem dez dias para tirar do ar o trailer no Brasil. A cada dia de descumprimento da medida, uma multa de RS 10 mil será cobrada da empresa, segundo o despacho do magistrado. Cabe recurso.

"O caso realmente envolve uma questão complexa e de difícil solução. Em verdade, traz um conflito claro em relação à liberdade de expressão e à necessidade proteção de indivíduos ou grupos humanos contra manifestações que possam induzir ou incitar a discriminação de preconceito de religião. Norma constitucional, no Brasil, consagra a liberdade de expressão por considerá-la um dos fundamentos essenciais de uma sociedade democrática (...). Cancelar o que é ilícito, no entanto, não ofende o valor relevante da liberdade de pensamento e de comunicação", declarou o juiz em sua decisão, argumentando que a medida não representa censura.

O advogado da União Nacional Islâmica, Adib Adbouni comemorou a decisão e disse que o filme viola a Constituição, pois, em sua interpretação, viola o direito de liberdade de religião. Para o advogado, o vídeo "ofende a coletividade islâmica".

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Em sabatina no senado, Zavascki se diz ‘impedido’ de responder perguntas sobre mensalão

O indicado da presidente Dilma Rousseff a ocupar a vaga de Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki (foto), se disse impedido de responder às perguntas dos senadores sobre sua possível participação no julgamento do processo do mensalão. ”Há um impedimento de se manifestar sobre os processos em curso” segundo o regimento do STF, disse Zavascki na sabatina conduzida pelos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Os parlamentares da oposição chegaram a apresentar um requerimento para adiar a sabatina com Zavascki, sob o argumento de que a realização da entrevista nesta terça-feira coincidiria com a votação da Medida Provisória do Código Florestal, questão de ordem que exige todos os senadores na sessão plenária.

A sabatina, porém, continuou e foi suspensa por volta das 16h30 para que os parlamentares comparecessem à votação. O presidente da comissão, senador Eunício Oliveira, afirmou que reconvocará os parlamentares quando “for oportuno”.

O temor da oposição era o de que o futuro ministro do STF não assegurasse sua disposição de ficar de fora do julgamento do mensalão, o que lhe permitiria pedir vista do processo, suspendendo as sessões e atrasando ainda mais sua conclusão.

Zavascki, porém, abordou o tema em suas perguntas, apesar de ter reservado a si o direito de não comentar o caso e curso no STF. ”A vista do processo é incompatível com a possibilidade de estar habilitado a votar. Não há como estar habilitado a votar e pedir vista”, esclareceu o futuro ministro.

O relator da indicação na CCJ, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), já apresentou seu relatório, tendo concluído que Zavascki reúne os atributos constitucionais necessários para ocupar o cargo. De acordo com o regimento, após a sabatina e a manifestação dos integrantes da CCJ, o nome de Teori Zavascki é submetido ao Plenário do Senado.

Gaby é o Pará no Grammy

A academia latina do Grammy anunciou nesta terça-feira, 25, os indicados ao prêmio deste ano. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo concorrem ao prêmio de Disco do Ano, com o álbum que fizeram em trio. A paraense Gaby Amarantos concorre ao prêmio de Artista Revelação. Veja os indicados para esta categoria:
Melhor Artista Revelação
Gaby Amarantos
Deborah De Corral
Elain
Ulises Hadjis
Los Mesoneros
Juan Magán
Rosario Ortega
Piso 21
3BallMTY
Ana Victoria

Joaquim Barbosa é pop! E vira máscara de carnaval.

Políticos, personagens da TV e atletas. As figuras que costumam inspirar os artesãos de uma fábrica de máscaras de São Gonçalo devem ser desbancadas, em breve. A nova aposta da empresa é a máscara do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em destaque por causa do julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa está cada vez mais popular. A peça que reproduz seu rosto será colocada à venda nos próximos dias, de olho no carnaval.
Funcionários da Condal, em São Gonçalo, com as máscaras do ministro
- O Joaquim Barbosa está em evidência e está fazendo um bom trabalho. Acho que esta será a máscara mais vendida do próximo carnaval. Estamos pensando em fazer um kit que será composto pela máscara e por uma capa preta – diz Olga Valles, dona da fábrica.

Trabalhador não é obrigado a aderir a greve

A Justiça do Trabalho em Florianópolis determinou que grevistas não podem proibir outros funcionários de trabalhar, caso não queiram aderir à paralisação. De acordo com decisão liminar, a juíza Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis, a greve é legal mas não pode ser imposta a outros trabalhadores. Concedeu Habeas Corpus a funcionário da Caixa Econômica Federal, garantindo-lhe o direito de trabalhar.

O funcionário contou ter sido impedido entrar na agência em que trabalha na terça-feira (18/9). Segundo ele, representantes do sindicato dos bancários disseram que seu nome não estava na lista de pessoas autorizadas pelo sindicato a entrar no prédio. Depois de duas horas, durante um descuido da vigilância, o trabalhador conseguiu entrar na agência pela garagem, a pé. Procurou a Justiça do Trabalho para evitar passar pela mesma situação de novo.

Maria Aparecida, na liminar, aplicou a lei 7.783/1989, a Lei de Greve. Segundo o artigo 6º, parágrafo 1º, do texto, as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não podem impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.

De acordo com a juíza, o fechamento dos locais de trabalho é, de certa forma, o objetivo de todo e qualquer movimento paredista. O que não se pode admitir, segundo ela, é que isso ocorra “por meio da força, de forma a impedir o livre acesso de clientes e empregados não grevistas aos interiores das agências”.  (Conjur)

Câmara não mexe em milhas aéreas ´privatizadas`


Está engavetado na Câmara dos Deputados, desde 2007, projeto do deputado Sergio Barradas Carneiro (PT-BA) que transfere para o poder público as milhas de passagens aéreas pagas pelo contribuinte. Hoje, servidores e parlamentares se beneficiam dos programas de milhagem, transformando os créditos das milhas em passagens para viagens particulares, com a família. A rigor, custeadas pelos cofres públicos. Em maio, a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) assumiu a relatoria do projeto das milhas aéreas no serviço público, mas não se manifestou.O Tribunal de Contas da União se esquiva sobre uso de milhas aéreas pelos agentes públicos, posicionando-se “apenas de casos concretos”.  (No blog do Claudio Humberto)


Policial de São Paulo mata vigilante em Santarém

O policial rodoviário federal Carlos André da Conceição matou com dois tiros no peito, na manhã de domingo (23), o segurança David Martins Santos, 38 anos, morador do bairro do Santarenzinho, em Santarém.

No momento do crime, David cumpria seu trabalho de vigilante, no andar superior do coreto da Praça do Mirante, centro de Santarém. Ele era contratado por uma agência, que presta serviço para a prefeitura da cidade.

De acordo com o delegado Nelson Nascimento, o vigilante abordou alguns jovens em atitude suspeita no local. Ao ver a situação, o policial rodoviário, que também estava na praça, ao ver o segurança com uma arma, teria se apresentado e pediu a identificação de David. O vigilante teria reagido à ação do federal, que o confundiu com um assaltante e disparou vários tiros. David faleceu no local.

O policial rodoviário estava à paisana, passando férias em Santarém. Ele usou uma pistola ponto 40, de propriedade da polícia, para matar o segurança que portava uma arma calibre 38. Após cometer o assassinato, o policial rodoviário continuou no local e foi conduzido à Delegacia. O corpo do segurança foi removido para o IML e liberado no início da tarde.

INDIGNAÇÃO - Familiares e amigos da vítima se reuniram em frente à delegacia de polícia e ameaçaram invadir o prédio. Eles alegaram que o policial não foi preso e logo estaria de volta a São Paulo, estado onde atua como instrutor de tiros da Polícia Rodoviária Federal. A Polícia Militar reforçou a segurança ao redor da delegacia com policiais do Grupamento de Choque e de Operações Táticas.

Os policiais rodoviários federais que estiveram na delegacia, no momento da apresentação do colega de trabalho, foram recebidos pelos manifestantes com gritos de pedido de justiça. A viatura da PRF teve dificuldade para acessar a delegacia.

David Martins deixou a esposa e dois filhos. Os familiares do segurança prometeram lutar para punição do homicida.

LIBERADO - No início da noite de ontem (23), a Prefeitura expediu nota informando que a empresa de segurança Castro & Santos Segurança e Serviços, onde trabalhava a vítima, mantém contrato com o município para prestação de serviços de segurança desarmada na praça do Mirante e outros logradouros. Depois de prestar depoimento ao delegado Tiago Rabelo, o policial Carlos André foi escoltado até o aeroporto, onde embarcou de volta a São Paulo. No depoimento ele sustentou a alegação de que confundiu o vigilante com um assaltante.  (Dol)

Orientação aos companheiros, por Ricardo Noblat

Em sua edição mais recente, a VEJA afirma que está tão segura de que Marcos Valério disse o que ela publicou na semana passada como estava ao publicar em 1992 a entrevista de Pedro Collor responsável pelo início da queda do irmão dele, o então presidente Fernando Collor.

Para quem não lembra ou não sabe: a entrevista de Pedro foi gravada e filmada, e é a isso que a VEJA agora se refere indiretamente. Portanto, a de Valério também teria sido.

Não, não foi. A de Valério foi só gravada.

Valério soube que sua conversa com a VEJA fora gravada quando quis romper o trato feito com a revista: ela publicaria as declarações dele, mas as atribuiria a pessoas que as teriam ouvido diretamente de Valério.

Assim, a entrevista deixaria de ser uma entrevista, o que livraria Valério da responsabilidade de responder por ela diante da Justiça. Mas Valério não perderia a ocasião de mandar recados para quem quisesse e de fazer ameaças.

Agora, a orientação aos companheiros: cobrem da VEJA a gravação da conversa com Valério. Ela não poderá mostrá-la depois de ter negado que entrevistou Valério.

O companheiro Lula não pode cobrar. É mais conveniente para ele fingir que acredita que não houve entrevista - e, portanto, que a Veja não dispõe de gravação com Valério.

Continuem desacreditando a revista, chamando-a de mentirosa. Lula também não poderá fazê-lo. Nem mesmo o PT que tantas vezes já o fez. Imaginem só se, irritada, a revista acabasse divulgando a gravação.

Só não esqueçam que o momento é delicado.

Se a gravação vier a público, algum juiz de primeira instância poderia abrir um inquérito para apurar as acusações de Valério. Isso não seria bom para Lula.

Batam na VEJA por hábito e para não parecermos frouxos. Mas sem a virulência dos temerários e nem o descompromisso dos suicidas.

S.O.S Salinas (II)

Por Francisco Sidou, jornalista.
Caros amigos de Salinas:
Estamos tentando conseguir um espaço para a reunião de "refundação" da Associação dos Amigos de Salinas. Pleiteamos com o Secretário de Turismo, Dr. Adenauer Góes, que declarou seu apoio, a cessão do espaço do Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, pela sua privilegiada localização e fácil estacionamento à noite. Infelizmente, aquele espaço entrou em reforma até dezembro. Então, estamos precisando de outro local para realizar a reunião, à noite de uma quinta-feira, a partir das 20 horas, depois do dia 7 de outubro, para evitar associações indevidas com as eleições municipais. Alguém pode colaborar ?
Importante: na base do voluntariado, que é a essência da filosofia de ação da novel associação.
 
A praia do Atalaia, em Salinas: o retrato da civilidade (foto do Portal do Sal)
Estamos na fase de distribuição de tarefas. Por exemplo, o Madison Paz e a Célia Shibata estão com a missão de pesquisar um modelo de estatuto, nos moldes de Organização Não Governamental. A adaptação do estatuto ao modelo da Associação dos Amigos de Salinas poderia ficar a cargo dos conceituados advogados Deusdedith Brasil e Roberto Zalouth, se eles aceitarem, claro. O Manoel Pompeu, que tem experiência na área, poderá nos ajudar na formatação de um projeto de gestão ambiental nos moldes de uma Cooperativa de Catadores e reciclagem do Lixo atirados nas praias de Salinas, com a participação da própria comunidade, gerando ocupação e renda para a juventude sem emprego e sem perspectivas de trabalho na cidade. Ao Pompeu se juntarão o competente técnico Francisco Pacheco, da equipe técnica da SEIDURB, que assessora a Política de Resíduos Sólidos para o Estado Pará e a jovem engenheira sanitarista Evelyntas, da SAEB.

Já contamos com a adesão dos advogados Deusdedith Brasil e Roberto Zaluth, dos economistas Antônio Ximenes, Francisco Pacheco , Charles Alcântara, Célia Shibata e Marcus Gonçalves, do professor Francisco Alberto Rocha e dos conceituados jornalistas Bernardino Santos, Raymundo Mário Sobral, Linomar Bahia, Guilherme Augusto que , com certeza, nos darão "aquela força" na divulgação das atividades da novel Associação.
Estamos otimistas. Devo esclarecer que não pleiteio nenhum cargo na Associação. Pretendo apenas colaborar como facilitador no apoio logístico de "refundação" em forma de ONG e nas atividades de campo. Os dirigentes serão escolhidos dentre e pelos presentes à reunião de Assembléia Geral para constituição da diretoria provisória da entidade. No "Facebook" a idéia está ganhando a cada dia mais adeptos . Mãos à obra, pois!

Obs: ao receberem essa mensagem os amigos também estão convidados para a reunião de Assembléia Geral de "refundação" da Associação dos Amigos de Salinas - AAS. Essa sigla, que lembra remédio contra febre, também será renovada, para evitar associações indevidas. .. A data, local e horário serão brevemente confirmados pela imprensa, blogosfera/facebook.

Leitorado:

De Madson Paz de Souza - Belém/Pa, sobre a postagem O novo Centro Recreativo
"Caro Ercio,
Não sou Mocorongo, mas adoro a "Pérola do Tapajós" e a sua gente que, sem dúvida alguma está de parabéns com a revitalização do Centro Recreativo. Um segundo CR (com letras maiúsculas) que renasce para quem traz nas veias o sangue azul e a flama do primeiro.
Sem contestações, mas é importante saber como o clube foi reestruturado. Para que os antigos sócios não mais tenham direito a frequentar o clube, certamente o próprio estatuto da agremiação passou por reformulações profundas e por reavaliações de natureza legal quanto a legítima propriedade do acervo patrimonial do CR. Verdades ao largo, fico curioso para saber qual a configuração estatutária assumida para estabelecer limites de títulos disponibilizados por pessoa física ou jurídica, para evitar que um clube social tenha conotação de empreendimento meramente empresarial. É o que parece, quando o Mocorongo revela que dos 140 títulos vendidos, 20 estejam em poder de um empreendimento hoteleiro. Nada contra a aquisição de quotas patrimoniais por pessoa jurídica, mas, entendo que um clube social é por excelência uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, mais ainda quando se trata de um centro recreativo, é como tal, incongruente que seja direta ou indiretamente constituída como instituição com fins lucrativos. O importante, no caso é que nenhuma pessoa jurídica tenha se tornado associado majoritário do Centro Recreativo. Será que há pessoa física detentora de mais de 20 títulos de sócio proprietário???"

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O novo Centro Recreativo

Nos cinco dias que permaneci em Santarém, tomei conhecimento de muitas coisas boas. Eis uma delas: o Centro Recreativo, clube social já desativado há mais de 20 anos, está com a sua sede social totalmente revitalizada. Uma beleza! Até os móveis - mesas e cadeiras - são novos e da melhor qualidade. A obra está quase toda concluída e a inauguração está prevista para acontecer no próximo mês de outubro ou em dezembro (reveillon), com uma big festa-show para os seus associados e  convidados.Quem bancou os elevados custos de mão-de-obra e material para a execução desta obra? Eis a explicação que me foi dada: foram vendidos 120 títulos de ´sócio proprietário` ao preço de R$ 8 mil cada um. Os 120 compradores é que terão o direito de frequentar o clube e mais ninguém, uma vez que não está prevista  a venda de outros títulos. E os antigos sócios? Não terão direito a nada, assim decidiram os 120 ´donos` do CR. Quer dizer, o patrimônio do clube, não se sabe como, passou a ser desse grupo e nele está incluído o Hotel Barrudada, que adquiriu 20 títulos, recentemente.
A fachada do novo CR
Já foram eleitos os dirigentes do ´Novo Centro Recreativo`. Geraldo Sirotheau é o presidente; Celso Matos, o vice e, Carlos Meschede, preside o Conselho Deliberativo. Não anotei os nomes dos ocupantes dos demais cargos.
 O salão de festas com palco e camarim
O arquiteto - Ney Imbiriba - que elaborou e executou o projeto da revitalização,  procurou preservar ao máximo as características do antigo prédio que, é importante frisar, corria sério risco de desabamento.
  O salão do Bar
Parabéns a todos que contribuiram para embelezar este querido clube que eu tive a honra de presidir na década de 70 e que era o point da chamada ´alta sociedade santarena`. (Fotos: deste blog)
Atualização às 13h30:
Foram vendidos 140 titulos, e não 120.

Clonando Pensamento: Sobe e desce nas pesquisas

"Todas as pesquisas eleitorais feitas até agora em Santarém pela Doxa e Ibope tem discrepâncias nos seus números. A tal ´margem de erro` de 5% ou 4% continua criando a expectativa para o verdadeiro resultado, ao apresentar uma diferença entre os dois principais candidatos, maior ou menor. Uma coisa, porém, é certa: Lusineide (PT) é a única que subiu em todas as pesquisas, mesmo que haja diferenças gritantes entre uma e outra. A metodologia que cada instituto tem na aplicação de seus questionários pode ser a tônica dessa diferença, se não for outra coisa... Mas outra coisa é certa: Von não sobe mais e só tende a cair, e dependendo do ritmo imprimido no final da campanha pela equipe de Lusineide, ela poderá ultrapassá-lo no dia 07/10. É ver para crer..." (Jota Ninos, jornalista e blogueiro)

Aumento do valor do TFD em Alenquer


A Justiça Federal do Pará determinou que o município de Alenquer aumente para R$ 520 mensais o valor pago para pacientes que fazem Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Atualmente é pago apenas R$ 100 por mês para quem faz tratamento em Belém, e R$ 75 para quem faz tratamento em Santarém. A decisão é da juíza federal de Santarém, Marília Gurgel de Paiva e Sales, e foi tomada em processo iniciado a partir de ação do Ministério Público Federal. (No Repórter 70 - jornal Diário do Pará)

Começa hoje o pagamento dos servidores públicos do governo do Pará

O governo do Estado inicia nesta segunda-feira (24) o pagamento dos servidores públicos, da administração direta e indireta, referente ao mês de setembro. Confira o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead):

Dia 24 – Inativos militares e pensionistas civis e militares;

Dia 25 – Inativos civis e pensões especiais/ Sead;

Dia 26 – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, Procuradoria Geral, Naf, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur;

Dia 27 – Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, Fundação Tancredo Neves, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Imep, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, CPH e NGTM;

Dia 28 – Seduc.

E, ATENÇÃO!
O Banco do Estado do Pará (Banpará) informa que, em virtude da paralisação nacional da categoria bancária, os clientes poderão utilizar os caixas eletrônicos localizados nas salas de auto atendimento das agências e em estabelecimentos comerciais localizados em Belém e nos demais municípios do Estado, onde o Banco está presente, além dos mais de 30.000 pontos de atendimento da Rede Compartilhada e do Banco 24 horas espalhados pelo País; suporte tecnológico pelo Internet Banking, acessado pelo site www.banparanet.b.br;  a Central Banpará, pelo número 3004-4444, para toda a Região Metropolitana de Belém e pelo 0800 285 8080, para as demais localidades. (Fonte: Ag. Pará)

"Pérola do Tapajós": Edinaldo Mota

EDINALDO MOTA - advogado e ex-radialista

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pausa

Sómente na próxima segunda-feira (24) voltarei a atualizar este blog. A partir de hoje e até domingo, estarei ausente de Belém. Irei fazer uma visita ao meu querido irmão Emir, residente em Santarém, e que está enfrentando sérios problemas de saúde.

Atriz famosa descobre que perdeu a perna 18 meses após amputação

A atriz húngara Zsa Zsa Gabor, de 95 anos, descobriu que teve uma perna amputada 18 meses após a cirurgia em que perdeu a maior parte do membro, disse nesta quarta-feira (19) o jornal norte-americano "New York Post". Segundo o marido Frederic von Anhalt declarou ao jornal, ela tem saúde frágil, "com uma mão paralisada e outra curta demais para alcançar a altura da perna". 
Zsa Zsa Gabor (Foto: Curt Wilcott/AP) 
Zsa Zsa Gabor
De acordo com o jornal, após tentar se sentar, ela disse "horrorizada" ao seu nono marido: "Há algo faltando".
Zsa Zsa Garbor foi "sex-symbol" de Hollywood nos anos 50. A atriz é famosa por seus muitos casamentos e personalidade forte. Entre seus filmes mais importantes estão "Moulin Rouge" (1952), "A história de três amores" (1953), "The girl in the Kremlin" (1957), e o clássico de Orson Welles "Touch of evil" (1958).
Zsa Zsa Gabour (ao centro) em cena de 'Moulin Rouge', de 1952 (Foto: Divulgação) 
Zsa Zsa Gabour (ao centro) em cena de 'Moulin Rouge', de 1952 (Foto: Divulgação)
Ela tem uma saúde frágil desde um acidente de carro em 2002 e uma queda da cama em 2010, segundo o jornal. Em 2011, ela teve a perna direita amputada cima do joelho.
De acordo com o jornal, seu marido diz que "ela não sabe que recebe comida através de um tubo. Apenas a deixaria chateada. Ela era sempre tão glamourosa, e é tão vaidosa".

"Pérola do Tapajós": Dica Frazão

Dona Dica Frazão - artesã

Mudança na SESPA

O ex-vereador Fernando Dourado, que desistiu da reeleição, é tido como nome certo para voltar à SESPA em meados de outubro, substituindo o médico Hélio Franco. (No Repórter 70 - O Liberal)

Dom Flávio Giovenale é novo bispo de Santarém

O papa Bento XVI nomeou Dom Flávio Giovenale o novo bispo da Diocese de Santarém. A nomeação foi realizada no dia 19. Giovenale, que esteve à frente da Diocese de Abaetetuba, no nordeste do Pará, ocupa atualmente o cargo de presidente da Cáritas Brasileira, entidade que trabalha em defesa e promoção de direitos, incidência e controle social de políticas públicas, construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável. 
A Diocese de Santarém estava sob a Administração do Monsenhor Padre Luis Pinto desde março deste ano. Ele assumiu a Diocese quando o Bispo Dom Esmeraldo Barreto foi designado pelo Papa Bento XVI a assumir a Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia.
 
Dom Flávio Giovenale chega a Santarém no dia 15 de dezembro e tomará posse no dia 16, na Igreja de São Francisco de Assis no Caranazal. 
 
Curriculum - É sacerdote católico da ordem dos salesianos, originário da cidade de Murello, Itália, nascido no dia 6 de maio de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo, entre os anos de 1975 e 1976, e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo, entre 1978 e 1981. Fez pós-gradução pela Universitá Pontifícia Salesiana (Fac. Spiritualitá) em Roma (1984-1985). Declarou seus votos religiosos em 8 de setembro de 1971 e sua ordenação Presbiteral ocorreu em 20 de dezembro de 1981 em Murello (Itália). Foi ordenado Bispo em 8 de dezembro de 1997, assumindo a Diocese de Abaetetuba. Antes de ser nomeado Bispo, Dom Flávio Giovenale trabalhou na Pastoral Vocacional no Estado do Pará de 1982 a 1983, foi Reitor do Seminário Menor em Manaus (AM) entre os anos de 1986 a 1989, retornando novamente ao cargo de Reitor do Seminário Maior em Manaus durante um ano (1990-1991); foi Ecônomo da Província de 1992 a 1997 e Procurador Missionário para o Brasil nos anos de 1994 a 1997. Como Bispo exerceu o cargo de Secretário Executivo nos anos de 1999 a 2003 e Presidente de 2004 e 2007 do Regional Norte 2 da CNBB. Este ano, Dom Flávio foi eleito a assumir, pela segunda vez, o cargo de Secretário Executivo da CNBB Norte 2.   (Portal ORM)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Advogado quer senador denunciado fora de sabatina

O conselheiro federal da OAB do Ceará, advogado Jardson Cruz, defendeu no Conselho Federal da OAB que sejam considerados impedidos ou suspeitos para votar, no processo de sabatina dos indicados a ministro do Supremo Tribunal Federal, os senadores que estejam denunciados e com denúncia recebida na Suprema Corte. A proposta ainda será analisada pelo Conselho. Se acatada, a OAB vai levar a ideia adiante.

De acordo com o advogado, a participação do senadores denunciados perante o Supremo na aprovação do ministro indicado pela Presidência provoca um "profundo mal estar". Para Jardson, o Brasil vive uma "situação inusitada: o cidadão indicado para o cargo de ministro do STF, que julgará o processo do Senador denunciado criminalmente, fica na dependência do voto deste para ser nomeado".

Ele acredita que "qualquer insinuação de que o cidadão sabatinado esteja propenso a dar uma resposta à exigência constitucional de celeridade, concluindo em prazo razoável os processos envolvento parlamentares, contribuirá para a não aprovação do seu nome".

Em contrapartida, afirma no documento, "caso repute como não prioritário o julgamento de tais processos, como, obviamente, desejam os acusados, contribuirá para que a prescrição incida ficando os processos sem julgamento, estimulando a impunidade".

Segundo consta em publicação do ministro Celso de Mello, disponível no site do STF, desde 1891 o Senado Federal rejeitou apenas cinco indicações presidenciais, todas elas durante o governo Floriano Peixoto.  (Conjur)

Juízes recorrem ao STF para Dilma não mexer no orçamento do Judiciário

As três mais importantes associações de magistrados do país — a AMB, a Ajufe (juízes federais) e a Anamatra (juízes trabalhistas) — ajuizaram, no Supremo Tribunal Federal, mandado de segurança conjunto com pedido de liminar (MS 31627), a fim de que a presidente Dilma Rousseff e o Congresso sejam obrigados a aprovar a proposta do Poder Judiciário pertinente à revisão geral anual dos subsídios dos ministros do STF, como parte da Lei Orçamentária de 2013. A petição foi distribuída à ministra Rosa Weber.

Assim, os impetrantes requerem que “o ministro designado relator defira o pedido de liminar, determinando a suspensão do processo legislativo em curso perante o Congresso, de forma a impedir o exame e a votação do projeto da lei orçamentária de 2013, até o julgamento final da ação proposta, para, alternativamente, determinar à presidente da República que reenvie a proposta da lei orçamentária de 2013 contemplando a integralidade da proposta orçamentária do Poder Judiciário”. 

Jesus era casado? Novo fragmento de papiro alimenta o debate

Um fragmento de um antigo papiro escrito no antigo idioma copta, e até agora desconhecido, contém frases que sugerem que Jesus tenha sido casado, numa descoberta que deve alimentar o acalorado debate sobre esse tema no mundo cristão.

A existência do fragmento do século 4o, não muito maior do que um cartão de visitas, foi revelada na terça-feira numa conferência proferida em Roma por Karen King, professora da Escola de Divindade de Harvard, de Cambridge (Massachusetts).

Nesse pedaço, leem-se as palavras: "Jesus disse a eles: minha esposa...".

"A tradição cristã por muito tempo manteve que Jesus não foi casado, embora nenhuma evidência histórica confiável exista para amparar essa afirmação", disse King em nota divulgada por Harvard.

"Esse novo Evangelho não prova que Jesus foi casado, mas nos diz que toda a questão só apareceu como parte dos inflamados debates sobre sexualidade e casamento."

Apesar da posição oficial da Igreja Católica de que Jesus nunca se casou, o tema reaparece regularmente - especialmente em 2003, quando da publicação do best-seller "O Código da Vinci", que irritou muitos cristãos por se basear na ideia de que Jesus se casou e teve filhos com Maria Madalena.

King disse que o fragmento, apresentado no Décimo Congresso Internacional de Estudos Coptas, representa o primeiro indício de que alguns protocristãos acreditavam que Jesus havia sido casado.

Roger Bagnall, diretor do Instituto para o Estudo do Mundo Antigo, em Nova York, disse acreditar que o fragmento, chamado por King de "O Evangelho da Esposa de Jesus", seja autêntico.

Mas especialistas ainda irão analisar melhor o fragmento e submetê-lo a testes, com especial atenção para a composição química da tinta.

O fragmento, esfarrapado e amarelado, pertence a um colecionador privado anônimo, que contatou King para que o ajudasse a analisar e traduzir o material, que teria sido descoberto no Egito ou talvez na Síria.

King disse que só por volta do ano 200 a afirmação de que Jesus era solteiro começou a aparecer, por intermédio de um teólogo conhecido como Clemente de Alexandria.

"Esse fragmento sugere que outros cristãos desse período estavam dizendo que ele foi casado", afirmou ela, ressaltando que o papiro não comprova a existência de uma esposa de Jesus.

"A tradição cristã preservou apenas aquelas vozes que diziam que Jesus nunca se casou. O ‘Evangelho da Esposa de Jesus' agora mostra que alguns cristãos pensavam o contrário." A análise de King deve ser publicada em janeiro de 2013 pela Harvard Theological Review.
Mais aqui >Papiro diz que Jesus se casou

Trabalhadores dos Correios em greve a partir de hoje

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) aprovaram na noite de ontem a deflagração de uma greve por tempo indeterminado em pelo menos 18 estados e no Distrito Federal.

Conforme balanço parcial das assembleias repassado à Agência Brasil pelo comando nacional da categoria, aprovaram a paralisação a partir de amanhã (19) os trabalhadores dos Correios das seguintes unidades da Federação: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em Minas Gerais e no Pará, a categoria já havia iniciado a greve na semana passada.

Aos paraenses legítimos (texto de Ruth Rendeiro)

Sou da terra onde a Lobrás se chamava 4 e 4 e se ia lá pra comprar fechoeclair e trocar aquele que escangalhou na velha calça que fica no redengue. No rumo da Presidente Vargas uma parada para... a merenda no Jangadeiro:garapa e pastel eram os meus preferidos, mesmo que eu me sentisse depois empanturrada, com vontade de bardear dentro do ônibus Aero Clube. Às vezes o piriri era inevitável. Mal dava tempo de chegar em casa.

Ahh a minha casa... Morei anos e anos na Baixa da Conselheiro e um dos meus divertimentos preferidos era pegar água na cacimba da Gentil. Sempre fui meio alesada e deixava boa parte da água pelo caminho. O balde chegava quase sem nada, motivo pra ouvir da minha avó: não te brigo nem te ralho, só te olho.

Na minha terra não se empina pipa, mas papagaio, curica e cangula, sempre olhando pra ver se eles não estão no leso e nunca deixando a linha emboletar. Depois do laço, a comemoração, maior ainda se cortou e aparou. Se perdeu a frase inevitável: laufoiele. Era um segurando o brinquedo artesanal feito de qualquer papel, enquanto o outro gritava de longe: larga ! E o empinador sai correndo. Não gostava dessa função, sempre me abostava e os meninos eram implacáveis: cheira lambão, a velha caiu no chão e depois ainda me arremedavam...

Peteca ou fura-fura eram mais compatíveis com a minha leseira. Um triângulo desenhado no chão e dentro dele as pequenas bolinhas de vidro. Tirou de lá, ganhou a que saiu ou quem conseguia o tel. No fura-fura era essencial amolar bem a ponta do arame e sair jogando, emendando um ponto a outro sem nunca deixar que o adversário nos cercasse.
Lá na minha terra peixe não fede, tem pitiú e quem não toma banho direito tem piché. Gostamos de ser chamados de papa-chibé, aquele que adora uma farinha e que faz miséria com ela. Manga com farinha, doce de cupuaçu com farinha, sopa com farinha, macarrão com farinha. Um caribé bem quente, ralinho serve pra dar sustança ao doente e um chibé é excelente com peixe fritinho. Farinha só é ruim quando dizem: ihhh ta mais aparpada que farinha de feira !

O pirão do açaí é quase um ritual... Pode-se usar farinha d’água baguda ou mesmo a fina amarela, mas nada melhor que uma farinha de tapioca bem torradinha. Depois de tomar uma cuia bem cheia (meio litro em diante), daquele um, tipo papa é inevitável deixar a mesa todo breado e empanturrado. A barriga por acolá de tão cheia. Hora de ir para rede reparadora. Uma hora de momó é suficiente pra curar aquele despombalecimento.

A gastronomia na minha terra é tudo de bom. Se não tem pão comemos tapioquinha com manteiga ou pupunha no café, quem sabe até um bolo de milho recém-saído do forno com uma manteiga por cima da fatia, derretendo. O pão pequeno é careca e o curau, canjica e a canjica, mingau de milho. Tem gente que não gosta e ficava encarnando que esses pratos não são típicos. Preferem uma unha com bem pimenta ou um beijo de moça bem torradinho.

Na minha infância o doce que mais consumíamos, em frente ao Grupo era o quebra-queixo. De amendoim ou de gergelim. O risco era ele cair na panela que sempre havia na boca da molecada. A dor era insuportável! Muitas vezes voltei pra casa correndo, debaixo de chuva pra colocar álcool no dente, adormecer até a panela parar de doer. – Vai na chuva mesmo? – Claro não sou beiju !

Nossa Senhora de Nazaré pode ser chamada de Naza e a erisipela de izipla. Cabelos grossos e cortados curtos viram espeta caju e quem pede muito é pirangueiro, filho de pipira. É proibido malinar, andar fedorento, ser um pirento inconveniente, desses que arrancam o cascão.
Embora politicamente incorreto, adoro lembrar o “carro da phebo” passando e os lixeiros invocados tendo que ouvir esses gracejos.

Quantas vezes ouvi da minha avó, da minha mãe: - Só te digo vai! ou de uma amiga pedindo para que a gente se demorasse mais um pouco: - Espere o vinho de cupu. E o calendário paraense que além do ontem tem o dontonte e o tresontonte ?

(Colaboração do leitor José Wilson Malheiros)