Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

É bom saber...

Tropeço no tribunal
Ufa! Depois de 9 anos, Gil Rugai vai a julgamento. Ele é acusado de matar o pai e a madrasta. Há poucas provas contra ele. Uma delas: a marca do pé na porta da biblioteca aberta com um chute. "Não existe na porta dois ou três tipos de pés", disse o advogado de acusação ao falar no assunto. Estava diante de câmeras de tevês de Europa, França e Bahia.

Ops! Pegou mal. O profissional pisou a concordância. Caiu na velha esparrela dos que confundem haver com existir . O dissílabo é impessoal. No sentido de existir e ocorrer, só se conjuga na 3ª pessoa do singular. Assim: Não há na porta dois ou três tipos de pés. Houve distúrbios durante o depoimento de Gil Rugai. Há poucas testemunhas no caso.

Existir joga em outro time. O verbo não tem parentesco nem distante com haver. Se um é impessoal, o outro não tem nada com o capricho. Laborioso, o trissílabo, em qualquer acepção, se conjuga em todas as pessoas, tempos e modos: Não existem na porta dois ou três tipos de pés. Existiram distúrbios durante o depoimento de Gil Rugai. Existem poucas testemunhas no caso.   (Blog da Dad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário