Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 19 de maio de 2013

É bom saber...

Jornais, telejornais e debates deram espaço pra lá de generoso a dois assuntos. Um deles: a MP dos Portos. O outro: a PEC das Domésticas. O que há de comum entre ambos? O uso de siglas. De tão repetidas, as letrinhas se tornam pra lá de familiares. Não é por acaso. Trata-se de recurso da língua pra entrar no clima da modernidade. Nestes tempos em que o tempo é o nosso maior luxo, um mandamento sobressai: menor é melhor.

Nós as repetimos com intimidade. É o caso da PEC das Domésticas. O trio quer dizer proposta de emenda à Constituição. É o caso, também, de MP, redução de medida provisória. E CEP? Trata-se de código de endereço postal.

As siglas dão e cobram. Dão rapidez e economia. Cobram respeito à grafia. Como escrever tão especiais criaturas? Assim:

1. Todas as letras maiúsculas em dois casos:
1.1. Se a sigla tiver até três letras: PM (Polícia Militar), UTI (unidade de terapia intensiva), PIB (produto interno bruto), OEA (Organização dos Estados Americanos), OMC (Organização Mundial do Comércio), UE (União Europeia), TAM (Trasnsportes Aéreos Marília)

1.2. Se as letras forem pronunciadas uma a uma: INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), SHTN (Setor Hoteleiro de Turismo Norte), IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

2. Só a inicial maiúscula nos demais casos : Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Detran (Departamento de Trânsito), Senac ( Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial )
(Fonte: Blog da Dad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário