Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sebastião Tapajós lança seu novo trabalho 'Da Lapa ao Mascote'

Músicas que caracterizam o regionalismo brasileiro, passando pelo samba, pela bossa e pelo carimbó fazem parte do CD de Sebastião Tapajós, 'Da Lapa ao Mascote'. O primeiro show de seu novo trabalho será nesta sexta-feira (17), às 20h, em Santarém, terra natal do instrumentista. Depois, o músico leva o show para Belém e para o Rio de Janeiro.
'Da Lapa ao Mascote' traz um repertório de autoria do músico, com canções que caracterizam o regionalismo brasileiro, passando pelo samba, pela bossa e pelo carimbó até o encontro das culturas regionais que formam algo único. O álbum é uma homenagem a dois locais tão ligados à arte, o bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, com sua representatividade artística, e o Bar Mascote, o mais antigo de Santarém, no Pará, ponto de encontro de poetas, músicos e compositores do norte do Brasil. O trabalho busca registrar as novas composições de Tapajós e divulgar o talento de 11 jovens instrumentistas santarenos.

Sobre o artista - Sebastião Tapajós começou a estudar violão ainda criança e, aos 10 anos, já tocava profissionalmente no conjunto de baile 'Os Mocorongos'. Aos 20 anos, foi estudar na Europa e formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal, além de estudar guitarra no Instituto de Cultura Hispânica, na Espanha. De volta ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967, ano em que gravou seu primeiro disco solo, 'Violão e Tapajós'. De lá até hoje são mais de 50 discos lançados no Brasil e em outros países, onde mostra seu talento como instrumentista e compositor. 
A gravação do CD e a realização dos shows têm patrocínio do Programa Natura Musical, por meio do Edital Regional Pará 2012 e da Lei de Incentivo Semear.
Serviço: Show de lançamento do CD 'Da Lapa ao Mascote', de Sebastião Tapajós. Em Santarém, nesta sexta-feira (17), a partir das 20h, no Centro Recreativo de Santarém (Rua Floriano Peixoto, 529). Mais informações: (93) 3522-1776. O lançamento em Belém acontece no dia 23, às 21h, no Theatro da Paz. Os ingressos são grátis.  (Fonte: Portal ORM)


Homenagem - Sebastião Tapajós recebeu ontem, merecidamente, o título de “Doutor Honoris Causa” da UEPA, às 17h, no auditório de Centro de Ciências Sociais e Educação, no Campus I, em Belém. O título é atribuído a personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em favor das artes, das ciências, da filosofia, das letras, promoção da paz, de causas humanitárias, por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendem famílias, pessoas ou instituições, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Durante a solenidade, o músico santareno recebeu das mãos da reitora Marília Brasil Xavier as vestes talares, além do Diploma e da Ata do Conselho Universitário que lhe outorgou o título.
Marília Xavier, Sebastião e Vicente Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário