Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 30 de julho de 2013

Belém fica na 628º posição do PNUD 2013

Belém ocupa a posição 628º no ranking do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que divulgou nesta segunda-feira (29) o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos 5.565 municípios brasileiros. Os dados são do Atlas Brasil 2013.

Com índice de 0,746, a capital paraense divide a colocação com outros 19 municípios, tais como Nuporanga (SP), Colatina (ES) e Muçum (RS), e está atrás de capitais como Fortaleza (CE), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). O índice considera indicadores de saúde, renda e educação.

Segundo análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), embora tenha ficado como terceira colocada entre as capitais da região Norte, Belém está em primeiro lugar entre os municípios da região metropolitana.

O menor IDHM ficou com Santa Bárbara (0,627) e segundo maior com Ananindeua (0,718). Os municípios de Santa Isabel do Pará, Benevides e Marituba podem ser considerados como IDHM médios.
Dentre as 27 capitais, Florianópolis lidera lista
Florianópolis (SC) é a capital brasileira com maior avaliação do Pnud, com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,847. O estudo é baseado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado ontem (29). Belém ficou com a 21ª colocação.

Dentre as melhores, Vitória (ES) conquistou índice de 0,845, seguida de Brasília (DF), com 0,824, Curitiba (PR), com 0,823, e Belo Horizonte (MG), com 0,810. Juntas elas representam as cidades com os melhores índices em educação, renda e saúde.

Embora seja a maior cidade e a mais rica do país, São Paulo (SP) alcançou IDHM de 0,805 e ocupa a sétima posição. Das 27 capitais brasileiras, sete possuem nível considerado muito alto e todas as demais possuem avaliação considerada alta.
Mais aqui > Veja os 10 municípios do Pará com os piores IDHMs

Nenhum comentário:

Postar um comentário