Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 17 de agosto de 2013

Bolsa Família: Cem mil famílias do Pará terão que fazer recadastramento


Cem mil famílias terão que fazer recadastramento (Foto: Cézar Magalhães/Diário do Pará)
(Foto: Cézar Magalhães/Diário do Pará)
Mais de 100 mil famílias paraenses beneficiárias do Programa Bolsa Família precisam se recadastrar para não perder o benefício. Ao todo 101.119 famílias que recebem do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o benefício estão há mais de dois anos sem atualizar seus dados e precisam fazer a revisão cadastral no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 13 de dezembro.

Os responsáveis pelo recebimento do benefício devem procurar, em seus municípios, os gestores do programa e apresentar os documentos de identificação pessoal do Responsável Familiar e demais pessoas da família, bem como comprovante de residência e conta de energia elétrica, entre outros, que ajudem na qualificação da coleta de informações. No Pará a cidade que tem a maior porcentagem de famílias que dependem de recadastramento é Bragança. Das 15.336 famílias, 7.548, ou 49,2%, correm o risco de perder o benefício.

Em todo o Brasil mais de 1,6 milhão de famílias beneficiárias estão nesta situação. O diretor de Departamento de Benefícios do MDS, Walter Emura, explica que, caso os dados não sejam atualizados, o benefício poderá ser bloqueado. “Os beneficiários não devem deixar para fornecer os dados na última hora. A partir de janeiro de 2014, se a família não atualizar o cadastro, ocorre o bloqueio. E o benefício poderá ser cancelado, se a situação persistir.”

As famílias que devem passar pela revisão cadastral já foram comunicadas por meio de mensagens nos extratos de recebimento do benefício no mês de julho, alertando sobre a necessidade de procurar o órgão local responsável pelo programa. Além disso, os beneficiários também receberão, em agosto e setembro, correspondências em casa sobre o mesmo assunto.

As informações familiares a serem atualizadas são: endereço, renda, documentação, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir deste ano, os gestores municipais também irão registrar, caso o responsável familiar possua, o número do telefone celular. Essa informação pode ser importante em caso de necessidade de contato direto e rápido com as famílias. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário