Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 17 de agosto de 2013

STJ define critério para cálculo da 'desaposentadoria'

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu os critérios para o cálculo da chamada "desaposentação", quando se renuncia ao benefício atual para requerer nova aposentadoria em busca de aumentar os vencimentos. A decisão foi tomada na quarta-feira (14) e divulgada pelo tribunal ontem (16).

Em maio, o STJ já havia decidido que a pessoa que se aposentou, mas continuou trabalhando e contribuindo para a Previdência, pode desistir do benefício e pedir posteriormente um novo benefício mais favorável, sem ter que devolver os valores.O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é contra a "desaposentação" porque, para o órgão, renunciar ao benefício é inconstitucional. Em recurso contra a decisão do STJ, o INSS questionou como seriam feitos os pagamentos.
 
De acordo com a Primeira Seção, devem ser considerados os salários de contribuição subsequentes à aposentadoria a que se renunciou.

Apesar de o STJ ter tomado decisões no sentido de autorizar a desaposentadoria, a palavra final sobre o tema será dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que já começou a julgar o tema, mas adiou a discussão, que não tem data para ser retomada.
 
Segundo dados do STF, cerca de 1,75 mil processos em todo o país estão parados à espera do julgamento do assunto pelo Supremo. Mas só estão paralisados os processos que questionam a constitucionalidade da desaposentação – por isso, o STJ continua a tomar decisões sobre o tema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário