Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Réus do mensalão começam a se entregar à Polícia Federal

Brasília - A Polícia Federal em Brasília confirmou nesta sexta-feira o recebimento dos 12 mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e alguns dos condenados já começaram a se entregar. A expectativa é que todos os réus se apresentem espontaneamente à polícia em seus respectivos Estados para depois serem encaminhados à Superintendência da PF no Distrito Federal. Uma aeronave já está pronta para o transporte.
José Genoino foi o primeiro condenado a se entregar
Agentes da PF também estão preparados para ir atrás dos condenados que não se entregarem, mas só poderão cumprir os mandados na residência dos réus durante o dia, ou seja, só a partir de amanhã. Os mandados estão sendo cumpridos em ao menos quatro Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo.

A defesa do publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, disse ao iG que discute agora como ele irá se entregar. O advogado do deputado licenciado José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, confirmou a ordem de prisão e o petista chegou à sede da Polícia Federal em São Paulo às 18h20. Ele foi o primeiro a se entregar. A ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos, o ex-sócio Cristiano Paz, o ex-deputado Romeu Queiroz e a ex-presidente do Banco Rural Katia Rabelo se apresentaram à sede da PF em Minas Gerais.

O ex-ministro José Dirceu está em casa, em Vinhedo, interior de São Paulo, acompanhado da família e também deve se entregar hoje.

Uma vez em Brasília, os réus ficarão sob custódia da Polícia Federal até o momento em que o juiz de execuções penais expedir o documento para que cada um cumpra a pena de prisão, respeitando-se o regime (fechado, semiaberto, aberto), o Estado de origem e a comarca.

O presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, determinou na tarde desta sexta-feira (15) o trânsito em julgado do processo do mensalão para 16 réus, entre eles Dirceu, Genoino e Valério. Mas nem todos esses réus tiveram o mandado expedido.

Barbosa usou a prerrogativa de decidir sozinho os casos dos réus e das penas em que não há mais possibilidade de recurso, sem necessariamente submeter essa análise aos demais ministros da Corte.
Veja a lista dos réus que têm mandado de prisão:

- Regime fechado:
1. Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil
2. Marcos Valério, operador do mensalão
3. Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério
4. Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural
5. José Roberto Salgado, ex-executivo do Banco Rural
6. Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério

- Regime fechado, mas que inicialmente será semiaberto
7. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil
8. Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT
9. Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério

- Regime semiaberto:
10. Romeu Queiroz, ex-deputado (PTB)
11. Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (atual PR)
12. José Genoino, ex-presidente do PT
Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário