Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Turismo: 230 roteiros pela costa brasileira em 12 navios

Cabines de navios de cruzeiros são uma proeza do design. Em poucos metros quadrados, todo o mobiliário é distribuído de forma harmoniosa, resultando num ganho acentuado de espaço e equilíbrio. Pois bem, na temporada 2013/2014 de navios na costa brasileira, milhares de passageiros - novos ou veteranos - vão ver essas acomodações em 12 embarcações, que vão rasgar o Atlântico, num total de 230 viagens. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a expectativa é que 648 mil lugares sejam vendidos até abril, quando termina a saga náutica desses gigantes - alguns com capacidade para quase 5 mil passageiros, fora os tripulantes.
Deck do navio Empress: cruzeiro abriu a temporada para passeios por São Paulo e Rio de Janeiro (Pullmantur/Divulgação)
Deck do navio Empress: cruzeiro abriu a temporada para passeios por São Paulo e Rio de Janeiro
Mesmo que a previsão carregue um número grandioso, ele está 15% aquém da temporada passada, que registrou 732.163 passageiros - ou hóspedes, como as companhias marítimas chamam. E bem abaixo do recorde brasileiro, alcançado em 2011/2012, quando 805.189 pessoas navegaram nesses transatlânticos, sendo quase 15% de estrangeiros, a maioria argentinas. Vale lembrar que em 2010/2011 o Brasil abrigou 20 navios.

Ricardo Amaral, presidente da Abremar, afirma que o número menor de embarcações se deve aos altos custos das operações portuárias (taxas) e à infraestrutura ainda deficiente de muito portos do Brasil. Mesmo assim, muitos pacotes já foram comprados antes de os navios fazerem soar a primeira sirene, que anuncia a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário