Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dilma: "Foi um orgulho fazer uma política que transforma"

A presidente Dilma Rousseff tomou café da manhã, nesta quarta-feira (18), com os jornalistas que fazem a cobertura do Palácio do Planalto (foto acima). No encontro, Dilma conversou sobre economia, educação, saúde e os programas de transferência de renda, que retiraram, nos últimos anos, 22 milhões de brasileiros da pobreza extrema. Confira trechos da conversa:
Combate à pobreza
"Não posso deixar de dizer que tenho orgulho da gente ter sido capaz de focar a política de superação da pobreza. (…) Acho que temos sido capazes de, em dois anos e meio, tirar 22 milhões de brasileiros da pobreza é um orgulho para mim. Porque demonstra maturidade e domínio do instrumento público de política. Pudemos fazer isso porque viemos do patamar de evolução de dez anos. (…) Para mim foi um orgulho grande, quando chegar que vê um ponto de maturação, fazer uma política que transforma".
Mais Médicos
"Considero importante o Mais Médicos. Se vai levar oito anos para gente formar médico no país. Temos de tomar providência e aumentar o número de médicos e interiorizar a formação. Agora. A população não pode esperar. Sabemos que a distribuição era desigual na periferia, no interior, no Norte e no Nordeste. Faltava médico fisicamente. Pode ter o posto, estou tratando da atenção básica, que resolve 80% dos problemas de saúde. O médico pode atender onde? Na casa da pessoa. No espaço do atendimento da atenção básica é o mais simplificado. Depois tem a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e o hospital. Tomamos uma medida, que é formatar uma política focada que leva esse médico, com um atendimento humanizado".
Igualdade de oportunidades
"Gosto do Viver sem Limites, da Casa das Mulheres e de todos os programas de cotas para os negros, porque esse país viveu a escravidão durante muitos anos. E, quando aboliu, manteve a hierarquia da sociedade escravista, que era o racismo. E o racismo se perpetuou numa estrutura. Tanto que tiramos 40 milhões da pobreza e pode saber que uma parte significativa dessas pessoas é negra. Então, ter uma política de cotas é a forma pela qual se faz a política afirmativa. Sou a favor nas universidades e no serviço público. É imprescindível num país que mais de 50% dos brasileiros se declararam afrodescendentes. Têm que ser contemplados com políticas especificas. Ocorre no Prouni, no Fies, em todas as politicas de valorização".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário