Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Brasil perde nove posições em ranking de liberdade de imprensa

No ranking, composto por 179 países e divulgado pela ONG Repórteres sem Fronteiras, o Brasil passou da 99ª posição em 2012 para a 108ª. Na lista do ano passado, o país já havia caído 41 posições em relação a 2011. A avaliação leva em conta desde a violência contra jornalistas até a legislação do setor.

STF vira alvo de críticas em ato de apoio a Dirceu no Rio

Presente ao evento promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em defesa do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato chorou na primeira fila do auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) ao ser lembrado pelo jornalista Raimundo Pereira, para quem o Mensalão "não existiu" e a Ação Penal 470 foi um "julgamento medieval".

Pizzolato foi lembrado por Pereira como um injustiçado. O ex-diretor de marketing do BB foi condenado a 12 anos e sete meses de reclusão, acusado de desviar verbas públicas para o esquema.

Ele também foi defendido pela esposa, Andréa Haais. "Estamos sofrendo. A nossa família foi aniquilada, foi destruída", afirmou. "O Pizzolato nunca teve cargo no PT. Nós somos os pangarés, aqueles que ajudaram a eleger o Lula [o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva]", acrescentou.

Segundo ela, o marido vai lutar pela revisão da condenação. "A nossa luta vai ser pela Justiça. Queremos que o STF reveja a decisão dele". No evento não faltaram críticas à postura dos juízes, que foi classifica pelo jornalista Altamiro Borges como "imunda e um crime jurídico comparável à cassação do Partido Comunista e à entrega de Olga Benário Prestes à Alemanha Nazista". (Valor online)

Clonando Pensamento

Lula se encontra com Fidel Castro em Cuba
"Eu não reclamo, porque no Brasil a imprensa gosta muito de mim, só fala bem de mim. Nasci assim, sou assim e vou morrer assim, irritando eles." 
(Ex-presidente Lula, em discurso na 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, em Cuba)
Leia mais em 'A elite de nossos países não gosta de nós'

CNMP terá acesso a dados pessoais de advogados

O Conselho Nacional do Ministério Público e a OAB assinaram, dia 29/1, termo de cooperação que dá ao CNMP acesso ao Cadastro Nacional de Advogados e Estagiários. Pelo texto, a OAB disponibilizará, eletronicamente, informações atualizadas dos profissionais, como número de inscrição, seção, nome completo, CPF e filiação. O CNMP adequará seu sistema informatizado de registro e controle processual para receber os dados, se comprometendo a não divulgá-los ou transmiti-los, independentemente da motivação.

Segundo o documento, a finalidade do convênio é possibilitar ao CNMP evitar que advogados impedidos de exercer a profissão possam, indevidamente, representar interessados em processos em trâmite perante o Conselho. O acordo foi assinado pelo procurador-geral da República e presidente do CNMP, Roberto Gurgel, e o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti.  (Conjur)

"Cantinho do Emir" - O pior dos ateus

O PIOR DOS ATEUS
“Por que me dizeis ‘Senhor! Senhor!’ e não fazeis o que vos mando?” - Lucas 6,46 

É uma afirmativa que sempre escandaliza certos católicos rotulados de “praticantes”: pode-se ir à igreja diariamente, conhecer de cor a Bíblia inteira e, na vida... ser ateu! Sim. Ateu prático - aquele que muito fala em Deus, mas O exclui cuidadosamente de sua rotina cotidiana.

O ateu teórico promove publicamente sua descrença, fazendo alarde de um circunstancial e pedante ceticismo, que dura enquanto persistem as calmas da existência, as situações normais, sem sobressaltos e medrosas incertezas. Mas na hora do desastre, no pavoroso momento da catástrofe, seu pretensioso esquema racionalista se desmonta num passe de mágica... E ele, feito para Deus como qualquer homem, reza, suplica e pede ajuda ao Senhor que negara. “Se o Pai do céu me der vida e saúde, ainda hei de provar que Ele não existe!” - sentenciou o humorista Millôr Fernandes, definindo genialmente o ridículo ateísmo de identificadas elites.

O ateu prático - o pior de todos! - tem-se, ao contrário do outro, como o dono da Fé, o modelo do crente. Quanta piedade... domingueira e de sacristia! Nos negócios e diversões, nas leituras e na criação dos filhos, age, porém, exatamente como se Deus não existisse! É adúltero, hipócrita, desonesto e mau, re­petindo as mesmas iniquidades dos réprobos sem nenhum código moral a lhes reger o comportamento!

É à gente fingida assim que Se dirige Cristo na contundente indagação citada no início desta página. Se vivo a bater no peito, proclamando minha convicção religiosa, tenho de fazer o que determina o meu suposto Divino Mestre, sendo luz na comunidade, dando diários testemunhos de coerência com o Evangelho e de fi­delidade à Igreja a que juro pertencer.

Só desta forma - vivendo a doutrina - não se correrá o risco supremo e irremediável de ouvir, quando já não houver tempo pa­ra mais nada: - “Ide, malditos, para o fogo eterno, pois nunca vos conheci!”
Ensina-nos, ó Jesus Salvador, a fazer de nossas vidas um cristalino espelho de Ti!

(Emir Bemerguy – “Sementes para Passarinhos – Meditações” – 1975)

IPTU pode ter desconto de até 15%

Para garantir comodidade e segurança aos contribuintes de Belém, os carnês para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) relativo ao ano de 2013 serão entregues pelos Correios ou poderão ser acessados e impressos pela internet.

  A expectativa da Prefeitura de Belém é que todos os carnês sejam entregues pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) até dia 5 de fevereiro (quarta - feira). A 2ª via da guia de pagamento pode ser retirada no site www.belem.pa.gov.br/sefin. Quem não tiver acesso à internet, pode solicitar o carnê na Central de Atendimento da Sefin, na avenida Presidente Vargas, n º180.

  O contribuinte que quiser optar pelo pagamento em cota única terá duas oportunidades: no dia 10 de fevereiro, com 15% de desconto e no dia 10 de março, com 10% de desconto. O IPTU relativo a 2013 também pode ser pago em até dez vezes.

  Os pagamentos podem ser feitos em casas lotéricas, farmácias e supermercados credenciados, Correios, bancos credenciados, em caixas eletrônicos ou pela internet.

O contribuinte que quitou o imposto anterior até 27 de dezembro de 2012 terá um desconto de até 30% para imóvel não residencial e 25% para imóvel residencial.

Remo vence e está classificado para a segunda fase do Parazão

Ficha do jogo (Remo 3 x 2 Paragominas)
Remo - Fabiano; Zé Antônio, Carlinho Rech e Zé Antônio; Endy, Nata, Gerônimo (Jhonnatan), Thiago Galhardo (Edilsinho) e Berg; Fábio Paulista e Val Barreto (Leandro Cearense). Técnico: Flávio Araújo
Paragominas - André luís; Magno, Cristóvão, Rubran e Ronaldo Capeta (Marquinho); San, Dudu (Buiú), Paulo de Tárcio e Bruno Maranhão; Aleílson e Toniel (Bené). Técnico: Fran Costa
Gols: Zé Antônio aos 22'/1ºT, Fábio Paulista aos 26'/1ºT e aos 14'/2ºT (Remo); Aleílson aos 4'/1ºT e Bené aos 41'/2ºT (Paragominas)
Cartões amarelos: San (Paragominas)
Local: Mangueirão (Belém-PA)
Hora: 20h30
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso
Assistentes: Lúcio Ipojucan Ribeiro da Silva Mattos e Winiston Anairan Gomes Facuri
Quarto-árbitro: Wasley do Couto
Renda: R$ 116.744,00
Público: 10.254 (7.554 pag. e 2.700 cred.)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cantor Luan Santana grava vídeo em homenagem a fã vítima de tragédia no RS

O cantor sertanejo Luan Santana divulgou na internet um vídeo gravado em homenagem à uma das vítimas da tragédia em uma boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No vídeo, Luan lamenta o incêndio ocorrido na casa noturna e também toca a música Meu destino para a fã Maria Mariana, que morreu na tragédia.

A mobilização do sertanejo ocorreu após o fã clube dele descobrir que uma das vítimas era fã do cantor. Como a jovem havia postado uma vez em seu perfil no Twitter que seu sonho era ver Luan Santana regravando a canção Meu destino, ele resolveu tocar a música, composta por ele aos 10 anos, em memória de Maria Mariana. "O sonho dela era que eu regravasse a música Meu destino. Fiquei muito surpreso quando vi que essa era a música preferida dela", diz o cantor no vídeo.

Shopping de Belém confirma princípio de incêndio

Boulevard Shopping Belém Pará (Foto: Camila Lima/O Liberal)

A administração do Shopping Boulevard (foto), localizado no bairro do Umarizal, em Belém, confirmou nesta terça-feira (29) que um princípio de incêndio foi registrado no local no último sábado (26). Porém, segundo o estabelecimento, não houve risco para os frequentadores do local, já que o incêndio foi rapidamente contido.

O bancário Jardel Felipe conta que estava no cinema do shopping durante o ocorrido. Ele diz que desceu pelas escadas rolantes para chegar ao carro, que estava no estacionamento, e percebeu o incêndio. "No terceiro piso, senti cheiro de fogo como se a fiação elétrica tivesse queimado", relata o bancário, que lembra de não ter encontrado ninguém da segurança para orientar o público sobre os procedimentos que devem ser tomados nestas situações.

"Desci o shopping e, quando cheguei no segundo piso, o cheiro estava muito forte. No primeiro piso, o chão estava muito molhado e havia muita fumaça. As luzes estavam apagadas, então usei a lanterna do celular para tentar enxergar, mas só consegui ver uma fumaça branca. Escutei gritos de 'libera a água, libera a água' e percebi que o problema era sério, pela urgência e pelo desespero", relembra Felipe.

O bancário critica ainda a falta de informação dos funcionários do shopping. "No subsolo, vi um segurança e perguntei para ele o que estava acontecendo, ele me respondeu que não estava acontecendo nada e só me pediu para sair. E ele saiu depressa atrás de outro segurança. Na frente do shopping encontrei uma amiga minha que desceu pelo elevador e perguntei se ela sabia do que estava acontecendo, e ela disse que não", disse.

Incêndio controlado
Segundo a administração do Boulevard em Belém, o princípio de incêndio ocorreu em um depósito de uma loja do primeiro piso do shopping, mas o ocorrido foi controlado de forma rápida graças ao sistema contra incêndio da loja, que evitou maiores danos. Ainda de acordo com a administração, o fogo foi controlado rapidamente e não afetou outras áreas do shopping. A loja atingida pelo incêndio está passando por reforma e deverá voltar a funcionar em breve. 
 
Novo susto
O shopping também informou que na manhã desta terça (29) que os geradores do Boulevard emitiram uma quantidade de fumaça escura ao serem ligados e, apesar de ter assustado a população, a fumaça não foi causada por qualquer tipo de incêndio, sendo parte do procedimento normal de acionamento dos equipamentos. Em nota, a administração do Bouevard informou que não há risco de segurança no prédio, que dispõe de profissionais treinados para lidar com este tipo de situação. (G1Pa)

Joaquim Barbosa cobra de tribunais a demissão de funcionários com a ficha suja

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enviou ofício nesta terça-feira a tribunais de todo o país cobrando o cumprimento da resolução do conselho que instituiu a regra da ficha limpa para contratações no Judiciário.

Desde 31 de julho de 2012, pessoas condenadas por colegiados judiciais estão proibidas de exercer função de confiança, cargo em comissão ou atividade terceirizada. As exonerações devem ser feitas até 9 de fevereiro. Até agora, apenas um servidor foi demitido. Ele trabalhava no Tribunal de Justiça de Roraima e fora condenado em última instância por improbidade administrativa.

Na segunda-feira, terminou o prazo para os 90 tribunais do país recadastrarem esses funcionários e informar o CNJ a situação de cada um em relação à vida pregressa. Apenas três tribunais cumpriram a ordem integralmente dentro do prazo: os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) de Amazonas e do Rio Grande do Norte, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima. Eles informaram que não havia nenhum servidor com a ficha suja – portanto, ninguém foi exonerado.
Leia mais em Joaquim Barbosa cobra de tribunais a demissão de funcionários com a ficha suja

Gurgel: acusação contra Lula vai ao MP ainda nesta semana

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto), afirmou ontem (29) que poderá remeter ainda nesta semana para o Ministério Público que atua na Justiça de Primeira Instância as acusações do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Acredito que isso será feito nos próximos dias", afirmou. "Estou apenas concluindo a análise para que possa efetivamente verificar se não há qualquer pessoa com prerrogativa de foro envolvida e, em não havendo, como o ex-presidente já não detém essa prerrogativa de foro, a hipótese será de envio à Procuradoria da República em primeiro grau", disse.

No Brasil, autoridades têm direito à prerrogativa de foro e somente podem ser denunciadas pelo procurador-geral e julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Receita especial

Nove novelas (ela é Berenice em Lado a Lado), dois Casos e Acasos e outras participações, já fizeram da gaucha Sheron Menezes uma das favoritas da televisão. Sorriso contagiante, corpaço e cabelão no legitimo gênero afro, tudo isso – e mais um pouco – estarão nas páginas da revista GQ de fevereiro, onde ela cobre com as mãos as regiões mais estratégicas. E confessa que a idade lhe deu maior amadurecimento quando o assunto é sexo: “Depois de um dia exaustivo de trabalho, não existe coisa melhor. Relaxa todas as tensões nervosas. Para mim, não tem hora, se é com luz ou no escurinho”. (No blog do Giba Um)

Dólar fecha abaixo de R$ 2

O dólar fechou em queda e abaixo de R$ 2 ontem (29), alcançando o menor valor desde maio do ano passado. Com a queda, a moeda rompe o piso da banda cambial informal que havia sido determinada ao mercado pelo governo, entre R$ 2 e R$ 2,10.

A moeda norte-americana fechou em queda de 0,83%, cotada a R$ 1,9848. É o menor valor desde 28 de maio de 2012, quando a moeda terminou em R$ 1,9833.

Lei seca: "Não pode beber nada", diz ministro

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse ontem (29) que, com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em relação à Lei Seca, não será tolerado nenhum índice de álcool no organismo do motorista."Não pode beber nada. De forma prática, não se pode beber nada", afirmou o ministro em coletiva de imprensa.

A regulamentação do Contran prevê que, no teste do bafômetro, a partir de 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista já vai ser autuado por infração de trânsito. No entanto, de acordo com o ministro, o índice de 0,05 é como uma margem de erro e representa a ingestão de qualquer quantidade de álcool. Isso porque o bafômetro possui uma margem de erro de 0,04.

"O 0,05 é por força da margem de segurança do instrumento de medição. Isso foi uma recomendação do Inmetro. Na prática, não pode beber nada, zero por cento, nenhuma gota", afirmou Aguinaldo Ribeiro.

A regulamentação também trouxe a determinação de que agentes de trânsito poderão, com base em critérios estipulados pelo Contran, definir se o motorista ingeriu álcool e aplicar punição por crime ou infração de trânsito. Na opinião do ministro, essa medida não vai gerar arbitrariedade. Ele também informou que agentes já estão sendo treinados para lidar com a norma.

O ministro das Cidades disse ainda que a possibilidade de o agente de trânsito definir se o motorista está embrigado e, baseado nessa verificação, aplicar multa ou até enquadrar o motorista em crime, vai fazer que os próprios motoristas optem por fazer o teste do bafômetro ou até o teste de sangue, também previsto na resolução.

Na nova Lei Seca, o motorista não é obrigado a se submeter ao bafômetro nem a nenhum tipo de exame, a não ser que haja acidente com vítima fatal. Em casos corriqueiros, sem acidente com morte, o condutor não precisa fazer teste algum. Mas o agente poderá atestar a embriaguez baseado em observações de comportamento e aparência, estipuladas pela regulamentação. Se o agente considerar que houve crime, o motorista será levado para a delegacia, onde a autoridade policial vai determinar a pena que será aplicada. 
Mais aqui > Não pode beber nada

Petrobras reajusta preço da gasolina e do diesel

A Petrobras informou nesta terça-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir de quarta-feira nas refinarias. O reajuste será de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel (média Brasil), segundo comunicado da empresa.

A correção vale a partir da zero hora desta quarta-feira (30).

"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a companhia em nota.

De acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Morre a 235ª vítima do incêndio em boate

Internado em Porto Alegre, Gustavo Marques Gonçalves, 21 anos, teve morte encefálica confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (29). Com a nova vítima, de acordo com dados do órgão estadual, sobe para 235 o número de mortos no incêndio da boate Kiss durante uma festa universitária em Santa Maria.

A morte encefálica foi verificada às 18h01 desta terça, de acordo com a Secretaria da Saúde.
Gustavo teve 70% do corpo queimado, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele era irmão de Deives Marques Gonçalves, 33 anos, também vítima do incêndio.

Ainda há 117 feridos no incêndio durante uma festa universitária na boate Kiss na madrugada deste domingo (27) sendo atendidos em hospitais do Rio Grande do Sul, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em entrevista coletiva no Hospital de Caridade, em Santa Maria, na noite desta terça-feira (29), ele informou que há 64 internados em Santa Maria e 53 em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Leitorado

De Anônimo:
"Por favor, passe esta dica para as pessoas amigas:
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorre de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água antes do repouso da noite. 

Eu sabia que a água é importante, mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la. Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano: 

- 1 copo de água depois de acordar - ajuda a ativar os órgãos internos.
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão.
- 1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a baixar a pressão sanguínea.
- 1 copo de água antes de ir para a cama - evita um derrame cerebral ou ataque de coração."

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conheça o "cara" que está namorando a ex do Fenômeno.

O rapaz da foto, que é bem bonitäo, se chama Marcelo Ciampolini Neto, tem 29 anos e trabalha num banco. Ele é o namorado de Bia Antony, ex do Ronaldo Fenômeno.   (Fonte: Glamurama)

Leitorado

De "Santarena Arrependida" - bairro Nova República - Santarém/PA:
"Os moradores do nosso bairro continuam sendo vítimas da irresponsabilidade, do descaso, da falta de vergonha dos dirigentes da Cosanpa, de ontem, de hoje, enfim, há mais de 40/50/60 anos é só promessa, e ninguém faz nada de concreto para solução do problema da falta de água, não só no bairro da Nova República, mas em muitos outros, também. No triste governo da Ana Júlia, do PT, o vice-governador era de Santarém. Agora, no governo do Jatene, o vice-governador também é de Santarém e o atual prefeito, Alexandre Von, é do partido do governador. Por que então estes senhores não dão um puxão de orelha nos dirigentes da Cosanpa, obrigando-os a não mentirem, a não repetirem mais a manjada promessa de que ´tudo será resolvido a curto prazo e as obras que estão sendo feitas em Santarém serão também concluídas`. Todas as obras estão, há muito tempo, completamente paralizadas, esta é que é a verdade. E os nossos vereadores? Também não tomam nenhuma atitude enérgica, corajosa, capaz de acabar com esta esculhambação, com este desrespeito ao povo de Santarém. Por outro lado, peço desculpas, peço humildemente perdão do grave erro que cometi: votei nos candidatos do PSDB - Jatene e Von."

Leitorado

Do jornalista Francisco Sidou sobre a postagem> CTBel passa a se chamar Amub:
"Quase ficava Amjurb, parente do Fuleco....Espera-se que a mudança não fique apenas na sigla, mas também na atitude dos guardas, que precisam adotar uma postura educativa antes de apenas multar em meio ao caos urbano do trânsito caótico/neurótico de Belém."

TJE do Pará terá novo Assessor de Comunicação


A desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que no dia primeiro de fevereito será empossada como presidente (biênio 2013/2015) do Tribunal de Justiça do Pará, já está compondo a sua equipe de trabalho. O competente jornalista e professor João Carlos Pereira (foto) será o Assessor de Comunicação.

Atualização em 29.01.2013 às 13h50
Correção da postagem: João Carlos Pereira ocupará o cargo de Diretor do Departamento de Relações Institucionais. Uma de suas assessoras será a jornalista Vera Cascaes.

Cerco às boates

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) decidiu ontem (28) recomendar aos Ministérios Públicos Estaduais a fiscalizar a estrutura das boates. Os estabelecimentos que não estiverem regularizados deverão ser interditados. A medida é para evitar tragédias, como o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, que deixou 231 mortos e pelo menos 120 pessoas feridas.

Vale a pena ler: Por Santa Maria!

Por Maria Helena RR de Souza:

Ontem perdemos outra grande batalha.
Chorar não resolve.
Demonstrar sentimentos de dor menos ainda.
Dar entrevistas?
Por Deus, calem a boca.
Postar mensagens de sofrimento, as autoridades que me desculpem, é matar os mortos pela segunda vez.
A única atitude que merecerá o respeito e a gratidão de um povo sofrido:
Nunca mais um estabelecimento, seja lá o que for, boate, shopping, clube, bordel, escola, escritório, cinema, bar, oficina, sem o alvará dos bombeiros em dia.
Sem a licença para funcionamento perfeitamente em ordem.
Nunca mais um espaço com uma única porta de saída, a não ser que seja uma lojinha de 3x3m
Shows de banda em locais fechados só com vistoria renovada dos locais onde se dará o show. E que o produtor do show seja um dos responsáveis legais.
Nunca mais a venda de sinalizadores (flares) a não ser para casos documentados como necessários e jamais para gracinhas em shows.
Já que prisão para os responsáveis é como a fumaça que a essa altura não mais paira sobre Santa Maria, que pelo menos a partir de hoje, 28 de janeiro de 2013, todos os estabelecimentos sem condições de funcionamento seguro sejam lacrados e as chaves do cadeado entregues a um grupo de jornalistas da cidade onde ficam esses espaços. O grupo de jornalistas será, juntamente com as autoridades eleitas ou nomeadas, o responsável legal pela possível reabertura que só se dará depois de cumpridas todas as leis sobre funcionamento em segurança de locais destinados a receber público.
Qualquer exibição de solidariedade é inútil diante da morte.
O que esperamos de nosso Governo e da Imprensa é ação positiva. Lágrimas cada um tem as suas. Não precisamos de estímulo para sofrer. E chorar.
Perdemos mais essa batalha. Vamos tentar não perder a guerra.

"Cantinho do Emir" - Banho em Alter do Chão

Emir adorava banhar-se no rio Tapajós, em Alter do Chão, principalmente. E, depois...
... saborear um peixinho frito em uma das barracdas da Ilha do Amor, ao lado de sua querida Berenice.
Mais aqui >Cantinho do Emir  

'Golpe do sequestro' é adaptado em tragédia de Santa Maria

A comoção provocada pela tragédia de Santa Maria está sendo usada por criminosos em uma adaptação do "golpe do sequestro", no qual a vítima recebe por telefone um pedido de depósito de um resgate em troca da libertação de um parente que, na verdade, não está sequestrado. Na versão aplicada no Rio Grande do Sul, o golpista tenta convencer por telefone a vítima de que é um "sobrinho" a caminho de Santa Maria, para o enterro de um conhecido morto no incêndio da boate Kiss.

"O criminoso diz então que o carro quebrou na estrada, a caminho do enterro, e o mecânico não aceita cheque. Certa de que é um parente precisando de ajuda, a vítima faz um depósito", explica o comandante do policiamento do regimento de Santa Maria, capitão Edi Paulo Garcia de Ávila.

Segundo o capitão Garcia, o golpe foi descoberto porque os autores deram o "azar" de escolher os pais de um policial como alvo. "Eles estavam a ponto de depositar R$ 1,5 mil na conta do suposto mecânico. Como não conseguiram, pediram ajuda ao filho, que percebeu o golpe", completa Ávila. A orientação da polícia militar para a quem receber uma ligação parecida é perguntar primeiro quem fala e, se perceber insegurança do interlocutor, desligar o telefone. Em geral, a vítima tenta adivinhar o nome do suposto sobrinho para não passar pelo constrangimento de não reconhecer a voz de um parente e dá a pista para o criminoso. "A vítima associa a voz à de algum parente e diz o nome para não passar vergonha", diz Ávila. A polícia identificou o número do autor da tentativa de estelionato como sendo do Rio de Janeiro. (Estadão)

Novo presidente assume o TRE-PA

O desembargador Leonardo Noronha Tavares assumiu ontem (28) a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e o desembargador Raimundo Holanda Reis, a vice-presidência e corregedoria do Poder, para o biênio 2013 e 2014. Durante a solenidade, Tavares anunciou alguns preparativos para a próxima eleição geral, em outubro do ano que vem, como os investimentos em tecnologia para implantar o processo judicial eletrônico, georreferenciar os locais de votação, ampliar o contato do cidadão com a Justiça Eleitoral e fazer o cadastramento biométrico em mais sete municípios, inclusive Ananindeua, ampliando esse sistema de voto dos atuais 51 mil para 648 mil eleitores.
 Governador Simão Jatene cumprimenta o novo presidente do TRE (Foto: Ag. Pará)

Diante do governador Simão Jatene e de outras autoridades presentes, o novo presidente do TRE-PA anunciou que o voto biométrico será implantado nos municípios de Ananindeua, Paragominas, Capitão Poço, Curuçá, Terra Alta, Castanhal e Barcarena. O custo é de R$ 6,11 por cada um dos 597 mil eleitores, num total estimado de R$ 3,6 milhões. O cadastro biométrico nesses municípios será iniciado no próximo mês de abril. Atualmente, no Pará, esse sistema de voto funciona nas cidades de Capanema e Peixe-Boi.

Em entrevista, Leonardo Tavares falou da possibilidade de abrir concurso público para aquele tribunal, ainda este ano, e acrescentou a meta de investir na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do voto e os malefícios advindos da corrupção eleitoral, que "infelizmente, tem muito [compra de votos] em nosso Estado", observou.  (Jornal Amazônia)

Casas noturnas de Belém vão reforçar medidas de segurança


Fogo em garrafas serão proibidas em algumas boates
A tragédia ocorrida em uma boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo (27), matando mais de 230 pessoas e deixando centenas de feridos, reabre as discussões em torno da segurança de casas noturnas.

Em Belém, muitas delas avisam - através das redes sociais - que reforçarão as medidas de segurança para prevenir acidentes. Como é o caso da sertaneja Villa Aurora, no bairro do Reduto. Nesta terça-feira (29), 30 dos 41 funcionários da casa começarão um curso de brigada de incêndio ministrado por membros do Corpo de Bombeiros.

Para a segurança do público, outra medida da casa foi a abertura de uma segunda saída de emergência que deverá ficar pronta no dia 15 de fevereiro. Sinalização através placas e sistemas digitais indicarão onde ficam as saídas. A casa também vai proibir qualquer tipo de fogos indoor e nas garrafas de bebidas.

Eleita como a melhor de 2012 pelo caderno Top, do Diário do Pará, a boate Kiss&Fly, também no Reduto, informou através de sua página no Facebook que a casa possui saída de emergência, Bombeiro de plantão, isolamento acústico (anti-chamas) e equipe treinada para qualquer eventualidade.

O proprietário do clube Malícia, Davidson Porteglio, disse que a casa trabalha dentro da lei, respeitando todas as licenças. Possui mais de cinco extintores contra incêndios vistoriados pelos Bombeiros e tem uma saída de emergência e duas saídas de fuga. “Estamos sempre acompanhando a capacidade da casa, sempre avisamos da lotação, quando não deixamos pessoas entrarem é pelo conforto e segurança”, declarou.

Para o empresário Círio Sens, “investir em segurança é algo fundamental”. Ele conta que seu atual clube G-Six passou por uma ampla reforma, com a inclusão de mais uma porta de saída. Área de fuga e extintores também estão presentes na casa. “Tomo muito cuidado e não uso nenhum tipo de material de fácil combustão. Sempre peço e oro a Deus para que cada festa seja única abençoada alegre e feliz”, conta.

Amigos dançam durante enterro em homenagem à vítima do incêndio


Com dança, amigos se despedem de amiga vítima do incêndio em Santa Maria (Foto: Jefferson Bernardes/ AFP PHOTO) 
Com dança, amigos se despedem de jovem vítima do incêndio em Santa Maria
Uma cena comovente emocionou os familiares de uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss durante uma festa universitária no domingo (27), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A jovem Tanise Cielo, 23 anos, recebeu uma homenagem dos amigos de uma academia de dança que ela frequentava havia dois anos durante seu sepultamento no Cemitério Santa Rita de Cássia.

Vestindo camisetas do grupo de dança de salão, amigos trouxeram um notebook com um CD com as músicas que Tanise mais gostava. Ao som da melodia, dançaram em volta do túmulo em um gesto de comoção e lembranças. "Essa homenagem foi um alívio para o meu coração. Pude ver que a minha filha era tão querida nesse grupo. Dançar era a coisa que ela mais gostava de fazer em vida", desabafou ao G1 mãe Vera Todatto Lopes, de 52 anos, amparada por três parentes.
O dia de ontem em Santa Maria >  VEJA A COBERTURA COMPLETA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Em ano 'decisivo' para reeleição, Dilma anuncia R$ 66,8 bi a municípios

A uma plateia de mais de 5 mil prefeitos reunidos em Brasília, a presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de bondades em um ano considerado "decisivo", segundo interlocutores, para que a presidente "mostre serviço" ao público e facilite sua corrida à reeleição, em 2014. Segundo a presidente, R$ 66,8 bilhões serão direcionados a investimentos em que haja parceria do governo federal com os municípios.
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

"Serão destinados R$ 35,5 bi para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, selecionadas no final de 2012. No início de fevereiro o valor de cada município selecionado serão divulgados", disse a presidente, sob forte aplauso do público durante a abertura do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas.

"Hoje abrimos nova seleção para investimentos que somaram mais R$ 31,3 bilhões. Também aqui não há tempo a perder e será necessário formar os projetos o mais rápido possível", acrescentou a presidente, que elencou uma série de investimentos em áreas como moradia e saúde.

Depois de entregar mais de 1 milhão de chaves para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, Dilma prometeu a construção de mais 1,1 milhão de unidades habitacional até 2014. Segundo a presidente, haverá seleção pública para 135 mil moradias destinadas exclusivamente a municípios com até 50 mil habitantes. “Caberão a essas prefeituras, se for o caso, oferecer terreno e infraestrutura. Todos os recursos serão garantidos pelo governo federal em um valor de 3,6 bilhões”, declarou Dilma.

Com volume orçamentário menor, a presidente também prometeu investimentos em unidades de saúde, equipamentos de saúde, creches, além de apoio a prefeituras em programas de incentivo ao esporte e a cidades digitais.

Lady Gaga sobre tragédia de Santa Maria: “Meu coração está com os brasileiros”

Lady Gaga mostrou que o Brasil está mesmo em seu coração. Na noite de domingo (27), depois da repercussão internacional da tragédia na boate de Santa Maria que deixou todo o país abalado, ela publicou em seus perfis nas redes sociais – Twitter e Facebook – uma foto na qual aparece de olhos fechados e em posição de oração com a seguinte legenda: “Meu coração está com vocês, Brasil. Envio minhas preces às famílias e amigos que perderam entes amados no incêndio no Brasil. Estou pensando em vocês hoje durante essa tragédia.”

Ex do Fenômeno também fez a fila andar.

Tudo indica que Bia Antony (foto) está se recuperando muito bem da separação de Ronaldo Fenômeno. Ela foi vista nesse fim de semana em um casamento realizado em São Paulo e, além de super bonita e bem vestida, estava muito bem acompanhada. Bia era só beijos e abraços com um rapaz misterioso.  (Glamurama)
Leia também >Ronaldo e a nova namorada em clima quente no mar

CTBel passa a se chamar Amub


CTBel passa a se chamar Amub (Foto: Janduari Simões)
Atuando como autarquia desde 2002, a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) passa a ser denominada, a partir desta segunda-feira (28), Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub).

A mudança, por sua vez, atende à Lei nº 8.951/2012, que trata apenas da nomenclatura, não de natureza jurídica. O próprio documento, onde um dos trechos diz que "onde se lê CTBel, leia-se Amub", esclarece que nenhuma decisão tomada com o antigo nome deixa de vigorar.

Além disso, ainda segundo a Amub, a identidade visual dos agentes continua a mesma, porém, as viaturas de trânsito serão adequadas paulatinamente e de forma progressiva, a fim de não causar ônus aos cofres públicos.

O mesmo ocorrerá com todos os documentos oficiais e canais de comunicação, cuja mudança se ambientará aos poucos até que o termo CTBel caia em desuso.

A mudança da condição permite maior autonomia financeira e de gestão do órgão, que a partir de então tem competência para elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, integrado ao Plano Diretor Municipal, antes incompatível com a antiga natureza.  (DOL)

Vale a pena ler: A MAIOR TRAGÉDIA DE NOSSAS VIDAS

 Corpos foram velados em ginásio | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Por Fabrício Carpinejar, poeta gaúcho:
Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça.
A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.
Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa.
A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013.
As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada.
Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.
Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio.
Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda.
Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.
Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.
Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.
Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo?
O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista.
A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados.
Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro.
Mais de duzentos e quarenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.
Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.
As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso.
Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.
As palavras perderam o sentido.

Leitorado

De M.S. Costa, bairro de Fátima - Santarém/PA:
"Li, hoje (28), em um conceituado blog, esta notícia: "Número 1 do grupo Franere, que constrói o Rio Tapajós Shopping em Santarém, Marcos Regadas Filho desembarca amanhã (29) à tarde na cidade, para participar do lançamento oficial do empreendimento. O evento será realizado às 20h desta terça-feira no Centro Recreativo." 
Em dezembro de 2010, a notícia que li foi esta: "O nº 1 do Complexo Alter do Chão, o novo shopping center da cidade, Luis Antônio Corrêa, acaba de chegar em Santarém. Alcançado pelo blog, ele adiantou que o empreendimento é ´muito mais do que um shopping`, pois vai abrigar, além de um centro de convenções, hotel, área de lazer e “até espaço para grandes shows”. 
No dia seguinte, eu li: "Luiz Antonio Campos Corrêa – professor e empresário – promove coquetel amanhã (26), às 21 h, no Barrudada Tropical Hotel, quando vai efetuar o lançamento do empreendimento Complexo Alter do Chão. Os convites circulam entre empreários e colunáveis"
E, logo depois: "Luís Antônio Corrêa e Ramadã Kalil consideram um sucesso o lançamento do Complexo Alter do Chão, no salão Xingu do Barrudada Tropical Hotel. Empresários, políticos e a imprensa marcaram presença no evento. Todos ficaram vislumbrados com o empreendimento apresentado, que será mais um passo no desenvolvimento da terrinha".
O blog do qual sou leitor é merecedor de credibilidade e fez o seu papel, ou seja, divulgou as notícias. Infelizmente, o tal Complexo Alter do Chão não passou de um engodo. Tomara que o mesmo não aconteça agora com o tão badalado "Rio Shopping Center". Espera-se que se torne realidade o mais breve possível. Santarém e os santarenos merecem!!!"

Se você é "gente boa" e tem o cartão Yamada, preste atenção!...

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) ajuizou no dia 24 do mês corrente, ação civil pública contra o grupo Y. Yamada, solicitando que a Justiça obrigue a empresa a indenizar com urgência consumidores que não conseguiram trocar produtos defeituosos. O MPF/PA também quer que a rede Y. Yamada seja condenada a dar ampla divulgação sobre os prazos para trocas e sobre a possibilidade de a empresa ser responsabilizada judicialmente caso não respeite os direitos dos consumidores.

Segundo investigações feitas pelo procurador da República Bruno Araújo Soares Valente, autor da ação, atualmente a Y. Yamada só efetua trocas no prazo de sete dias, sendo que o Código de Defesa do Consumidor estipula esse prazo em até noventa dias, nos casos de bens duráveis.

O MPF soube da irregularidade por meio de denúncia de consumidor que foi informado não ser “política da empresa” fazer trocas passados sete dias depois da compra. Diante da denúncia, o MPF/PA questionou a empresa, mas o grupo comercial não apresentou nenhuma justificativa.

Após a tentativa de diálogo, Soares Valente procurou a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon/PA) para saber se havia registros de reclamações realizadas contra a empresa Y. Yamada em razão de recusa em substituir produtos defeituosos. O Procon informou que de 2007 a 2011 foram realizadas 489 reclamações contra a empresa envolvendo produtos entregues com danos.

Novamente questionada pelo MPF/PA, a empresa Y. Yamada não apresentou qualquer esclarecimento ou justificativas.

Na ação, Soares Valente diz que a prática da instituição, reconhecida pelos próprios funcionários como “política da empresa”, é desrespeitosa e abusiva. “Há ocorrência da prática abusiva prevista no inciso IV, do art. 39 do CDC, uma vez que é manifesta a tentativa da empresa em prevalecer da fraqueza ou ignorância do consumidor para vedar estes de suas prerrogativas legais”, conclui o procurador da República.

O MPF pede que a justiça obrigue a empresa a divulgar de forma interna e externa os direitos legais dos consumidores relativos à troca de produtos comercializados com defeito, enfatizando o prazo para reclamação, bem como sua responsabilidade solidária em efetuar a troca. Caso a Justiça acate esse pedido do MPF/PA mas a empresa não cumpra a decisão, Soares Valente solicita o estabelecimento de multa de R$ 50 mil para cada dia de descumprimento.

O MPF/PA também quer que os quase 500 consumidores prejudicados pela prática ilegal da empresa sejam indenizados por dano moral coletivo.

Processo nº 0001225-73.2013.4.01.3900 – 2ª Vara Federal em Belém
>Íntegra da ação
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF/PA

Morre ex-técnico e fundador do São Raimundo

Foto: Arquivo de Raimundo Gonçalves
 No blog Rolando a Bola:
Morreu na madrugada de ontem (27) o ex- treinador Davi Natanael pai de Manoel Maria, craque que jogou ao lado do Rei Pelé no Santos(SP). Davi foi um dos fundadores, jogador, e técnico do São Raimundo.

Foi presidente da Liga Esportiva de Santarém e também foi técnico do São Francisco. Davi Natanael morreu aos 87 anos, de infarto. Seu corpo está sendo velado na Igreja de N.S de Fátima, o sepultamento será hoje logo após a missa de corpo presente às 15h30.

Alfândega do aeroporto abre suas portas para visita pública

A Alfândega do Aeroporto Internacional de Belém abre hoje suas portas para visita pública, dentro do projeto "A Receita Federal convida: conheça a nossa aduana", que tem como foco principal mostrar ao cidadão como são desenvolvidas as atividades de fiscalização do órgão, que trabalha no combate à entrada de produtos falsificados e drogas no País, uma das atividades da rotina da aduana brasileira.

Apesar da importância desse tipo de ação, por representar proteção à economia nacional e à sociedade brasileira, poucas pessoas sabem como essa e outras ações da aduana são realizados no Brasil. Foi por isso que surgiu o projeto, que está na segunda edição, e que nesta segunda-feira abre ao público em 41 unidades aduaneiras do País.

Para os visitantes haverá distribuição de kit de material informativo, simulação de procedimentos fiscalizatórios, exibição de vídeos e palestras como parte da programação. Também haverá uma sessão na qual os visitantes poderão pedir esclarecimentos sobre quaisquer assuntos aduaneiros, inclusive bagagens em viagens ao exterior. Para realizar o evento em Belém, a Alfândega está com um programa de agendamento prévio por meio do telefone (91) 3210-6275. Os horários de atendimento para agendar a visita são das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.  (Portal ORM)

Novos dirigentes do TRE do Pará serão empossados hoje

 A partir de hoje (28) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) terá novos dirigentes. Os desembargadores Leonardo de Noronha Tavares (foto) e Raimundo Holanda Reis serão empossados como presidente e vice-presidente, respectivamente, do órgão eleitoral no Pará. Atualmente, Leonardo Tavares é vice-presidente e corregedor do TRE-PA. Ele assumirá a gestão do tribunal eleitoral em lugar do desembargador Ricardo Ferreira Nunes, que dirigiu as duas últimas eleições no Estado.
A nova direção será responsável pela realização da eleição geral de 2014, que já começa a ser planejada pelo TRE-PA.

Os dois magistrados são juízes de carreira da justiça estadual do Pará e também integram a justiça eleitoral. Além da vice-presidência, Raimundo Holanda Reis também assumirá a função de corregedor eleitoral do Pará.

Com a saída do desembargador Ricardo Nunes e a posse dos dois novos dirigentes do TRE-PA, o colegiado pleno do tribunal eleitoral paraense será formado pelos seguintes juízes: Leonardo Tavares (presidente), Raimundo Holanda (vice-presidente e corregedor), Antônio Carlos Campello (juiz federal), Marco Antônio Castelo Branco (juiz estadual), Eva do Amaral Coelho (juiz estadual), João Batista dos Anjos e Mancipor Oliveira (juristas da OAB-PA).

A solenidade de posse dos novos dirigentes do TRE-PA será as 16h30 no plenário desembargador Antônio Koury. Após a cerimônia haverá um coquetel para os convidados.  (DOL)

Saiba tudo sobre incêndio em boate

 Centenas de pessoas acompanham o velório no Centro Municipal de Desportos
Sobre a tragédia ocorrida ontem (27) na boate Kiss, em Santa Maria, > Veja cobertura completa

Leitorado

De Gumercindo Rebelo, atual presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS)  sobre a postagem Descanse em paz, amigo Eriberto:
"Prezado confrade Ércio,
HISTÓRICO, ESPETACULAR E EMOCIONANTE!!! Falar sobre o amigo Eriberto Santos, da forma como o fazes, é para mim motivo de regozijo. Disse hoje, nas despedidas junto à família, o discípulo de Pitágoras (o santareno que implantou o Rádio, em Santarém, através da ZYR-9), ainda moço já brilhava por detrás daquela vitrine. Esqueceu-se de si para ver a cidade se modernizar e crescer. Divulgou e patrocinou, como um Mecenas, as artes (música, literatura, cinema, pintura...futebol) produzidas na Pérola do Tapajós. Nem por isso espicaçou inveja dos conterrâneos Pauxis. Consideramos, seu legado maior, a criação e a concretização da ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE SANTARÉM, sua ALAS querida. Deixa-nos, portanto o desafio e a perseverança de mantê-la viva para a posteridade. Agora que fazes parte desta Confraria, contamos com tua persistência e denodo. Difundir suas obras é exalçar a arte deste rincão Mocorongo."

domingo, 27 de janeiro de 2013

LEÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO! 2 x 1 Paysandu

Com a vitória, o Mais Querido segue invicto no Parazão deste ano. 41.604 pessoas marcaram presença e adoraram assistir o show remista. A arrecadação geral com a venda de ingressos foi de R$ 832.120,00.
Galera "Fenômeno Azul" é só felicidade...
O timaço azulino
Ficha do jogo (Remo 2 x 1 Paysandu)
Remo - Fabiano; Zé Antônio, Henrique (Mauro) e Carlinho Rech; Endy, Tony (Gerônimo), Nata, Thiago Galhardo e Berg; Fábio Paulista e Val Barreto (Leandro Cearense). Técnico: Flávio Araújo
Paysandu - Zé Carlos; Yago Pikachu, Raul, Diego Bispo e Pablo; Ricardo Capanema (Iarley), Esdras (Vânderson), Alex Gaibu e Eduardo Ramos; João Neto (Héliton) e Rafael Oliveira. Técnico: Lecheva
Gols: Val Barreto aos 8'/1ºT e Leandro Cearense aos 45'/2ºT (Remo); Iarley aos 30'/2ºT (Paysandu)
Cartões amarelos: Fabiano, Tony e Fábio Paulista (Remo); Ricardo Capanema (Paysandu)
Local: Mangueirão (Belém-PA)
Hora/Data: 16h do dia 26 de janeiro de 2013
Árbitro: Dewson Fernando de Freitas

Mulheres que fizeram implantes de silicone podem amamentar normalmente

Uma das cirurgias estéticas preferidas por mulheres em todo o mundo é a colocação de próteses para aumentar os seios. São realizados cerca de 1,2 milhão de implantes por ano. Estados Unidos e Brasil são os países campeões nesse tipo de procedimento. E tudo vai muito bem até que, constantemente, a maternidade traz a grande dúvida: amamentar ou não amamentar? Muitas mães “siliconadas” indagam se o seio vai cair, se o produto prejudica o bebê ou altera o gosto e as propriedades do leite, entre várias outras perguntas relacionadas à prótese.

A pediatra Sônia Salviano, especialista em aleitamento materno, garante que tais questionamentos não têm fundamento. “O silicone não interfere na amamentação. As próteses também não alteram a produção ou excreção do leite”, esclarece a médica do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga, centro de referência internacional em aleitamento materno.

Segundo Sônia, qualquer mulher fica preocupada com a estética durante a gravidez e na fase de aleitamento. “Mas as mães que possuem silicone e pensam em não amamentar por esse motivo estão equivocadas. Além de a amamentação ser muito importante para a criança e para a relação entre mãe e filho, as próteses não são afetadas quando se amamenta”, garante a pediatra.

O cirurgião plástico Carlos Carpaneda explica que o silicone não sofre nenhum dano durante ou após a amamentação, pois as próteses modernas têm maior proteção contra a contratura capsular. Segundo ele, o que pode ocorrer é a amamentação aumentar a espessura dessa cápsula, o que causa o endurecimento da mama. Mas isso acontece em apenas 2% dos casos e o implante de silicone precisa ser trocado. “O produto não interfere na qualidade ou sabor do leite materno porque ele é um gel de alta coesividade que não ultrapassa a membrana do silicone. Além disso, o implante fica abaixo da glândula mamária, não tendo nenhum contato com o leite”, esclarece Carpaneda.
Mais aqui > Mulheres que fizeram implantes de silicone podem amamentar normalmente

Clonando Pensamento

  "No estado do Pa nós estamos sem nenhum representante político que esteja disposto a suar a camisa pelo bem do povo. Existem somente interesses pessoais, de grupos e de partidos; interesse de poder pelo poder, e isso é muito ruim. O único consolo do Pará é que esse descrédito dos políticos é nacional”. (Padre Edilberto Sena, diretor da Rádio Rural de Santarém)


"A sociedade paraense já foi mais preconceituosa do que é atualmente. Clubes como a Assembleia Paraense eram fechadíssimos. Para ser sócio teria que passar por tremendo crivo, desde a família como pelo status financeiro. Na AP tinham bolas pretas e brancas que os diretores do clube usavam em votação secreta em urna para aprovar ou não um candidato a sócio e bastava uma bola preta para não ser aprovado. A mulher desquitada ou mãe solteira era discriminada, não podiam nem ir rezar em uma igreja católica, não podiam confessar e nem comungar." (Ubiratan de Aguiar, jornalista, em sua revista Gran Monde - jornal Amazônia, edição deste domingo)

sábado, 26 de janeiro de 2013

AABA homenageia seus associados

Na manhã de hoje (26), no restaurante Spazzio Verde, a Associação dos Aposentados do Banco da Amazônia (AABA), para comemorar o Dia do Aposentado, ocorrido no dia 24 do corrente mês, ofereceu um completo café da manhã aos seus associados e familiares. O  presidente da entidade, Agildo Monteiro e  os diretores Alpheu e Sirotheau receberam os participantes com muita cordialidade. Sorteio de vários prêmios foi realizado em clima de muita alegria entre as mais de duzentas pessoas presentes.
Sirotheau, Alpheu e Agildo
Everaldo Pinheiro e eu (Ercio) participamos do café e, com muito prazer abraçamos muitos dos nossos ex-colegas do BASA, agora também aposentados como nós dois que, na ativa, fomos gerentes das agências Belém-Centro e Santarém.

CASF tem novo presidente

Em decorrência da renuncia do titular do cargo, Francisco de Menezes Erse, o Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência dos Funcionários do BASA (CASF), reunido ontem (25), elegeu, o conselheiro ANTÔNIO WALMIR FIOK DA SILVA (foto) para exercer a presidência até a data (abril de 2014, salvo engano) do término do mandato do presidente que, por motivo de doença deixou vago o cargo.
Fiok é funcionário aposentado do BASA. Na Matriz do banco atuou por vários anos na Gerência de Crédito Rural (Gerur) e, na agência Belém-Pedreira, foi gerente geral. Sua posse na CASF ocorrerá na próxima segunda-feira (27).
Mais aqui >AEBA questiona comando da CASF

Justiça Federal do Pará diz que Belo Monte não está em área indígena

Justiça Federal no Pará julgou improcedente Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal que buscava a anulação do edital de licitação da usina hidrelétrica de Belo Monte e a licença prévia emitida pelo Ibama para o projeto. Para o MPF, a usina será instalada em terras indígenas e deve ser suspensa enquanto não for publicada a regulamentação do artigo 176, parágrafo 1º, da Constituição Federal. Porém, segundo a decisão do juiz Arthur Pinheiro Chaves, da 9ª Vara Federal, há “entendimento assentado de que o empreendimento não está localizado em terras indígenas”.

Na decisão, o juiz disse que a Constituição não concedeu “imunidade absoluta” às terras indígenas e afirmou que o Estado pode utilizar os recursos hídricos e minerais localizados nessas áreas. "Resta evidenciado, portanto, que a orientação contida na Constituição prima por garantir, em benefício da população brasileira de forma geral e integral, o uso dos recursos hidrícos e minerais, ainda que estejam localizados em terras indígenas, o que, aliás, não poderia ser diferente, uma vez que tais recursos pertencem, por razões estratégicas, à própria União Federal", afirmou o juiz.
Mais aqui > Justiça Federal do Pará diz que Belo Monte não está em área indígena

Fosso na mansão de Gisele e Tom Brady vira alvo da imprensa estrangeira

143975621RB052_Schiaparelli
Vez por outra, a mansão que Gisele Bündchen e Tom Brady (foto) construíram em Los Angeles é notícia nos Estados Unidos. Desta vez, o motivo das manchetes é um vídeo encomendado pelo jornal “Detroit Free Press”, com uma visão aérea da mansão, localizada no distrito de Brentwood. No filminho de pouco mais de um minuto, o que chama atenção é um fosso molhado que aparece no hall de entrada da propriedade. Inspirado na arquitetura militar da Idade Média, o fosso – que na maioria dos castelos europeus da época era construído com o objetivo de dificultar o acesso de invasores – tem até uma “miniponte.”
Mansão casal Tom Brady e Gisele Bundchen (Foto: Reprodução) 
Vista aérea da mansão de Tom Brady e Gisele Bündchen em Brentwood
Foi o suficiente para que alguns jornais e revistas norte-americanos tirassem sarro do casal. Os mais sutis garantem que o fosso foi um mimo de Tom para a esposa, para que ela “se sentisse como uma princesa de verdade.” Mas há quem diga que o verdadeiro objetivo deles é manter os paparazzi bem longe.  (Glamurama)

Governo do Pará apresenta propostas para professores

O governo do Pará apresentou, na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), proposta para solucionar e corrigir a irregularidade no pagamento da gratificação aos professores de turmas de convênio/vestibular da rede pública estadual de ensino, e reafirmou que a matriz curricular aplicada a essas turmas não será alterada. A secretária de Estado de Administração, Alice Viana, e o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, mostraram a proposta durante reunião com uma comissão, formada por 25 representantes de professores e estudantes, acompanhada por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).

Na proposta, o governo assegura aos 581 professores das turmas de convênio a manutenção do pagamento do valor da gratificação, que seria incorporado como uma vantagem pessoal na remuneração. O benefício atinge quem tem mais de cinco anos de atuação nessas turmas (142 professores) – os quais, inicialmente, seriam os únicos a permanecer recebendo o valor -, e os que possuem menor tempo de atuação. Além disso, com a incorporação, todos os 581 profissionais não teriam qualquer tipo de prejuízo, em caso de saída das turmas de convênio para desenvolver atividades em outros ambientes pedagógicos.

Ronaldo e a nova namorada em clima quente no mar

Ontem (25), feriado em São Paulo, sol no Rio e Ronaldo Fenômeno resolveu curtir a praia do Leblon. E ele não estava sozinho: sua nova namorada, Paula Morais,  curtiu as ondas do mar nos braços do ex-jogador e arriscaram até uns beijos em público, na maior intimidade.

Gaby Amarantos fala de nova música do Strokes


Gaby Amarantos (Foto: Divulgação)
Depois de escrever no Twitter que a nova música do Strokes, lançada ontem (25), é "supertecnobrega", a cantora Gaby Amarantos falou ao G1 que o grupo nova-iorquino acertou ao fazer o que ela considera uma incursão pelo estilo típico do Pará e do qual ela é uma das principais representantes. Clique aqui para ouvir "One way trigger", do Strokes.

"De repente, os caras [do Strokes] podem até nunca ter ouvido tecnobrega – o que eu acho difícil", comentou em entrevista por telefone, pouco antes de um show em Manaus na noite desta sexta. De sua parte, a artista confessa conhecer pouco do repertório do grupo nova-iorquino. "Já tinha ouvido falar da banda, de ouvir na balada. Mas não era um som que eu tinha parado pra escutar."

Em seguida, ela justificou, um a um, os motivos que a levaram a achar "One way trigger" uma representante do estilo paraense. "Tem aqueles solinhos, tipo videogame, que a gente usa no tecnobrega. A guitarrinha é 'superguitarrada', as batidas, os beats, o andamento diferente e os sintetizadores são outras coisas bem características."

Mas Gaby conta ter gostado do que ouviu não apenas por reconhecer similaridades. Para ela, o Strokes não só fez tecnobrega como fez um tecnobrega que o credencia a "participar" das festas de Belém. "Achei a faixa fodona, bem arranjada. Gostei da modulação vocal, muito bacana, a proposta inteira. Até brinquei: 'Já pode tocar nas festas e aparelhagem de Belém!'", diz. "Os bailes de tecnobrega já podem tocar Strokes. Não só por parecer, mas porque está supermoderna, eletrônica e mantém a essência da banda."
Mais aqui >  Gaby Amarantos fala de nova música do Strokes
No jornal O Dia Online:
Cacau Protásio e Gaby Amarantos vão mostrar que entendem de remelexo no "Caldeirão do Huck" de hoje (26). Elas, que são juradas da segunda eliminatória carioca do quadro ‘Musa do Carnaval 2013’ do programa, não se fazem de rogadas ao dançar sob o som do ritmo tecnobrega.
Estrelas se divertem em programa de TV | Foto: Caldeirão do Huck

Charge do Duke

Com base em lei de usucapião, brasileiro 'ocupa' mansão nos EUA

Um brasileiro de 23 anos ocupa desde julho do ano passado uma mansão (foto) que estava vazia na região de Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos, noticiou ontem (25) a imprensa local. Segundo o noticiário americano, André Barbosa se apoia em uma lei do estado que dá direito a ocupação por tempo de uso (7 anos) - semelhante à do usucapião.

Segundo a rede ABC, a mansão de cinco quartos, que vale US$ 2,5 milhões, estava listada como sendo de propriedade do Bank of America em julho de 2012, quando o usocapião teria sido registrado.
Reportagem da rede ABC mostra a mansão 'invadida' pelo brasileiro André Barbosa, nos EUA (Foto: Reprodução/ABCnews) 
Após o Bank of America ter confiscado a casa no ano passado por falta de pagamento, o departamento de avaliação fundiária de Palm Beach foi notificado que Barbosa se mudaria para lá, segundo o jornal local Sen Sentinel. De acordo com o periódico, o brasileiro teria colocado uma placa na janela da frente da casa se autodenominando o "beneficiário" do imóvel.

Ainda segundo a imprensa local, a polícia foi chamada no dia 26 de dezembro, mas não retirou o brasileiro, que apresentou às autoridades documentos de usocapião. De acordo com a rede ABC, os vizinhos acreditam que o brasileiro está sendo 'bode expiatório' de algo maior.

Para a rede ABC, o Bank of America informou que já está em contato com a polícia de Boca raton a respeito da casa.  (G1)

Salários de prefeitos têm aumento em 12 capitais do país

Os salários de 12 dos 26 prefeitos das capitais do país aumentaram em 2013. A remuneração paga aos prefeitos é fixada pela Câmara Municipal de cada cidade.

O maior reajuste em relação a 2012 foi registrado em Salvador (BA), onde o prefeito ACM Neto (DEM) recebe R$ 18.038,10, valor 73,4% superior ao salário de R$ 10.400 do ano passado.

As outras capitais que aumentaram os rendimentos de prefeitos foram Florianópolis (52,3%), Natal (42,8%), Aracaju (40,3%), Campo Grande (36%), Teresina (27,9%), Porto Velho (27,1%), Vitória (24,6%), Belo Horizonte (22,8%), João Pessoa (22,2%), Macapá (13,2%) e Belém (12,7%).

O maior valor bruto é de R$ 26.723,13, recebido em Curitiba (PR) por Gustavo Fruet (PDT) – igual ao teto nacional do subsídio dos servidores, que tem como referência o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seguida estão os salários de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), prefeito de São Luís (MA), que recebe R$ 25 mil, e de Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo (SP), que ganha R$ 24.117,62.

O menor é de R$ 13.964,94, pago no Rio de Janeiro (RJ) ao prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Em Curitiba, Fruet fez um anúncio se comprometendo a doar 30% do que recebe a uma entidade ligada à Igreja Católica. Em Belo Horizonte, o reeleito Márcio Lacerda (PSB) diz que devolve parte do salário, no valor de R$ 4.350.  (G1)
Veja lista completa de salários >  Salário de prefeitos 

Aumento dos combustíveis deve sair no início de fevereiro

O Palácio do Planalto trabalha com duas semanas de folga entre a agenda positiva da redução da conta de energia e a agenda negativa do aumento dos combustíveis. Pelo calendário palaciano, o aumento sairá depois da reunião do Conselho de Administração da Petrobras, marcada para acontecer no dia 4 de fevereiro. A expectativa é que o aumento será maior do que os 5% das projeções registradas pelo Banco Central na ata do Copom.

Tudo o que o Planalto não queria é que o reajuste da gasolina fosse anunciado na semana do pronunciamento de Dilma em cadeia nacional de rádio e televisão. Mas há o reconhecimento no governo de que é necessário o aumento dos combustíveis.

Para capitalizar politicamente a redução do preço da energia, Dilma negou-se a falar sobre o reajuste dos combustíveis ao ser questionada na quinta (24) por jornalistas. Nas palavras de um interlocutor, a pergunta sobre o tema foi recebida no Planalto como uma provocação.  (No blog do Camarotti)

Clonando Pensamento

“De boné, Lula estimulou muitas invasões. Na terra dos outros é colírio, mas agora o ex-presidente sentiu como dói.” (Ônix Lorenzoni (DEM-RS), sobre a invasão de sem-terras no Instituto Lula.)

Leitorado

Do jornalista Jota Ninos (foto), sobre a postagem Descanse em paz, amigo Eriberto:
 De coração para coração
Hoje estou triste: Eriberto Santos, uma figura exemplar do radiojornalismo e da cultura de Santarém se foi em corpo, mas fica em espírito. Porque as amizades são eternas.

Tenho um carinho especial por essa figura humana, com a qual convivi por muitos anos, cruzando com ele em eventos culturais e, principalmente, nos bastidores do rádio, mundo ao qual ele foi o responsável pela minha iniciação.

Foram-se os vários Santos que Eriberto representou em vida e que eu conheci, incorporados na mesma alma.

O ERIBERTO DOS FESTIVAIS DA CANÇÃO. No último que ele organizou (1980), no Cine Olympia, quando fiz minha primeira tentativa de participação, aos 17 anos, e apesar de não ter nem passado na triagem ele me parabenizou nos bastidores dizendo que a letra era bonita e que eu não desistisse de participar.

Naquele momento nem imaginávamos que num futuro seríamos colegas de profissão. No final de 1987, depois de duas outras tentativas bem mais sucedidas em festivais, cheguei a compor uma música em que fazia uma homenagem à cidade de Santarém (Estrela Matutina), por estar de malas prontas para viajar a Grécia. Nela eu citava o Eriberto numa das estrofes, que agora não lembro. Acabei nem inscrevendo a música e ainda hoje continua inédita. Não segui o conselho do mestre…;

O ERIBERTO DO RADIOJORNALISMO, com o qual aprendi os primeiros passos desta bela profissão, ele na condição de meu chefe na Rádio Rural de Santarém. Minha estreia atrapalhada como repórter na emissora (narrada em meu blog: http://goo.gl/AZGRD), se tornou uma consagração pessoal porque ele acreditou em mim e abalizou minha contratação, há quase 29 anos;

O ERIBERTO DAS SERESTAS, com sua frase inimitável: “De coração para coração”. Era o programa imperdível de todos os sábados na Rádio Rural, onde Eriberto, um eterno apaixonado, abria o espaço para os seresteiros da cidade.

O ERIBERTO DA LITERATURA. Ao publicar seu primeiro livro (“Beiradão”), me deu um e pediu que eu fizesse uma crítica sincera, pois não queria bajulação. Fiz a crítica só a ele, demonstrando coisas que achei que poderiam ter sido escritas de outra forma. O grande mestre não disse nada. Pensei que o tinha magoado.

Na última vez que nos encontramos, nos bastidores de uma sessão da ALAS, fiquei feliz de vê-lo recuperado dos problemas de saúde que vinham tirando um pouco de seu brilho. Mas mesmo com todas as limitações, mantinha o mesmo sorriso com o qual aprendemos a admirar este ser humano ímpar.

Aos familiares do meu amigo Eriberto Santos, meus sentimentos. Ao Helvécio, com o qual tenho me encontrado quase que só virtualmente, um abraço sincero, de um pupilo deste grande profissional. Ao Eriberto Santos, de coração para coração

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Descanse em paz, amigo Eriberto.

Morreu hoje (25), em Santarém, aos 66 anos, o meu amigão Eriberto Santos. Trabalhamos juntos, por muito tempo, na Rádio Rural de Santarém. Era natural do município de Óbidos, mas apaixonado por Santarém. Exerceu, com muito brilho, a presidência da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Não faz muito tempo, neste blog, escrevi (vide abaixo) sobre a eficiente atuação de Eriberto no setor de jornalismo da Rádio Rural.
À sua esposa, Delmaci, e demais familiares, as minhas condolências.

- Coisas do rádio santareno -

Se não estou enganado, pelo menos até ao final da década de 80, o Eriberto Santos (foto), que hoje é excelente advogado e escritor, enfrentava grandes dificuldades para produzir os noticiários que iam ao ar, de hora em hora, no “Plantão de Notícias” da Rádio Rural de Santarém. Os acontecimentos nacionais e internacionais eram acompanhados por ele através de um pequeno aparelho de rádio receptor, sintonizado, preferencialmente, na Rádio Globo do Rio de Janeiro ou na PRC-5 - Rádio Clube do Pará, com qualidade de recepção bastante precária.

Parece que ainda estou vendo o Eriberto, muito atento, com fones nos ouvidos, “corujando” as notícias que eram gravadas e depois datilografadas em formulário próprio, para que os locutores pudessem divulgá-las.

Para o desempenho dessa árdua tarefa, o Eriberto dispunha de uma pequena sala ao lado da copa/cozinha, nos fundos do prédio onde funcionavam o estúdio e o escritório comercial da emissora, localizado na Travessa dos Mártires. Para tormento do dedicado redator, de vez em quando uns desocupados, integrantes da “família Rural”, se juntavam na copa para saborear o cafezinho e comentar, em voz alta, as últimas fofocas. Essas algazarras perturbavam, prejudicavam o trabalho do Eriberto, que saía do sério e aos gritos, dizia: “Porra! Parem com esta esculhambação! Eu não estou podendo escutar a Globo!”. Nem sempre era atendido..., mesmo assim, cumpria rigorosamente com as suas obrigações na hora certa.

Nos dias de hoje, felizmente, tudo está mais fácil. Para divulgar os fatos, as emissoras de rádio e televisão, e os jornais, dispõem de inúmeros e diversificados recursos tecnológicos no setor de comunicação, como a internet, o telefone celular, fax, enfim, tudo quanto é necessário para levar ao conhecimento de seus ouvintes, telespectadores e leitores, com rapidez e precisão, o que acontece em toda parte do planeta terra.

Eriberto foi um dos plantadores da semente do sucesso da nossa querida Rádio Rural. Com este registro, transmito a esse meu caro amigo, criador e apresentador do sempre lembrado e excelente programa "A nossa serenata”, um grande abraço.

Grata lembrança do amigo Eriberto Santos.

Na Copa do Mundo de 70, os santarenos dispunham de uma única opção para acompanhar os jogos: ouviam as rádios - Rural e Clube (ZYR-9) - que retransmitiam o som da Rádio Globo, captado com a utilização de aparelhos receptores de 6 faixas, que aliás não era de boa qualidade em termos de audição, mas apesar da ´chiadeira` em alguns momentos, o público-ouvinte vivia as emoções de cada partida disputada pelos craques da seleção brasileira com as jogadas geniais de Pelé, Rivelino, Jairzinho, Clodoaldo, Gerson e outros, que naquele ano conquistaram o tricampeonato.

O estúdio da Rádio Rural era na travessa dos Mártires, em frente à Casa Cristo Rei. Ao lado do prédio havia uma grande área e, ali, debaixo de uma frondosa mangueira, nos dias de jogos na nossa seleção, era estacionado famoso jeep do Otávio Pereira (Serviço de Propaganda Volante Guarany), com possantes alto-falantes que retransmitiam o som da Rural. Vendedores de bebidas ´bamburravam` no faturamento vendendo muitas ´geladas` às centenas de pessoas que se juntavam naquele local em clima de muita euforia, muita festa.

Certamente, se dispuséssemos naquela época dos recursos tecnológicos de hoje, naquele aprazível espaço assistiríamos todos os jogos em grandes telões, ao vivo, pela televisão. Faltava isso, é verdade, mas não faltava a empolgação, o entusiasmo, para torcermos juntos pelo Brasil.

A foto mostra Eriberto Santos, Edinaldo Mota, eu e Dario Tavares sentados no capô do famosos jeep do Otávio, fazendo, ao microfone, comentários sobre os jogos e agitando a galera para comemorar as vitórias, sempre rodeados por uma animada molecada.