Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 31 de março de 2013

Clonando Pensamento

"Se há um homem que tenha mérito suficiente para que o Cristo Redentor lhe desse um assento ao seu lado, este foi o nosso redentor e libertador do século XXI, o comandante Hugo Chávez." (Nicolás Maduro, presidente interino da Venezuela)

sábado, 30 de março de 2013



Vale a pena ler: REVERENCIAR O MESTRE, REJEITAR AS FANTASIAS

Por Carlos Chagas, jornalista.                                                       
É preciso respeitar a data em que se lembra a morte de Jesus Cristo, uma das maiores figuras da Humanidade. Tanto faz se católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus, budistas, ateus e agnósticos. Todos concordarão em que depois dos seus ensinamentos, o mundo não foi mais o mesmo. Agora, quantas barbaridades se praticaram e ainda se praticam em nome dele. Ainda hoje, mesmo abolidas as fogueiras, as guerras ditas santas e as fantasias.

Com todo o cuidado para não agredir a fé de bilhões de seres humanos, é preciso verificar que nenhum dos quatro evangelistas, além de muitos outros censurados através dos séculos, escreveu ter Jesus dito que era Deus. Sequer que era o único filho de Deus. Pregou que todos éramos filhos do Criador, que iríamos ao encontro Dele, depois da morte, caso tivéssemos praticado o amor ao semelhante e evitado uma série de barbaridades sem que nos tivéssemos arrependido. Foi depois, com a difusão da dita doutrina cristã, que se criou a versão de sua divindade. Uns por ingenuidade, outros por malandragem, estabeleceram versões a respeito da ressurreição, quando a explicação mais racional seria, no máximo, de que Jesus teria escapado do flagelo da crucificação. As lendas, porém, suplantaram a natureza das coisas.

Devemos enfrentar a realidade: se existe o Pai, como Jesus e toda a tradição judaica sustentavam, como imaginar que Ele tivesse tido um filho? Houve uma esposa? Mais fantasiosas ficaram as ilusões quando se inventou a existência do Espírito Santo, uma pombinha que até hoje freqüenta os concílios do Vaticano, mas que de fato representa apenas o bom-senso, a racionalidade e a sempre presente natureza das coisas.

Não dá para entender como se apregoa o chamado “mistério de um Deus em três Pessoas”, que ouvimos placidamente durante toda a vida. Ou existe ou não existe o Criador, mas dividi-Lo só mesmo por força de muita imaginação.

Foi graças a Saulo de Tarso que o cristianismo estendeu-se para toda a Humanidade, quando a pregação de Jesus limitava-se à nação judaica, que ele pretendia purificar. Pior para os anazes e caifazes da época, que condenaram Jesus à morte por medo de perder o poder sobre a comunidade, tamanho o obscurantismo que impunham para exercer seu domínio. Enganaram até Roma, sugerindo que Jesus pretendia-se o rei dos judeus, libertador da opressão romana.

Ao prometer que os dois ladrões crucificados com ele estariam em breve no paraíso, jamais Jesus imaginou-se superior aos homens, muito menos seu julgador, apesar de as versões posteriores exaltarem essa condição.

Numa palavra, Jesus talvez tenha sido o maior dos mestres nascidos até hoje entre nós, mas se pudesse prever o que fariam em seu nome e o que construiriam em torno de sua pessoa, talvez tivesse pedido ao Pai para livrá-lo de carga tão pesada. Assim, devemos reverenciá-lo, nunca utiliza-lo para tanta ignomínia verificada há dois mil anos. Em vez de desfilarem com chapéus dignos de faraós e vestimentas apropriadas para as escolas de samba, cheios de empáfia e arrogância, os que se dizem seus representantes no planeta deveriam ater-se apenas aos seus ensinamentos, não às fantasias erigidas através dos tempos.

Festa da democracia

Joaquim Barbosa
Foi uma noite em que a Justiça brasileira foi homenageada: o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, recebeu o prêmio Personalidade do Ano, e o ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto, o de Destaque do País. Ambos têm em comum o fato de terem presidido o julgamento do mensalão, um marco na História política do país.

Aplaudidos de pé pela plateia, destacaram a relação da sociedade com o Supremo e atribuíram essa aproximação à imprensa, que, segundo Barbosa, cumpre papel relevante na democracia brasileira. Para ele, “há uma sinergia grande, importante e relevantíssima entre nós do Poder Judiciário e a sociedade”, graças ao trabalho da imprensa que ajuda a opinião pública a entender um setor da vida estatal “tão difícil de compreender, às vezes impenetrável, que é essa missa institucional de fazer justiça”.
Ayres Britto
Ele classificou de “evolução” essa capacidade de a sociedade acompanhar e até mesmo influir no Poder Judiciário, e atribuiu ao trabalho “cada vez mais ativo” da imprensa essa situação.

O ministro Ayres Britto disse que o fato de ele e Joaquim Barbosa terem conquistado um prêmio com o nome tão sugestivo como o Faz Diferença mostra que a sociedade está conhecendo mais o STF, que vem entendendo com mais clareza o seu papel de instituição “concretizadora da lei maior do país, que é a Constituição”.

A importância da imprensa no fortalecimento da democracia brasileira foi a tônica dos discursos dos dois homenageados. Barbosa fez a defesa do papel fiscalizador da imprensa, afirmando que a vida pública deve ser e tem que ser “escrutinizada, vigiada pela imprensa. Não consigo ver a vida do Estado e de seus agentes e personagens sem a vigilância da imprensa”.

Os dois têm visões coincidentes sobre a liberdade de imprensa. Para Joaquim Barbosa, “a transparência e abertura total e absoluta devem ser a regra” e não pode haver mistério em relação ao exercício das funções públicas, que devem ser acompanhadas pela imprensa.

O ministro Ayres Britto, que foi o relator do julgamento que deu fim no Supremo Tribunal Federal à Lei de Imprensa promulgada durante a ditadura militar — que ele considera ter sido a decisão mais importante da qual participou, por ter permitido a plenitude da liberdade de imprensa no país, inviabilizando qualquer tipo de censura —, diz que a liberdade deve ser total:

“Quem quer que seja pode dizer o que quer que seja. Responde pelos excessos que cometer, mas não pode ser podado por antecipação.” Na ocasião, ele disse que “as relações de imprensa são da mais elevada estatura constitucional pelo seu umbilical vínculo com a democracia”. Para Ayres Britto, “cortar esse cordão umbilical entre a democracia e a liberdade de imprensa é matar as duas”.
Leia mais em Festa da democracia

O “VALE TUDO” DA PREVIC NO CASO CAPAF

Por Madson Paz de Souza
Às claras, inconteste e definitivamente, ao decretar em portarias específicas a liquidação extrajudicial dos planos BD e Amazonvida da CAPAF, a PREVIC incidiu em burla à lei (LC-109/2001).

Claro também que as decisões não transcorreram, em afronta à lei por mero equívoco. Quanto a isso, Em manifestação à pedido do Evandro Fernandes (“Escoteiro” com a sua “Unidade em Alerta” sediada em Itaituba), a Presidente da ANAPAR, a mineira Claudia Ricaldoni, possivelmente a serviço da PREVIC, onde dispõe de assento no Comitê de Gestão, traçou um singular raciocínio para justificar o afronta da PREVIC à lei, aparentemente válido se válido forre afirmar que "A entidade de previdência complementar CAPAF NÃO TEM PATRIMÔNIO PRÓPRIO. Estas entidades tem como função administrar planos de previdência. É nos planos de previdência que os participantes aderem e que estão os recursos garantidores dos benefícios ... " (observe-se a sutileza contida na expressão “entidade de previdência complementar CAPAF).

Mais que evidente, a afirmação da Presidente da ANAPAR não pode ser levada em conta, salvo se os participantes dos planos, por suas entidades representativas, estiverem predispostos a se submeter aos arbítrios da PREVIC, posto que essa é uma construção argumentativa urdida na tentativa de safar a entidade da enrascada em que se meteu desde quando, em 93, deixou de implantar a intervenção para resolver um problema do tamanho de “Sergipe” para depois ter que enfrenta-lo, já do tamanho da “Europa”.

Na realidade, o argumento de que a CAPAF não tem patrimônio próprio, apenas evidenciaria mais uma aberração no modelo estrutural da CAPAF, cometida desde a sua origem e pacificamente convalidada pela PREVIC, por sua antecessora, a SPC, também desde quando criada para regular e fiscalizar os planos de previdência complementar em todo o País.

Salvo contra-argumento assentado em denso respaldo jurídico, o que ocorre em relação à CAPAF é que a entidade, pela ordenação natural do ente jurídico, tem o seu patrimônio arrecadado das pessoas físicas com quem contratou a aquisição de um produto, os planos previdenciários que dispôs na sua “prateleira”, à um determinado público consumidor, no caso, os empregados do BASA que viessem a se aposentar; junto com isso, vende ainda os seus préstimos na administração desses Planos como prestação de serviços .

Lógico que o contexto argumentativo traçado pela Presidente da ANAPAR, por casuístico e deletério, talvez alinhado aos propósitos da PREVIC, possivelmente será objeto de decisão judicial. Justo por conta disso é que tenho insistido na necessidade de um novo processo judicial, desta feita, contra a decisão da PREVIC em liquidar os planos, sustentada em flagrante agressão ao texto da lei, mesmo estando ela (PREVIC) ciente das responsabilidades do Banco da Amazônia no desmonte do BD-CAPAF, minimamente desde 1993, senão desde a sua criação. E mais, é preciso observar que além de agressão à lei, a decisão da PREVIC atenta ainda contra o curso dos processos judiciais que transitam na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal, tentando subtrair-lhes o objeto o que, aliás, mão mais alcançará em relação ao processo nº 01164-2001-001-16-00-2-ROS, no qual o Sindicato do Maranhão sentenciou e teve sentenciada a responsabilidade do BASA pelo aporte dos recursos necessários ao reequilíbrio atuarial dos planos BD e Amazonvida, administrados pela CAPAF.

Documentos da ditadura disponíveis na internet a partir de segunda

Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS), um dos órgãos de repressão do país, estarão disponíveis para consulta na internet a partir de segunda-feira. A digitalização dos documentos foi realizada em parceria pela Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Foram digitalizados cerca de um milhão de páginas de documentação, segundo o Ministério da Justiça. A divulgação dos documentos também irá amparar o trabalho da Comissão de Anistia, além de servir para dar conhecimento ao público, para fins históricos e de pesquisa.
 

Leia mais em Documentos da ditadura estarão disponíveis na internet a partir de segunda

Gisele não é mais a maior referência no quesito beleza


Gisele e Karlie Kloss
Gisele Bündchen continua firme e forte no posto de modelo mais bem paga do mundo. Mas no quesito padrão de beleza, a brasileira já não é mais a maior referência. É essa a conclusão a que chegaram os produtores do documentário “Girl Model”, exibido nesta semana pela PBS, a maior rede de TV pública dos Estados Unidos. Segundo eles, a brasileira certamente foi o maior ícone de beleza da primeira década dos anos 2000, destronando a inglesa Kate Moss, que reinou absoluta na década anterior. Mas a partir de 2010, o posto passou a ser ocupado por Karlie Kloss, a nova queridinha do mundo da moda. Ainda de acordo com o programa, os maiores ícones de beleza entre as décadas de 1950 e 1980 foram, respectivamente, Marilyn Monroe, Twiggy, Iman e Cindy Crawford.

Segundo os produtores do “Girl Model”, o Brasil é o segundo maior “fornecedor” de modelos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo que o Rio Grande do Sul é responsável por metade das garotas que deixam o Brasil para ir trabalhar nas grandes capitais da moda. E apesar de 50,8% da população brasileira ser formada por negros e mestiços, apenas 2,5% das modelos brasileiras representam esse grupo. (Glamurama)

Aos 25 anos, jogador americano se assume gay e abandona os campos

Em entrevista ao jornal "The Guardian", o jogador Robbie Rogers (foto), dos Estados Unidos, reafirmou sua aposentadoria precoce, aos 25 anos, e explicou por que tomou tal decisão. Robbie anunciou há um mês sua condição de homossexual, fato que o impediria de exercer a profissão normalmente, segundo o próprio. - "Passaria a treinar sob a mira dos holofotes, como se estivesse num circo. É impossível sair do armário em se tratando de futebol, pois ninguém fez isso. É louco e triste", disse Robbie.
Meio-campista, com atuação inclusive pela seleção dos EUA, Robbie Rogers (foto) tem no currículo o título da Major League Soccer, conquistado em 2008, quando defendia o Columbus Crew. Estava no futebol inglês, onde jogou pelo Leeds United, antes de se transferir para o Stevenage, que disputa a terceira divisão da Inglaterra.

Robbie assumiu ser gay num post em seu blog, em fevereiro último. Ele escreveu: "Durante os últimos 25 anos tive medo de mostrar quem realmente era. O temor de que o preconceito e a rejeição freassem meus sonhos e aspirações. O medo de que meus entes queridos se afastassem de mim se soubessem meu segredo. O temor de que meu segredo pudesse atravessar o caminho de meus sonhos".

Igreja mais próxima do povo


O padre capuchinho Eduardo Farias (foto) foi o comentarista do Sermão das Sete Palavras, ontem na Capela do Colégio Santo Antônio, em Belém. Ele citou muitas vezes São Francisco de Assis, sinalizando que "o santo dos pobres, de quem o novo Papa emprestou sua identidade pastoral, vai inspirar o novo modelo missionário da Igreja", ou seja, uma Igreja mais próxima do povo.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira santa: Procissões em Belém

 
A Procissão do Senhor dos Passos e o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores movimenta a Sexta-Feira Santa na capital paraense. A imagem do Senhor dos Passos saiu às 7h20 da Basílica Santuário de Nazaré. Já às 8h, a imagem de Nossa Senhora das Dores também saiu em procissão da Catedral Metropolitana de Belém. As duas imagens se encontrarão logo mais na Igreja das Mercês, no bairro do Comércio, onde o padre Glauco Feitosa irá proferir o 'Sermão do Encontro'. Após, as duas imagens seguirão juntas até a Catedral da Sé.

A imagem de Jesus Cristo ajoelhado carregando a cruz é conduzida em meio a cânticos, orações e reflexões. A procissão representa os primeiros passos de Jesus em direção ao Calvário.
 

Leitor(a) deste blog:

Pela 1ª vez, papa inclui mulheres na celebração da 5ª Feira Santa


Duas moças estavam entre as 12 pessoas que tiveram os pés lavados e beijados pelo papa Francisco numa tradicional cerimônia da Quinta-Feira Santa, realizada num centro de detenção de menores infratores nos arredores de Roma. É a primeira vez que um papa inclui mulheres no rito.

A Missa de Lava-Pés evoca um gesto de humildade de Jesus com seus apóstolos na véspera da crucificação. Um porta-voz do Vaticano disse ainda que das 12 pessoas que tiveram os pés lavados, 2 eram internos muçulmanos do centro de detenção, chamado Casal del Marmo.
Leia mais em Pela 1a vez, papa inclui mulheres na celebração da 5a Feira Santa

Câmara aprova estabilidade no emprego a grávidas em aviso-prévio

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante estabilidade no emprego à trabalhadora que tiver a gravidez confirmada durante o período de aviso prévio. O texto foi aprovado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça na quarta-feira e vai à sanção presidencial se não houver recurso para ser analisado no plenário da Casa.

Pelo projeto, a empregada gestante demitida só será efetivamente dispensada após o fim da licença-maternidade. A estabilidade também será válida nos casos de aviso prévio indenizado — que ocorre quando a empregada recebe o salário referente ao período de aviso prévio, não sendo obrigada a comparecer ao serviço.

Atualmente, a Constituição estabelece que a trabalhadora não pode ser demitida sem justa causa desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, mas não trata de quem está sob aviso prévio, o que leva a discussão à Justiça.

Tribunal Superior do Trabalho
No mês passado, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garantiu às mulheres que engravidarem durante o aviso prévio o direito à estabilidade até o quinto mês após o parto.

O caso analisado foi o de uma enfermeira de São Paulo que pediu reintegração ao trabalho após rescisão durante gravidez. No caso, o tribunal não reintegrou a mulher ao trabalho, mas concedeu à gestante o direito ao pagamento dos salários e da indenização referentes ao período entre a data em que ela foi despedida e os cinco meses posteriores ao nascimento da criança. (G1)

quinta-feira, 28 de março de 2013

Obrigado, amigos!

Do jornalista Francisco Sidou, sobre a postagem Valeu, galera!:
"Caro Ércio,
Tenho sido, além de leitor diário, colaborador sazonal de seu Blog, que inegavelmente tem prestado relevantes serviços à sociedade, através da divulgação de matérias de real interesse jornalístico, que jamais sairiam na "grande imprensa". Com uma vantagem adicional: nele você abriga, sem distinção , todas as correntes de opinião, proporcionando ao leitor tirar suas conclusões de quem está com a razão. Aliás, a razão, como diria o grande Voltaire, "é o bem mais socializado do mundo : todos acham que a possuem na medida exata de seu próprio julgamento". Parabéns pelo sucesso de seu Blog. É mais do que merecido."

O meu prezado amigo Madson Paz de Souza, também opinou, assim:
"Prezado Ercio,
Os acessos ao teu blog apenas atestam o sucesso de quem assume o que faz com inegável competência e determinação. Fico feliz em ser um assíduo leitor de O Mocorongo."

Professores querem greve

Trabalhadores da Educação Pública do Estado do Pará decidiram entrar em estado de greve, com paralisação prevista para o dia 11 de abril, por ocasião do movimento nacional. O objetivo é pressionar o governo para garantir a lotação dos professores em sala de aula, independentemente da quantidade de alunos. A medida foi tomada ontem durante assembleia da categoria, realizada pela manhã, no Centro Social de Nazaré.

Os professores pressionam o governo para suspender a Portaria 001/2013, baixada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que definiu um número mínimo de 40 alunos para formação de turmas. O pagamento do retroativo do piso salarial, referente a 2011; garantia de um terço (1/3) de hora pedagógica; e integração do abono no salário da categoria também são outras exigências.

Para os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp) a exigência da fixação da carga horária é a principal luta dos docentes e a portaria de matrícula, como é chamada a 001/2013, prejudica os estudantes e os docentes. A proposta da entidade sindical é que a Seduc limite o total de 25 alunos por sala, para garantir a qualidade na educação e a carga horária e salário dos professores.

O secretário geral do Sintepp, Antônio Neto, explicou que a Lei de Diretrizes e Base (LDB) prevê jornada de 100 a 200 horas, independentemente da formação de turma. "Porém, o governo do Estado do Pará vincula a carga horária do professor à lotação por turma. Nós somos contrários a isso, porque o que nos interessa é a jornada sem essa exigência, porque o professor não pode ser penalizado pela evasão escolar", enfatizou o secretpario geral do Sintepp.

Antônio Neto informou ainda que a categoria quer discutir com o governo aumento salarial, o que deixa clara a insatisfação dos docentes aos 9% sinalizado no último dia 22 pela secretária de Administração, Alice Viana, aos servidores público. "Nós queremos discutir salários, não os ganhos indiretos. O valor do vale-refeição não é incluindo na aposentadoria, por isso, o nosso interesse é a inclusão do abono dos trabalhadores de nível médio aos seus salários", enfatizou ele.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que oferta de turmas por escola é baseada na Portaria de Lotação e está de acordo com a Resolução 001/2010 do Conselho Estadual de Educação, a qual prevê 25 alunos para 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; 35 alunos para 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 40 alunos para o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Portaria de Lotação prevê exceções quando esse número de alunos não for possível ser atingido, devendo haver autorização da Coordenação de Matrícula para a formação dessa turma.

Com a formação de turmas e a respectiva lotação de professores, será possível analisar o impacto da implantação das jornadas de trabalho, que serão fixadas em 20, 30 ou 40 horas semanais, para cada professor. A situação verificada em anos anteriores apontou a formação de turmas criadas desnecessariamente, o que viria a superestimar o enquadramento da jornada e a quantidade de professores.

A Seduc esclarece também que não há prejuízo no atual cálculo da remuneração dos professores pois estão sendo cumpridas e pagas todas as vantagens previstas no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR - Lei 7.442/2010), com base no valor do Piso Nacional Docente, considerando a hora atividade de 20%, com majoração para 25% até 2015, conforme previsto no §2º do art. 35 do PCCR. (Jornal Amazônia)

Parazão 2013: Santa cruz não aparece no mangueirão e Paysandu vence por WO

Quando o árbitro Benedito Pinto da Silva decretou o WO a favor do Paysandu, às 21 horas de ontem, no Mangueirão, ficou decidido que o Papão levaria os três pontos em disputa e assumiria a ponta do returno do Paraense. O Santa Cruz, que não foi ao estádio, deve sofrer uma série de punições, que podem resultar até numa suspensão de dois anos em competições oficiais. A decisão parece ser apenas mais um capítulo na quebra de braço entre o time de Salinas e a Federação Paraense de Futebol.

Além da derrota, o Santa Cruz pode ser eliminado do campeonato, como determina a Fifa, e perder a vaga na divisão de elite Paraense. Não há nenhum registro do tipo no Parazão e, caso o Remo perca da Águia hoje, o Santa Cruz passará, pelo menos por enquanto, à semifinal.

Antes de ser confirmado o WO, José Maria Filho, registrado na FPF como presidente do Santa Cruz, afirmou que o clube não aceitou a determinação da FPF de desmembrar a última rodada da fase de classificação e entendeu a recusa do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) em adiar a rodada como uma armação. - "Não vamos ficar de braços cruzados. Vamos buscar nossos direitos", disse. "Sabíamos que no tribunal da federação daria esse resultado. Estava tudo armado desde segunda-feira. A decisão do tribunal faz apenas parte de um pacote, desde a graciosa interdição do parque do Bacurau", completou Maia Filho.

À tarde, o presidente do TJD, Antônio Cândido Barra Brito, negou o pedido do Santa Cruz para que a rodada fosse adiada. A decisão, segundo o magistrado, veio após a leitura do laudo sobre o Parque do Bacurau e impossibilidade de manter jogos de Remo e Paysandu para o mesmo dia.

O secretário de comunicação do governo do Pará, Ney Messias, e a presidente da Funtelpa (Fundação Paraense de Radiodifusão), Adelaide Oliveira, conversaram pelo Twitter ainda ontem e previam possíveis ações caso o Parazão seja paralisado.

O governo do Estado é o principal patrocinador da competição e os jogos são transmitidos ao vivo pela TV Cultura. Após a confirmação de que não haveria partida, o secretário perguntou: "e se o Campeonato Paraense parar, como fica a remuneração que a Funtelpa daria aos clubes? Como isso impacta as finanças de todos?". A resposta da presidentea foi direta: "se o campeonato parar não tem segunda parcela que será paga em maio. A 1ª parcela já foi paga na segunda-feira". O pagamento das cotas a que os clubes têm direito pela transmissão é feita pela fundação.

CNJ eleva gastos e reproduz vícios dos tribunais

Criado para combater vícios da magistratura e melhorar a gestão do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a reproduzir os mesmos problemas dos tribunais brasileiros. São processos que andam a passos lentos, pressões políticas, inchaço da máquina, aumento de gastos com passagens aéreas, contas de telefone e diárias, além de pequenos, mas simbólicos, malfeitos, como o uso de carro oficial por ex-conselheiros.

Dados pedidos pelo Estado com base na Lei de Acesso à Informação mostram, por exemplo, aumentos progressivos nos gastos com diárias, passagens, auxílio-moradia e ajuda de custo, como pagamento de despesas de mudança. Com pagamentos de mudanças de servidores ou juízes convocados para trabalhar em Brasília, o CNJ gastou mais de R$ 1 milhão em 2012.
Leia mais em CNJ eleva gastos e reproduz vícios dos tribunais

Judeus já comemoram a Páscoa

Para os cristãos, hoje (28) é a Quinta-Feira Santa, início de celebrações religiosas que culminam no dia 31, domingo de Páscoa. O período quase coincidiu com a celebração da Pessach, a Páscoa judaica, que começou na segunda-feira (25) e vai até o dia 2 de abril.
Pessach, em hebraico, significa passagem. Para os judeus, a Páscoa representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. “Para os cristãos, a Páscoa tem um sentido mais metafísico. Representa a passagem de Cristo pela morte”, afirma a professora universitária Carina Bemerguy, referindo-se à tradição de que Jesus teria ressuscitado no terceiro dia após a crucificação.

As comemorações começaram na casa de Carina desde o início da semana. Para os jantares, ela não deixa de realizar algumas tradições da Páscoa judaica.

Os cuidados começam nos talheres, que devem ser todos esterilizados. À mesa, não pode haver nada que seja fermentado e os alimentos devem lembrar o êxodo do povo judeu. Não pode faltar também a água com sal, ovo, pescoço de galinha e uma sobremesa que mistura tâmara, canela, trigo, cravo, maçã e vinho tinto.

“Nas duas primeiras noites o jantar tem todo um ritual especial. Ele tem muita simbologia. É quando reunimos toda a família e passamos as tradições para os mais novos”, explica.

Para ela, tanto a páscoa judaica quanto a páscoa católica “podem servir como confraternização entre os povos, de uma aceitação entre as diferenças e um exemplo para o resto da humanidade”, conclui.  (DOL)

Previc prorroga intervenção na CAPAF

Através de portaria publicada ontem (27), a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, prorrogou a intervenção na CAPAF por mais 180 dias, a contar de 27 de março de 2013.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Procissão luminosa acontece hoje em Belém


Na noite de hoje (27), a igreja católica vai dar continuidade a programação da Semana Santa, com a saída da procissão luminosa denominada “Procissão da Fuga de Jesus”, que é a caminhada com a imagem do Senhor dos Passos, que sairá da Catedral até a Basílica Santuário de Nazaré.

A Procissão da Fuga lembra o momento da prisão de Jesus Cristo, no Horto das Oliveiras, onde ele havia se refugiado para rezar pedindo força para o momento que iria se suceder. A imagem do Senhor dos Passos passará pelas ruas da Drº Assis, Avenida Tamandaré, Gama Abreu, pegando direto a Av. Nazaré. Em frente à igreja da Santíssima Trindade, os fiéis vão fazer uma parada para receber as palavras do pároco Ronaldo Menezes. Com a chegada da imagem do Senhor dos Passos, na Basílica Santuário de Nazaré, o coral da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré vai realizar a acolhida dos católicos.

A procissão luminosa de três quilômetros pede que todos os fiéis levem tochas ou velas grandes com proteção para acompanhar o percurso que conta com a participação de todas as paróquias da Arquidiocese de Belém e quem mais quiser participar.

Na quinta-feira santa (28), haverá a missa do Crisma, às 09 horas com pontifical de benção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais. Às 18 horas, missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés, instituição do sacerdócio e eucaristia, trasladação do SS. Sacramento para adoração até as 24 horas.

Na sexta-feira santa (29), haverá a procissão do Senhor dos Passos saindo da Basílica Santuário de Nazaré com a imagem às 07 horas e às 08 horas, a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Catedral Metropolitana de Belém para o encontro na igreja das Mercês, no bairro do Comércio, previsto para acontecer às 10h30, onde o sermão será feito pelo vigário da Sé, padre Glaucon Feitosa. Às 16 horas vai ocorrer a ação litúrgica da Paixão do Senhor e 18 horas, a procissão do Senhor Morto.

No sábado (30), às 21 horas, haverá Vigília de Páscoa, na igreja e no próximo domingo (31), dia em que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, na Catedral Metropolitana de Belém terá missa nos horários de 07h, 09h e 19 horas.

Programe-se!

 
O feriado prolongado da Semana Santa modificará o horário de funcionamento do comércio, de shoppings centers, de agências bancárias e órgãos públicos em Belém. Programe-se e veja o que funcionará durante o feriadão:
SERVIÇOS
Bancos: as agências bancárias fecharão na sexta-feira da Paixão (29) e reabrem só na segunda-feira (1º).
Correios: na sexta-feira da Paixão (29), apenas as unidades que operam em regime de plantão estarão funcionando e, no sábado de aleluia (30), apenas a agência do bairro do Telégrafo Sem Fio funcionará de 9h às 12h.
COMÉRCIO
O centro comercial de Belém fechará na sexta-feira da Paixão (29) e reabrirá em horário normal no sábado de aleluia (30).
Shopping Castanheira: na sexta-feira da Paixão (29), as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação e os cinemas funcionarão de 12h às 22h30. No sábado, todo o shopping funcionará em horário normal, de 10h às 22h. No domingo de Páscoa (31), a praça de alimentação e os cinemas funcionarão de 12h às 22h e as lojas de 15h às 21h.
Shopping Pátio Belém: somente a praça de alimentação e os cinemas funcionarão na sexta-feira da Paixão (29), de 12h às 22h; as lojas estarão fechadas. No sábado, o funcionamento do shopping será normal, de 10h às 22h. No domingo de Páscoa, cinemas e praça de alimentação abrirão a partir das 12h e lojas ficarão abertas de 14h às 22h.
Shopping Boulevard: na sexta-feira da Paixão (29), somente a praça de alimentação funcionará, a partir das 12h, e os cinemas, de 11h às 22h; as lojas estarão fechadas. No sábado de aleluia (30), o shopping funcionará em horário normal, de 10h às 22h. No domingo, praça de alimentação e cinemas abrirão a partir das 12h; lojas funcionarão a partir das 14h.
Parque Shopping Belém: ainda não divulgou o horário de funcionamento durante o feriado.

Parque Mangal das Garças: funcionará em horário normal na sexta-feira, no sábado e domingo. Além de abrir para visitação, o Mangal promoverá atividades culturais. No domingo, a partir das 10 horas, haverá a comemoração da Páscoa no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, com uma programação gratuita para o público infantil, incluindo pintura facial, oficina com materiais recicláveis e caça a ovos de chocolate.
ÓRGÃOS PÚBLICOS
Órgãos da Administração direta e indireta do Estado terão ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e só voltarão ao atendimento na próxima segunda-feira (1º). Órgãos e entidades das áreas de arrecadação, saúde e defesa social deverão estabelecer escala de serviço dos servidores, para que o atendimento à população não seja prejudicado.

Valeu, galera!

 

Desde que este blog foi criado, não nos preocupamos em divulgar, colocar em evidência e muito menos festejar o atingimento de determinado número de acessos. O nosso objetivo nunca foi e nem será o de competir com outros blogueiros. Mas, é claro, diariamente consultamos nossos registros para sabermos quantos leitores chegaram até nós e, com satisfação, constatamos que a cada dia que passa a quantidade aumenta significativamente.

Muito obrigado, leitores e leitoras, pelas sugestões, pelas colaborações, pelo apoio, pelos elogios, pelas críticas e pelo carinho.

Meu caro leitor, minha querida leitora:

Recados

Mensagens

Nova lei coloca cuidadores de idosos em situação delicada

A mudança nas regras do trabalho doméstico vão atingir em cheio os idosos do país. O alerta é da presidente dos Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado de São Paulo, Margareth Galvão Carbinato, para quem as medidas vão ter um impacto mais forte para as famílias que contratam cuidadores. - Esses profissionais já tinham o salário mais alto para poder ficar à noite e, agora, sobre esses valores vão incidir horas extras, adicional noturno. Isso cria uma realidade terrível. Idoso neste país não tem direito a nada. Já cortaram as aposentadorias, criaram o fator previdenciário e agora vão ter que ficar sem seus acompanhantes - diz.

Para a advogada, há uma grande distância entre a lei no papel e a realidade da vida prática das pessoas, que estão assustadas, sem saber como cuidar de seus idosos e crianças. - Além da questão econômica, há um aspecto humano. Muitos idosos já estavam acostumados com seus cuidadores, mas as famílias, apavoradas, vão dispensar esses profissionais. É bonito fazer a lei e jogar a responsabilidade de resolver os problemas para as outras pessoas.

Autora do livro “Paz para Empregados e Empregadores”, Margareth está cética com relação à possibilidade de harmonia na aplicação das novas regras. Segundo ela, o controle da jornada de trabalho, por exemplo, será missão quase impossível e, mesmo com o livro de ponto, os patrões não terão como saber a hora de entrada e saída dos empregados, já que muitos saem de casa antes de seus funcionários chegarem e só retornam quando já foram embora. - Os senhores senadores vão mandar alguém para as nossas casas para controlar isso?

Ver-o-peso festeja seus 386 anos

Hoje é dia de festa às margens da baía do Guajará. O Ver-o-Peso, maior mercado a céu aberto da América Latina, chega aos 386 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), promovem uma manhã inteira de comemorações para a feira que é um dos principais cartões-postais da cidade. A festa, com o tema "386 anos de cheiros, cores e sabores", é gratuita.

Uma salva de fogos abre os festejos às 6 horas. Em seguida, uma banda de fanfarra toca em ritmos carnavalescos, até as 9h30, quando será cantado o Parabéns junto com a população. Um grande bolo foi preparado para a festa. A partir das 10 horas, o rei do Carimbó, Pinduca, marca a programação de aniversário com um dos principais ritmos da nossa região. E, para encerrar a comemoração, o cantor Edilson Moreno mostra o que o brega tem de melhor. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, deve participar do Parabéns.

Outro ponto da cidade também vai homenagear a feira. O Cinema Olympia vai abrir uma sessão especial, às 18 horas de hoje, para exibir o documentário "Ver-o-Peso através dos tempos", dirigido por Antônio Carlos Cavalcante. O documentário reúne diversas imagens antigas de Belém, mostrando as mudanças ocorridas na feira ao longo dos anos até a última gestão municipal. "Trata-se de um trabalho de pesquisa que tem como maior desejo resgatar a memória desse espaço que também faz parte da história de todos nós", disse o diretor. A fotografia mais antiga data do ano de 1865. A entrada é de graça.

Sendo considerado um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, o Ver-o-Peso oferece, entre seus principais produtos, os ingredientes da culinária regional e a beleza dos mistérios da Amazônia por meio da matéria-prima dos banhos típicos e ervas medicinais.

Trevas

Os católicos celebram hoje a Quarta-Feira de Trevas, que é o 4º dia da Semana Santa e quando se encerra o período quaresmal. Hoje acontece a piedosa Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores, que em Belém realiza-se entre as igrejas do Carmo e de Sant’Ana, com o encontro se dando em frente à das Mercês. Há igrejas que neste dia celebram o ofício das trevas, lembrando que o mundo já estava em trevas a quando da proximidade da morte de Jesus Cristo.

Sefin concede descontos para quem pagar ISS e TLPL até 10 de abril



A secretária municipal de Finanças de Belém, Suely Azevedo (foto), confirma que cerca de 12 mil profissionais autônomos estão cadastrados na Sefin, como contribuintes do ISS/PF (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - Pessoa Física) e que mais de 34 mil empresas pagam a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento. O pagamento destes tributos se feitos até 10 de abril, em cota única, têm descontos de 15% (ISS/PF) e 30% (TLPL).
(Fonte: Adenirson Lage - O Liberal)

Parazão 2013: Última rodada da fase de classificação do segundo turno é cercada de polêmicas

Com várias especulações envolvendo os jogos da sétima rodada da fase de classificação do segundo turno do Campeonato Paraense, a Federação Paraense de Futebol (FPF) é o centro das atenções dos clubes e dos torcedores ‘papa-chibé’. 
 
Com a mudança da data de dois jogos, algumas equipes estão reclamando o descumprimento da regulamento do Parazão, que garante a disputa de todos os jogos da última rodada para o mesmo dia e mesmo horário. Alguns clubes, como o Santa Cruz de Cuiarana, ameaçaram não entrar em campo. Apesar de todo o imbróglio que envolve a rodada, o diretor técnico da FPF, Paulo Romano, confirma a realização de todas as partidas, como foi previsto na reunião da noite desta segunda-feira (25), na sede da federação com representantes de Tuna, Remo e Paysandu, deslocando dois jogos para a próxima quinta-feira (28). 
 
Romano garante que, até então, não há nenhuma possibilidade de cancelamento, ressaltando apenas a mudança do local de jogo do Clube do Remo contra o Águia de Marabá, que será no Mangueirão, nesta quinta-feira (28), em virtude da não renovação do laudo de segurança do estádio Evandro Almeida. Ainda segundo Paulo Romano, o jogo do Paysandu contra o Santa Cruz de Cuiarana também está confirmado para o estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, nesta quarta-feira (27). Além dos jogos de Remo e Paysandu, São Francisco e Cametá duelam nesta quarta, às 20h30, no estádio Colosso do Tapajós. Em Paragominas, PFC e Tuna Luso jogam nesta quinta-feira (28), também às 20h30, no estádio Arena Verde.

Alfabetização na Idade Certa: senado aprova projeto

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, o projeto de lei de conversão (PLV) 2/2013, que cria incentivos para a alfabetização de todas as crianças nas escolas públicas até os oito anos de idade, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A proposta é originária da Medida Provisória 586/2012, que virou projeto de lei de conversão após ter sido alterada na Câmara dos Deputados. A matéria segue agora para sanção presidencial.

A medida prevê a realização de cursos de capacitação para os professores e a distribuição de materiais didáticos específicos de alfabetização dos alunos. Uma emenda aprovada na Câmara dos Deputados fixou o dia 31 de dezembro de 2022 como prazo limite para o cumprimento da meta de alfabetizar as crianças na rede pública até os oito anos de idade. 
 
O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), apresentou uma emenda em plenário, derrubada pela maioria, para tentar alterar de oito para seis anos a idade prevista para a alfabetização dos estudantes. 'A opção de se colocar a idade de oito anos foi uma escolha politicamente confortável do Ministério da Educação', criticou Alvaro Dias, durante a defesa da sua emenda.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro da Educação do governo Lula, disse que o projeto vai 'envergonhar' os brasileiros. 'Essa é uma proposta mais limitada do que foi a Lei do Ventre Livre', criticou Cristovam, comparando com a norma que garantiu liberdade aos filhos dos escravos.
 
O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE) defendeu a aprovação da proposta da forma como veio da Câmara dos Deputados, um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os 5 mil convênios já firmados com prefeituras. A União deve aportar R$ 3 bilhões em recursos para o plano. 'Eu sei que o ideal seria que todo o Brasil já tivesse alfabetização na idade certa. Lamentavelmente um conjunto de municípios não fez o seu dever de casa', afirmou.

BBB13: Fernanda vira milionária com 62,79 % dos votos

Fernanda, a milionária 
A mineira Fernanda, de 26 anos, venceu nesta terça-feira (26) a 13ª edição do “Big Brother Brasil” com 62,79% dos votos e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão.

A advogada disputou o primeiro lugar com o gaúcho Nasser, que recebeu 28,29% dos votos, e com a paranaense Andressa, que teve com 8,92%.
Fernanda, Nasser e Andressa (Foto: Reprodução/ BBB 13) 
Fernanda disputou final com Nasser e Andressa
A advogada foi para o temido paredão três vezes e apenas uma vez conseguiu vencer a liderança.

No último dia do reality, todos os participantes estavam reunidos. O show de encerramento da grande final do BBB13 ficou por conta de Lulu Santos.

terça-feira, 26 de março de 2013

Meus amores, minha felicidade.

Minhas netas queridas: Maytê, Maya, Giovanna e Livia. Falta, ainda, um companheiro para o neto Igor, "xodó do Vô". 

Pantera Negra tem novo presidente

São Raimundo conquistou a Série D do Brasileiro de 2009 (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal) 
São Raimundo conquistou a Série D do Brasileiro de 2009
O São Raimundo, primeiro campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, já tem um novo presidente. Em reunião realizada na noite de segunda-feira, o Conselho Deliberativo do clube elegeu, por aclamação, Alexandre Nascimento como novo presidente alvinegro para os próximos três anos.

A Chapa denominada “Unidos pelo Pantera” tomou posse logo após aclamação dos conselheiros e o presidente Alexandre Nascimento, advogado de 36 anos, vai ser o mandatário máximo do Pantera no período de 25 de Março de 2013 à 09 de Janeiro de 2016.

A primeira missão do presidente será reerguer o São Raimundo, clube que completou 69 anos no dia 9 de janeiro, mas que está envolto em problemas financeiros. Em 2009, conquistou o vice-campeonato do Parazão, o título da Série D e o acesso para a Terceirona de 2010, além de uma vaga na Copa do Brasil. Retornou para a Quarta Divisão no ano seguinte e não conseguiu se manter na competição.

Em 2012 o São Raimundo foi rebaixado para a Primeira Fase do Estadual, onde terminou na sétima colocação, não conseguindo se classificar para o Campeonato Paraense 2013.   (G1Pa)

Senado aprova ampliação de direitos trabalhistas das domésticas

O Senado concluiu nesta terça-feira (26) a aprovação da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que iguala os direitos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais.

A proposta, que já havia sido aprovada em primeiro turno na terça passada (19), foi aprovada novamente por unanimidade no segundo turno, com o voto favorável de 66 senadores. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o texto será promulgado na próxima terça-feira (2 de abril), em sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados.

Durante a votação, vários senadores apelidaram informalmente a PEC de Benedita da Silva, ex-empregada e hoje deputada federal pelo PT-RJ, que trabalhou pela aprovação.

A partir da promulgação, na próxima terça (2), a PEC já garante a aplicação imediata de nove novos direitos a babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residências.

Outros sete direitos, no entanto, ainda dependerão de regulamentação para detalhar como serão aplicados para efetivar os direitos e deveres de empregados e empregadores.

Entre os aspectos que começam a valer imediatamente após a promulgação da lei, estão a garantia de salário nunca inferior ao mínimo (hoje em R$ 678), jornada de trabalho não superior a 8 horas por dia (máximo de 44 horas semanais), pagamento de horas-extras, além do reconhecimento de convenções ou acordos coletivos.

Por enquanto, não serão efetivados de imediato o direito a indenização em demissões sem justa causa, a concessão de seguro-desemprego e salário-família pelo governo, conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adicional norturno, auxílio-creche e o seguro contra acidentes de trabalho.
Clique aqui > Saiba o que muda para patrões e empregados com a PEC

MPF pede suspensão de operação em terra indígena

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal em Santarém que impeça a realização de uma operação policial do governo federal, marcada para essa semana, nas proximidades da Terra Indígena Munduruku, onde está planejada a usina hidrelétrica São Luís do Tapajós.

A operação foi confirmada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Superintendência Regional da Polícia Federal. O contingente armado que se dirigiu ontem (25) para a região seria de 60 agentes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Aérea Brasileira (FAB), para garantir a realização dos estudos de impacto da usina.

"A operação é patente violação à decisão da Justiça", dizia o documento que foi enviado ontem (25) para a apreciação do juiz federal de Santarém, José Airton Portela.

Para o MPF, a operação não pode ocorrer porque o licenciamento ambiental da usina foi suspenso pela Justiça por falta das consultas prévias aos índios. A maior preocupação do MPF é com o clima de conflito na região. (DOL,com informações do MPF)

CELPA: Central de Atendimento voltará a ser no Pará

A partir do mês de maio, a Central de Atendimento ao Cliente da Celpa voltará a atender integralmente no Pará, disponível 24 horas durante os sete dias da semana. A transferência de todo o serviço para o Pará, que hoje funciona cerca de 90% em Campo Grande (MS) é mais um importante passo para garantir a melhoria dos serviços prestados à população paraense. A medida faz parte de um pacote de ações previstas no Plano de Reestruturação da empresa, adquirida em novembro de 2012.

A transferência da Central de Atendimento vai possibilitar a geração de 300 postos de trabalho. O serviço de atendimento será feito por paraenses capacitados, que conhecem bem as dimensões do Estado e as características de cada região.

Números - A Central de Atendimento ao Cliente da Celpa continuará atendendo pelo número 0800 0910196. Os 300 profissionais estão sendo contratados e passarão por intenso treinamento durante todo o mês de abril.

Por mês, a Central de Atendimento da Celpa contabiliza cerca de 400 mil chamadas.

Silvio Kanner disputará eleição para presidente do Sindicato dos Bancários

Sexta-feira, 22 de março, no auditório do Hotel Regente, em Belém, um grupo de bancários e bancárias de todos os bancos reuniram-se em convenção com o objetivo de definir uma chapa para concorrer às eleições da diretoria do Sindicato dos Bancários, que ocorrerá no final do mês de abril.

Comandado desde o inicio da década de 90 pelo PT, a entidade é hoje hegemonizada pelo grupo político da ex-governadora Ana Julia e do Deputado Federal Claudio Puty, conhecido como Democracia Socialista (DS), corrente a qual pertence a atual presidente da entidade.

Como candidato a presidente, foi homologado o nome de Silvio Kanner, atual presidente da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia - AEBA.

Não se sabe, ainda, quais serão os outros candidatos que disputarão a eleição que decidirá quem irá presidir o Sindicato dos Bancários. Especula-se que, no total, serão 4 concorrentes.

MPE-PA: Gilberto Valente vence eleição

 
O promotor de justiça militar e atual conselheiro do CNJ Gilberto Valente Martins (foto), em eleição direta realizada ontem (25), na sede do Ministério Público do Pará, em Belém, recebeu 130 votos, contra 13 votos para o promotor Aldir Jorge Viana da Silva e 4 votos para a procuradora Ana Tereza do Socorro da Silva Abucater, de um colégio eleitoral integrado por 307 membros, dos quais 148 votaram, 147 de forma presencial e 1 via postal. Um voto foi em branco.

Agora, o nome de Gilberto será encaminhado ao Procurador-Geral da República, e concorrerá com os indicados por cada Ministério Público Estadual para compor a vaga do CNJ.

Supermercados brasileiros barram carne de áreas de desmatamento na Amazônia

Supermercados brasileiros assinaram ontem (25) um termo de compromisso com a procuradoria da República contra a comercialização de carne bovina procedente de fazendas que desmataram a Amazônia ou adotaram outras práticas ilegais, como o trabalho escravo.

O principal objetivo do compromisso firmado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é evitar que eles comprem carne bovina procedente de áreas que são desmatadas na Amazônia ou provenientes de fazendas com irregularidades ambientais ou sociais, como o uso de mão-de-obra escrava, informou a procuradoria.

"Esperamos que em pouco tempo, principalmente as grandes redes de supermercado de todo o país, adotem iniciativas, como certificação e um controle de seus fornecedores, que garantam que não aceitam os que desmataram, praticam trabalho escravo ou ações que prejudicam comunidades indígenas", disse à AFP o promotor Daniel Azeredo, do grupo de trabalho Amazônia Legal.

Na Amazônia brasileira, a maior causa de desmatamento é a atividade pecuária, neste país que possui o maior rebanho comercial bovino do mundo - com mais de 200 milhões de cabeças de gado - e que também é o maior exportador de carne do planeta.

O trabalho dos promotores contra a carne procedente de áreas e produtores que desmataram para dar lugar à criação de gado começou em 2009, quando foram denunciados 13 grandes frigoríficos e 22 fazendas do estado do Pará, na Amazônia.

A ONG ambientalista Greenpeace divulgou na ocasião um relatório, fruto de três anos de pesquisas, que denunciava que carne e couro procedentes de fazendas que desmataram ilegalmente conseguiam se infiltrar nas grandes processadoras do sul do Brasil e abastecer marcas mundiais de calçados, moda, carros e alimentos.

Desde então, a procuradoria firmou termos de compromisso, principalmente com frigoríficos. O acordo de agora com os supermercados "talvez seja o principal ponto da cadeia, porque eles têm um poder de controle muito grande sobre os produtos que são comercializados em um momento em que temos um consumidor cada vez mais consciente e exigente", disse Azeredo.

Remo é destaque em ranking nacional de torcidas

 
O Clube do Remo ostenta a sétima melhor média de público do Brasil neste primeiro semestre, com 15.311 pagantes por jogo. Posiciona-se atrás apenas de Cruzeiro, Corinthians e de quatro tradicionais clubes do Nordeste (Ceará, Santa Cruz, Sport e Fortaleza). Campeão do primeiro turno, o Paissandu vem em 12º lugar no ranking nacional de torcidas, com 10.871 de média.

Abaixo, o ranking dos campeões de público no Brasil:
1) Cruzeiro (Campeonato Mineiro) – média de 29.561.
2) Corinthians (Paulistão) – média de 24.273.
3) Ceará (Copa do Nordeste) – 23.541.
4) Santa Cruz (Copa do Nordeste) – 21.337.
5) Fortaleza (Copa do Nordeste) – 16.845.
6) Sport (Copa do Nordeste) – 16.038.
7) Remo (Campeonato Paraense) – 15.311.
8) Atlético-MG (Camp. Mineiro) – 14.371.
9) Santa Cruz (Camp. Pernambucano) – 13.223.
10) Santos (Paulistão) – 12.987.
11) Sport (Camp. Pernambucano) – 11.008.
12) Paissandu (Campeonato Paraense) – 10.871.
13) São Paulo (Paulistão) – 10.391.
14) São Bernardo (Paulistão) – 9.962.
15) Botafogo (Camp. Carioca) – 9.230.
(Com informações do site estadiovip.com.br) 

Santa Cruz ameaça não jogar contra o Paysandu

Após a mudança das datas das partidas da última rodada da fase classificatória do returno do Parazão 2013, o Santa Cruz estuda medidas para não sair prejudicado após a decisão da Federação Paraense de Futebol (FPF). O time ameaça que pode, inclusive, não entrar em campo na quarta-feira (27), contra o Paysandu.

Nesta terça-feira (26), ao meio-dia, o time chega a Belém e a diretoria deve tomar uma decisão. O advogado do clube está analisando no estatuto do torcedor para ver qual a melhor medida a ser tomada.

Entenda o caso - A partida entre Santa Cruz e Paysandu, de mando do time de Cuiarana, seria disputada no Parque do Bacurau, em Cametá. Porém, segundo a FPF, o estádio cametaense não tem condições de receber a partida, mesmo tendo recebido um jogo no domingo (24).

Com a mudança, Santa Cruz e Paysandu se enfrentam na quarta-feira (27), no Mangueirão, às 20h30. No mesmo dia e horário, São Francisco e Cametá jogam em Santarém. Já na quinta-feira (28) o Remo recebe o Águia, no Baenão, também às 20h30. E na Arena Verde, ainda no mesmo dia e horário, o Paragominas enfrenta a Tuna.

Clonando Pensamento

“Eu não quero morrer para ir para o céu. Quero viver no céu aqui.”
(Ex-presidente Lula, exercitando suas preferências de imortalidade)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Atenção, mulheres! Barriga de fora, conjuntinhos e outras tendências do verão/2013

A semana de moda paulistana acabou sexta-feira (22), mas deixou claro em suas passarelas o que vai invadir a praia das mulheres no verão/2014. Seguindo os pivôs dos desfiles da Água de Coco e da Osklen, as pedras estarão em alta, seja nos bordados, seja em forma de estampa. Se depender da Colcci e Triton, os looks monocromáticas vieram para ficar. Os já famosos conjuntinhos também reafirmaram sua força em várias passarelas. E como a estação pede muita pele à mostra, as barriguinhas de fora, ou melhor, os looks cropped, continuam sendo o maior motivo do projeto verão da mulherada.

Idade do contribuinte não desobriga a fazer declaração do IR

A idade do contribuinte não é fator que desobriga a entrega da declaração do Imposto de Renda – as condições para deixar de entregar o documento estão relacionada apenas a fatores como rendimento ou valor de bens no nome da pessoa, afirmam especialistas ao G1. Dessa forma, se estiverem dentro dos requisitos estabelecidos pela Receita Federal, crianças e idosos precisam declarar.

“Esse é um dos grandes erros de muitos contribuintes. Não há limite de idade para que um cidadão seja desobrigado a entregar a declaração de Imposto de Renda pessoa física. Se o contribuinte, independente de sua idade, se enquadrar em uma das hipóteses, deverá prestar contas à Receita Federal”, diz o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

O prazo começou em 1º de março e se estende até 30 de abril.

“Um menor que recebe pensão alimentícia em seu CPF em valor superior a R$ 24.556,65, ele está obrigado a declarar. Ou se esse menor receber uma herança igual ou superior a R$ 40 mil, também deverá declarar”, exemplifica Wagner Pagliato, diretor do curso de ciências contábeis da Unicid.

O mesmo vale para idosos que recebem aposentadorias ou pensão cuja somatória dos rendimentos tributáveis excedam R$ 24.556,65, cita Domingos, ou que possuam na poupança ou em e outras aplicações financeiras valores superiores a R$ 40 mil, ou ainda que tenham posse ou propriedade de bens e direitos com valor de aquisição superior a R$ 300 mil, por exemplo.
É o que este blog deseja aos seus leitores.

BBB13: Andressa, Nasser e Fernanda estão na final e disputam R$ 1,5 milhão.

A 'sister' Natália foi eliminada neste domingo (24) do “Big Brother Brasil 13” com 66,39% dos votos, após disputar a preferência do público com Fernanda.

Andressa, Nasser e Fernanda (fotos) estão na final e disputam na próxima terça-feira (26) o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Diretora de Escola é espancada por aluno de 15 anos

A diretora da Escola Municipal João Kopke, em Piedade, Leila Soares, foi espancada por um aluno de 15 anos após adverti-lo no correrdor da unidade. O episódio ocorreu na última sexta-feira, por volta das 10h30. A vítima foi empurrada contra a parede, imobilizada pelo estudante e levou vários socos no rosto. Ela está com hematomas na gengiva e com a audição prejudicada. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade) e o estudante foi expulso da escola.
 
“A gente encheu meio balde de papel com sangue que saía do nariz dela. Para o garoto, foi como se nada tivesse acontecido. Depois que agrediu, ele foi para o pátio e ficou rindo”, contou uma professora.

A confusão começou quando Leila foi até um dos pavilhões verificar se havia um casal de namorados se beijando. Ao chegar lá, ela se deparou com o estudante de 15 anos brincando de luta com um colega. A diretora mandou que eles parassem. No entanto, quando estava indo embora, acabou empurrada pelo adolescente, que continuava trocando golpes.

A diretora, então, os repreendeu. O jovem não gostou e a empurrou, só que, desta vez, de propósito. Leila avisou que iria ligar para a casa dos pais dele e chamar a ronda escolar. O aluno a seguiu até a secretaria e a empurrou de novo, sendo segurado por um professor. Solto, ele foi atrás da diretora na sala dela, onde Leila iria fazer as ligações, e a segurou, dando vários socos.

Fé em Deus e paz em campo

Imagine uma partida de futebol onde a mãe do juiz não é xingada, os jogadores não falam palavrões nem fazem gestos obscenos para os adversários e para a torcida, a média de cartões é baixíssima e as expulsões, raras. Isso acontece na Copa Evangélica do Rio de Janeiro. Fundada em 2007 com apenas sete times, a competição, que tem suas próprias divisões (da primeira à terceira), já reúne 150 equipes no estado e mais de 2,5 mil atletas de Cristo, ligados a pelo menos 30 denominações evangélicas diferentes.
Músicas de louvor animam jogadores das equipes antes das partidas. Leitura da Bíblia também ajuda para que a paz reine em campo 
“Através do esporte, estamos difundindo cada vez mais o cristianismo e trazendo mais fiéis para as igrejas”, garante o presidente do Ministério Esportivo da Copa Evangélica, Bruno Brito, 34, ex-jogador do Fluminense e de agremiações do exterior, e hoje pastor do Ministério Betel Restaurando Vidas, de Jardim Catarina, em São Gonçalo. “Nossa missão é fazer do futebol uma ferramenta de evangelização. Acreditamos que o futebol sempre pode proporcionar a comunhão e a integração entre as pessoas”, acredita Brito.

Indisciplina pode punir time inteiro
De acordo com as regras da Copa Evangélica carioca, antes de cada partida os jogadores dos dois times que estarão em campo oram juntos num culto em que a Bíblia — cujos trechos são lidos e refletidos — fica no mesmo pedestal que a bola da partida. Músicas de louvor também animam os participantes.

“São momentos de fé, que fortalecem os laços de amizade, inclusive entre as famílias nas arquibancadas”, diz Bruno Brito. De acordo com ele, porém, atos de indisciplina são punidos com rigor. “Palavrões ou agressões físicas podem culminar com expulsões, inclusive do time inteiro, das competições”, observa Brito.

Seis anos sem nenhum cartão
Sem desavenças em campo, a paz que reina nas partidas da Copa Evangélica é traduzida pela baixa quantidade de cartões dados pelos juízes. João Diveiros, chefe dos 12 árbitros que apitam as partidas, garante que a média de cartões amarelos não passa de cinco por rodada de três jogos. “Cartões vermelhos, então, são raros”, comenta.

O atacante da Missão Betesda, de Rio D’Ouro, em São Gonçalo, Paulo Dell Isola, 34, ex-jogador do Juniores do Flamengo, é exemplo de disciplina. “Em seis anos disputando a copa, nunca levei um cartão amarelo sequer”, orgulha-se Paulo, que em 2012 foi artilheiro da competição, com 12 gols. (O Dia Online)

Com modéstia e discrição, dom Orani Tempesta conduz a JMJ

A chegada de um novo papa, Francisco, latino-americano e que já dá sinais de possuir um grande carisma, joga ainda mais expectativa na Jornada Mundial da Juventude, marcada para o período de 23 a 28 de julho deste ano, no Rio de Janeiro. Mas nem toda esta expectativa e nem todos os holofotes da mídia e da opinião pública mudam a postura simples e modesta daquele que será uma figura central no evento, que deverá atrair 2 milhões de pessoas ao Rio. O arcebispo da cidade, dom Orani Tempesta, segue se mantendo em respeitosa discrição perante o interminável assédio da imprensa, de autoridades e da sociedade.

Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo, São Paulo, em 23 de junho de 1950. Ingressou na Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, em 1968, iniciando seu noviciado no dia 1º de fevereiro daquele ano. Realizou seus estudos eclesiásticos em São Paulo, na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, de 1969 a 1970, e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos.

Foi eleito bispo de São José do Rio Preto em 26 de fevereiro de 1997. Em outubro de 2004, se elegeu arcebispo de Belém do Pará, onde conviveu com a população humilde e pobre, e sempre esteve junto aos mais necessitados.

Em fevereiro de 2009, foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde tomou posse no dia 19 de abril do mesmo ano.

Em toda a sua trajetória, a discrição foi marca registrada. Avesso a publicidade, dom Orani Tempesta administra a cúria metropolitana do Rio com a simplicidade que remete ao inesquecível dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife nos anos 1960, 1970 e 1980 que pregava uma Igreja voltada para os pobres.

Numa cidade que vem atraindo cada vez mais as atenções do mundo - e onde a fogueira das vaidades está sempre presente - dom Orani mantém sua postura reservada. Nunca quis morar na residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré, preferindo um quarto simples na cúria metropolitana do Rio. Vem evangelizando há anos em silêncio e pregando os princípios que o atual papa Francisco adota com significativa consistência: a humildade, a simplicidade e a modéstia.

Numa cidade com a importância política e religiosa que o Rio de Janeiro possui, dom Orani Tempesta já merecia ser levado ao posto de cardeal.  (JB)

Time macho!

Os desportistas santarenos, torcedores do São Francisco Futebol Clube, o Leão Azul do Tapajós, amanheceram, nesta segunda-feira, cantando assim: "Santo de casa não faz milagre/ mas o São Francico faz./ Deu no Remo de 3 a 1/ E se quisesse daria de mais...
Ficha do jogo (São Francisco 3 x 1 Remo)
São Francisco - Jader; Levy, Aldair, Perema e Jaquinha (Kiko); Boquinha, Diego Carioca, Pedro Henrique e Mário Augusto (João Pedro); Ricardinho (Elielton) e Jeferson. Técnico: Joacyr Moura
Remo - Fabiano; Zé Antonio, Carlinho Rech (Diego Capela) e Henrique; Walber (Clebson), Gerônimo, Jhonnatan, Thiago Galhardo e Berg; Leandro Cearense e Fábio Paulista (Val Barreto). Técnico: Flávio Araújo
Gols: Diego Carioca aos 26'/1ºT, Jeferson aos 35'/1ºT e Mário Augusto aos 11'/2ºT (São Francisco); Fábio Paulista aos 30'/1ºT (Remo)
Cartões amarelos: Jader, Levy Jaquinha e Jeferson (São Francisco); Henrique, Walber, Jhonnatan, Thiago Galhardo e Berg (Remo)
Local: Colosso do Tapajós (Santarém/PA)
Hora: 17h
Árbitro: Benedito Pinto da Silva
Assistentes: Hélcio Araújo Neves e Rafael Bastos Cardoso
Regra-três: Manuel Jucimar dos Anjos Picanço
Público: 1.743 (1.443 pag. e 300 grat.)
Renda: R$ 7.215,00

domingo, 24 de março de 2013

Leitorado - Tolerância 100%

De Anônimo:
"Prezado blogueiro,
A minha intenção é mostrar que de nada adiantam leis, como a tal "tolerância zero", para coibir acidentes e mortes no trânsito causados por condutores de veículos embreagados, se as autoridades fiscalizadoras passam a mão na cabeça dos "filhos de papai" influente. Senão, vejamos: neste domingo (24), por volta das 6h da manhã, na esquina da avenida Governador José Malcher com 3 de maio, um veículo (placa NSJ 2084) que transitava em alta velocidade, deu de encontro com a parede de uma residência localizada bem na esquina, capotando em seguida. O condutor nada sofreu, mas demonstrava estar alcoolizado. Segundo um homem já idoso, que testemunhou a cena, disse bem alto: "não vai dar em nada, o motorista é filho de um deputado". Realmente, o velhinho tinha razão, pois uma equipe do Detran ou da Ctbel - não posso precisar - ao chegar no local apenas conversou com o infrator e foi embora. Na frente de muitas pessoas presentes, um amigo do infrator retirou de dentro do carro capotado, duas garrafas de vodca, o que comprova que o condutor estava consumindo bebida ao dirigir. Vejam as fotos legendadas por mim:"
O amigo do condutor retirou do veículo e tenta esconder garrafas de bebidas
O condutor, de camisa branca, tranquilão...
Um das garrafas de vodka
Clique na foto para aumentar o tamanho. 
Atualização hoje - 25.03.2010
No jornal Amazônia, edição desta segunda-feira:
Uma caminhonete modelo S10 de placa NSJ-2084 derrapou na pista, capotou e se chocou com a lateral de uma casa localizada na esquina da travessa Três de Maio com a avenida José Malcher, no bairro de São Brás, em Belém. O veículo ficou virado na esquina, preso entre a casa e um poste. Apesar da gravidade da colisão, não houve feridos.

Informações obtidas no local apontam que a S10 trafegava pela José Malcher quando se chocou com um Palio de placa JWC-9236. Ninguém soube informar quem provocou o acidente, mas moradores da área acusaram os condutores dos veículos de dirigir sob efeito de álcool. "Tinha garrafas de bebida dentro do carro, mas o condutor da caminhonete deu logo um jeito de jogar as garrafas no esgoto da rua e depois foi embora do local. Já o motorista do Palio aparentava sinais de embriaguez, pois não se aguentava em pé", disse uma mulher. O condutor da S10 não foi encontrado no local e o motorista do Palio preferiu não falar com a imprensa.

Um morador da José Malcher confirmou que havia bebida na caminhonete. "Quando a polícia chegou ao local o rapaz da S10 já havia tirado as garrafas de bebida do carro. Isso não vai dar em nada, pois tanto a polícia quanto a perícia estiveram no local e depois foram embora. Quem tem dinheiro resolve tudo de forma rápida, pois já chamaram até um guincho para retirar os carros do local. Quem vai ficar no prejuízo é a moradora da casa da esquina, pois o carro foi parar lá no muro da residência dela", reclamou o homem.

O acidente ocorreu por volta de 5h30 e causou espanto. "Pensei que fosse uma árvore desabando em cima do meu telhado. Foi um barulho alto e olha que não moro tão próximo da esquina da rua. Se tivesse alguém na calçada da rua, teria morrido", disse um morador da área.

Na esquina onde o carro capotou, moradores do imóvel atingido foram acordados com o barulho do veículo batendo na lateral da casa. "Foi algo terrível, pois acordamos atordoados, sem saber o que estava acontecendo. Parecia que o carro estava entrando em nossa casa", contou uma moradora que preferiu não se identificar. Por volta de 9 horas um guincho de uma empresa particular retirou os veículos da pista.

Cantiga da Velha Guarda para o seu domingo, leitor.




Francisco e Bento XVI - encontro histórico

O papa Francisco e o papa emérito Bento XVI se abraçaram ao se encontrar ontem (23) na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro. O encontro entre dois papas, um reinante e outro emérito, é inédito na história do catolicismo

Francisco chegou de helicóptero e foi recebido pouco depois do meio-dia por Bento XVI. Ambos usavam vestes brancas. Bento XVI foi com uma singela batina. Francisco também portava a manta e a faixa dos pontífices.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após se cumprimentarem no heliporto e caminharem até a residência papal, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.

Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, dizendo: 'Somos irmãos'. Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco. Numa biblioteca, eles conversaram a sós por 45 minutos, antes de seguir para o almoço.

Os assuntos a serem discutidos são muitos em uma igreja de 1,2 bilhão de fiéis: a "nova evangelização", as perseguições contra os cristãos, a reforma da Cúria, as divisões internas, os escândalos envolvendo dinheiro e sexo, incluindo os terríveis casos de pedofilia.

Carla Bruni retoma a carreira de modelo e de cantorao

Agora que não é mais primeira-dama da França, Carla Bruni volta à ativa. Depois de anunciar o lançamento do novo CD, a notícia que corre por aí é que a cantora voltaria com tudo ao mundo da moda. Esta semana, Carla foi vista com Terry Richardson, que deve fotografa-lá para a nova campanha de joias da Bulgari. (Glamurama)

Tom Cruise lançará filme no Rio de Janeiro

Tom Cruise desembarca no Brasil na próxima semana. O ator vem para o Rio de Janeiro lançar o filme “Oblivion”, no qual interpreta Jack Harper, um dos últimos restauradores de aeronaves restantes na Terra, em um longa que mistura ação e ficção científica. 
 
Cruise desembarca na cidade na próxima quarta-feira e participa da première que acontece no Odeon, na Lapa. Ele vai passar a Semana Santa no Rio e então parte para Moscou, para também divulgar o longa. 
 
As atrizes que contracenam com ele, lga Kurylenko e Andrea Riseborough, também passam pelo país, e é a primeira vez delas aqui. Para quem estiver curioso em ver o galã em ação, o filme estreia nos Estados Unidos no dia 12 de abril.

É bom recordar...

Enviadas a este blog por um leitor anônimo, as 3 fotos aqui postadas mostram alunos do Colégio Dom Amando, dos anos 1969 e 1970. Na imagem acima, são identificados pelo remetente, os seguintes estudantes: 
Em pé: Ivanilson, Gumercindo, Gilson Campos, José Hamad, José Eduardo Siqueira, Luiz Antônio Meschede, Zeila Diniz, Hoyama, Edmar e Petronilio Oliveira.
Agachados: José Geraldo, Renato Dantas, José Felipe Pereira, Antenor Madeira Neto, Ruicy Serique e Miguel José Campos.

Sobre as fotos abaixo, nada foi informado. Se alguém puder identificar os fotografados, por favor, relacionem os nomes na caixinha de comentários.
O anônimo esclarece que as fotos foram pinçadas da página do Gumercindo Rebelo, no facebook.
Clique nas fotos para aumentar o tamanho.

Kamilla no Paparazzo

 Clique aqui > Ex-BBB Kamilla Salgado posa para o Paparazzo. Veja!

Thalita Maués representa o Pará no Miss Brasil Mundo 2013

A estudante paraense Thalita Maués (foto), de 20 anos, coleciona vitórias em concursos de beleza. Já foi Rainha das Rainhas, Miss Pará Turismo e Miss Penteado. No início deste ano, ela aceitou o maior desafio na carreira de modelo: o Miss Pará Mundo no tradicional concurso Miss Brasil Mundo, que acontece no dia 6 de abril, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. (Portal ORM)

Parabéns, Giulia!

A santarena Nazaré Serique Pereira e o marido, Cicero, chamegando a querida neta Giulia, no dia em que completou dois aninhos.

sábado, 23 de março de 2013

Odair continuará na Superintendência Regional do Trabalho

A saída de Brizola Neto do Ministério do Trabalho, não implicará mudanças no comando da Superintendência Regional do Trabalho, a antiga Delegacia do Trabalho no Pará.  O atual superintendente, ex-vice-governador Odair Corrêa, é indicação do deputado Giovanni Queiroz. A ideia do partido - PDT - é fortalecer Odair para uma eventual candidatura majoritária em 2014. (Fonte: Repórter 70 - O Liberal)