Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 26 de janeiro de 2014

O paradeiro das misses que encantaram o Brasil

:
Martha Rocha
Por Renato Fernandes para revista Joyce Pascowitch de janeiro:
Em 1954, o suntuoso hotel Quitandinha, em Petrópolis, está em rebuliço. Dá-se início ao primeiro concurso oficial de Miss Brasil, que revelaria a candidata ao Miss Universo. No júri, nomes como Manuel Bandeira, Helena Silveira e Fernando Sabino. A vencedora? A baiana Martha Rocha, até hoje sinônimo de miss. Tornou-se uma entidade: nome de rua, viaduto, torta e tema de marchinha carnavalesca. Mas sofreu muita inveja por sua beleza: “Quando sentia que alguém me invejava, começava a elogiar muito, até ela cair em uma saia justa”, relembra. E Martha ainda tinha de se deparar com o despeito de uma das concorrentes. “Ela não tem classe, não sabe usar um vestido. Não sabia nem onde ficava Long Beach, e ainda tem pernas finas e tortas, tem muito ventre e é deselegante”, teria dito Patrícia Lacerda, representante, na época, do então Distrito Federal. No Miss Universo em Long Beach, na Califórnia, Martha era a favorita da imprensa, mas ficou em segundo lugar. Ficou famosa por ter perdido por ter 2 polegadas a mais. O posto de vice, no entanto, a tornou ainda mais prestigiada: “A evidência foi maior, sim, principalmente porque o brasileiro se sentiu injustiçado”, diz ela, vivendo, atualmente, com toda dignidade em Niterói, à la Greta Garbo, e próxima de um dos filhos. 
 
Outra que catapultou para o hi-carioca foi a Miss Brasil Teresinha Morango, hoje Pittigliani. Mesmo depois de casada e com a coroa aposentada, Teresinha era capa de revistas como a “Manchete”. “Em 1957, o concurso era muito mais importante. Fico impressionada ao recordar como as pessoas se mobilizavam para a festa.” Teresinha também foi vice -Miss Universo e a última a concorrer no hotel Quitandinha – o concurso cresceu tanto que foi transferido para o estádio do Maracanãzinho, com mais de 20 mil espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário