Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CASF: Insensibilidade e desrespeito à saúde dos ´velhinhos`

Os aposentados e pensionistas da CAPAF ficaram indignados e revoltados com a diretoria da Caixa de Assistência dos Funcionários do BASA (CASF) que decidiu o seguinte: a partir deste mês não mais disponibilizará os serviços de uma enfermeira para medir a pressão dos ´velhinhos`, como vinha sendo feito nos dias de pagamento de seus benefícios, na sede da AABA. Felizmente, os dirigentes desta entidade que congrega os capafeanos aposentados, com seus parcos recursos financeiros, adquiriu equipamentos necessários e contratou uma enfermeira para executar os serviços negados pela CASF.

15 comentários:

  1. Sou aposentado do Basa e, como tantos outros, estou também indignado com a atitude da Casf. Mas, esses atuais diretores vão querer ser reeleitos para os seus cargos. Com o meu voto, NÃO, NÃO, NÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Os dirigentes da Casf estão deslumbrados com o poder de decidir sobre a vida de seus colegas aposentados, e agem arbitrariamente, causando danos a muita gente. Outra coisa, foram eles os culpados pela extinção da Coramazon, qua destinava recursos para a Aaba e Aeba. Atenderam, como fazem sempre, recomendações da direção do Basa para colocar pra escanteio estas duas entidades. O Sidou, agora Conselheiro da Casf, ganhando um bom salário, ficou calado sobre isto.

    ResponderExcluir
  3. Não seja injusto, caro anônimo. Fui eleito, sim, pelo voto direto, para o Conselho Fiscal da CASF. Mas, ao contrário do que você proclama, com uma pontinha de malícia, não ganho um bom salário, mas apenas um jeton de R$-900. Outra coisa: como sempre fiz no Conselho Deliberativo da CAPAF, durante oito anos, em dois mandatos, busco primeiramente obter as informações gerenciais para então formalizar propostas e sugestões, com base em dados e não apenas em suposições. Já fizemos dois pedidos de informações à diretoria da CASF, inclusive sobre a auditoria de gestão realizada na transição do longo período de gestão do Sr. Prado para a atual gestão, onde, ao que se diz, são apontadas muitas situações de risco que deveriam ser contornadas para manter a saúde financeira do Plano de Saúde. Estamos reiterando os pedidos de informações, inclusive ao Conselho Deliberativo da CASF. Não é fácil, contudo, pois no CONDEL a diretoria da CASF conta com o apoio da maioria, 3 contra os dois representantes das entidades AABA e AEBA.
    Portanto, senhor anônimo, não estou calado. Aliás, nunca fiquei diante de situações recorrentes onde sempre estive do lado mais fraco da corrente. Você deve saber, mas esconde, que tentaram me cassar três vezes do Conselho Deliberativo da CAPAF por que "eu dava muito trabalho" , registrando votos em Atas que iam para a PREVIC, em Brasília, documentando situações como a "tunga" nas pensionistas, a manutenção ilegal do redutor de 2% para o AmazonVida, o assédio moral explícito sobre aposentados e pensionistas para "aderirem"sob ameaça aos novos Planos Salgados, aliás, Saldados. Porque, no fundo, o que queriam era "saldar" a dívida do Patrocinador com a CAPAF, ao longo de 60 anos de gestão ineficaz, jogando para debaixo do tapete o lixo de suas responsabilidades sobre a falência da entidade. Então, caro anônimo, atacar a dignidade de uma pessoa usando desse método de se esconder revela uma personalidade não muito bem resolvida. Porque sempre assumi posições, nunca fiquei em cima do muro, nem o da conivência conveniente nem em cima do muro das lamentações. Não costumo responder a quem se esconde, talvez por falta de argumentos ou, quem sabe, até de coragem para assumir posições. É uma pena,pois quem sempre se omite acaba também sendo esquecido pelos seus contemporâneos. Como dizia o "Barão de Itararé" (filósofo carioca), "Quem se omite de tudo, acaba vivendo sem ver e morrendo sem ser"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coneço o Sidou há muitos anos. Muitos mesmo! Só de aposentado já tenho 20 anos. Sei da honestidade e caráter do colega Sidou.
      Vamos protestar contra quem nos faz mal e nos rouba, contra quem não está nem aí para os descalabros da CASF e dos seus ex e atuais Diretores e membros da CAPAF, atuais e ex-dirigentes. O ex-colega Sidou, bem como o saudoso José Roberto Duarte e o Madison, são inatacáveis nesses assuntos de CASF e CAPAF. Eu convivi muitos anos com eles como colega e funcionário do BASA e sei bem do que falo.

      Excluir
  4. Realmente não dá para entender essa atitude da direção da CASF. Cancelar o deslocamento de uma enfermeira à AABA para medir pressão e verificar a glicose dos aposentados e pensionistas, nos dias de pagamento dos benefícios da CAPAF, como um programa preventivo, muito ajudava a CASF a reduzir seus custos/saúde. Mesmo não dispondo de grandes recursos financeiros, A AABA teve de contratar uma enfermeira para que esse serviço preventivo voltasse a ser realizado. Só tenho a lamentar essa curta visão da direção da CASF, em termos de saúde!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os comentários das 07:37 e das 07:42 (em parte).
    E esses diretores e presidente da CASF que aí estão ainda pensam em se reelegerem para um novo mandato. Depois que destruíram a Coramazon atndendo a imposição do Banco, agora pensam que vão matar os velinhos, tirando a mísera assistência que eles precisam, nos dias de pagamento, quando são quase sempre abalados com os saldos das suas contas, sofrendo piques de pressão. Primeiro, tiraram o Médico e agora a Enfermeira que quebravam o galho dos velhinhos. Não contavam com a pronta ação da AABA para continuar assistindo os seus associados, mesmo sem a ajuda da CASF. Parabéns ao Agildo, Sirotheau e Alpheu pela pronta resposta as represálias da Fiock e seus amestrados.
    Ah! UM LEMBRETE: Em abril haverá eleição para a Diretoria da CASF. E o Fiock, Flávio e Fátima, mesmo brigando entre eles porque os donzelos querem rifar a donzela, PENSAM EM UMA SONHADA REELEIÇÃO. E para isso, estão fazendo gerra de nervos com os associados e empregados da CASF, dizendo que se alguma chapa de oposição ganhar a eleição o BASA acaba com a nova corretora de seguros que eles criaram. Agora uma tal de Blue Seguros, uma firma individual que compraram do ex-diretor técnico da Coramazon (um negócio entre amigos que contou também com a ajuda maquiavélica do atual Presidente do CONDEL). O que eles não dizem é que nunca a Coramazon contribuiu com mais de 1% na formação dos recursos da CASF, provenientes em quase 100% da arrecadação dos beneficiários. Isso mesmo. MENOS DE 1% ou seja: Nenhuma corretora de seguros, trabalhando apenas para passar os resultados operacionais para o Banco, interessa à CASF. E uma nova diretoria certamente estará de olho nessa questão. No futura, também jamais será perdoada se continuar sendo refém das vontades do Banco, esquecendo até que quando o banco retirou o patrocínio para a CASF o fez por mero capricho e desrespeito aos seus empregados, aposentados e pensionistas.
    Mais uma vez, renovo os meus parabéns à Diretoria da AABA. Dia 21, estarei na sede da Associação pra mediar a pressão, agora sem os "favores" da CASF, mas contando com a eficiência da atual diretoria da AABA, que, desde já, ressalto, esta sim, devera ser reeleita para muitos outros mandatos, para o bem dos velhinhos e das velinhas.
    MAIS UM LEMBRETE: Vamos acabar de crucificar quem não tem culpa em cartório. O Sidou é membro do Conselho Fiscal da CASF. Nada tem a ver com os atos de gestão dos atuais tresloucados diretores da CASF. "Dar a César o que é de César", além de justo é moral e ético. Convenhamos.

    ResponderExcluir
  6. Companheiros aposentados: unamo-nos e derrotemos os membros da atual diretoria da Casf caso eles tentem a reeleição em abril. Unidos, somos fortes!

    ResponderExcluir
  7. Sidou, R$ 900/mês para não fazer absolutamente nada, é um bom salário, pois não? Esquece o Prado e emite claramente a tua opinião sobre a não disponibilização de enfermeira para atender os velhinhos e sobre o fim da Coramazon e o surgimento de outra seguradora para gerar recursos financeiros apenas para a Casf e não mais para a Aaba e Aeba.

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo descompensado que insiste em me atacar, por algum motivo que desconheço, deturpando os fatos, gostaria só de informar que tão logo soubemos da extinção da Coramazon, reunimos (eu, o Clezon e o Antonilson) com as diretorias da AEBA e da AABA para traçarmos um plano de ação em defesa dos interesses da CASF e das duas entidades.
    Fomos, então, informados que a decisão, embora arbitrária, atendia a ditames legais, pois tomada pelo Conselho Deliberativo e Diretoria do acionista majoritária. Logo, seria improdutiva qualquer ação na Justiça para anular o ato. Sugerimos que as entidades solicitassem informações sobre os repasses efetuados pela Coramazon ao Banco da Amazônia, ao longo dos últimos 10 anos para que fosse caracterizado o prejuízo aos acionistas, incluindo a CASF. A Assessoria Jurídica também desaconselhou esse caminho, pois seguindo ela o convênio firmado com o Banco, embora leonino e perverso para os interesses dos acionistas, foi assinado pelo próprio acionista majoritário, a CASF, com respaldo de sua diretoria e seu Conselho Deliberativo, preenchendo, portanto, os requisitos legais. Logo, senhor anônimo ressentido, recolha suas armas carregadas de rancor e procure unir esforços para que possamos mudar a gestão da CASF nas próximas eleições em abril. Atenda ao apelo de outro colega aposentado sensato ,o anônimo das 12:29: Companheiros aposentados: unamo-nos e derrotemos os membros da atual diretoria da Casf caso eles tentem a reeleição em abril. Unidos, seremos mais fortes" !
    O terrorismo oficial já começou. Eles ameaçam sempre com medidas arbitrárias de parte do Banco caso a oposição vença o pleito. Foi assim nas eleições de 2010, ganhas "na marra" pela chapa apoiada pelo Basa e foi assim também com a CAPAF: assédio moral explícito, ameaças de corte dos benefícios de quem não aderisse aos Planos Salgados, etc e tal. Resistimos e formamos no pelotão de frente da resistência junto aos colegas de diretoria da AABA, Agildo, Sirotheu e Alpheu. A Ação da AABA está sendo vitoriosa em todas as instâncias, caro anônimo ressentido. Não voltarei a responder suas provocações, até por falta de objeto. Fique com o lembrete do sensato anônimo das 11:51 que recomendou que " precisamos acabar de crucificar quem não tem culpa em cartório. O Sidou é membro do Conselho Fiscal da CASF. Nada tem a ver com os atos de gestão dos atuais tresloucados diretores da CASF. "Dar a César o que é de César", além de justo é moral e ético." Convenhamos, anônimo ressentido, já está de bom tamanho, não ?
    Reflita também sobre esse pensamento de um grande filósofo: "Cultivar rancores e mágoas ao longo da vida oblitera a razão, anuvia a visão e envenena o sangue" (Sêneca) . E passe bem, se possível. Cuidado também para não morder sua língua: seu veneno pode ser letal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Também conheci um dos antigos "proprietários" da Coramazon, talvez até fundador. Ele é tão diminuto no seu caráter quanto o é no seu apelido...

      Excluir
  9. Bravo, Sidou! Vamos eleger gente comprometida em proporcionar melhores condições aos aposentados e pensionistas da Capaf para cuidar de sua saúde através da Casf. Fora, Fiok!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amanhã estarei na sede da Aaba para medir a minha pressão sem a presença de enfermeira da Casf. Parabéns aos dirigentes da Aaba, que não deixaram os velhinhos sem este serviço. Em abril o fiok e seus companheiros de diretoria haverão de sentir o Não às suas pretensões de serem eleitos. Até o Everaldo Pinheiro está contra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que "até" o Everaldo Pinheiro?
      sei que ele é a arrogância (descabida e sem fundamento) em pessoa...

      Excluir
  11. FIOCK: EMENDA PIOR QUE O SONETO!!!

    Quando da última campanha para a eleição da nova Diretoria da AEBA, a CASF veiculou em seu site resposta à chapa da oposição com o seguinte título:
    "EM RESPEITO Á VERDADE E AOS ASSOCIADOS DA CASF",
    que encerrava na forma abaixo:
    "Como vocês, caros associados, podem perceber, aqui não tem caixa preta; tem, sim, transparência, gente séria e competente para trabalhar pelo interesse dos associados, sem nenhum objetivo de obter vantagens ou de se projetar politicamente. A CASF não é pra isso. É para servir, servir e servir ao associado. Se você quer "avançar", como diz essa chapa eleitoreira, então avalie melhor como e em quem votar."
    Como os Associados desejavam permanecer com uma AEBA LIVRE, livre da tirania, da covardia, do peleguismo, da mentira, da falta de transparência, do coronelismo, da politicalha, seguiram o conselho à risca, avaliaram melhor e elegeram GENTE SÉRIA que iria avançar nas conquistas de seus direitos, na defesa e no fortalecimento de suas Entidades e do próprio BASA!
    E assim será na próxima eleição para a nova Diretoria da CASF!!!
    Afinal, os empregados, aposentados e pensionistas já perceberam que, exatamente, o que essa turma do Fiock e demais pelegos menosprezam é o RESPEITO À VERDADE E AOS ASSOCIADOS DA CASF!!!


















    ResponderExcluir
  12. Colega Sidou, muito obrigada pelos seus esclarecimentos. São esses detalhes, essas minudências que nós, participantes da Casf precisamos saber e que os nossos representates nos Conselhos da Casf infelizmente não divulgam.
    Mas a respeito da sua informação de que “A ASSESSORIA JURÍDICA TAMBÉM DESACONSELHOU ESSE CAMINHO, POIS SEGUINDO ELA O CONVÊNIO FIRMADO COM O BANCO, EMBORA LEONINO E PERVERSO PARA OS INTERESSES DOS ACIONISTAS, FOI ASSINADO PELO PRÓPRIO ACIONISTA MAJORITÁRIO, A CASF, COM RESPALDO DE SUA DIRETORIA E SEU CONSELHO DELIBERATIVO, PREENCHENDO, PORTANTO, OS REQUISITOS LEGAIS”, gostaria de saber adicionalmente:
    1 - Esse conselho partiu de que assessoria jurídica? Da Aeba ou da Aaba?
    2 - Quem eram os mandatários da Casf e da Coramazon na época na assinatura desse convênio leonino? Precisamos dar nome aos bois pra não votar nessas figurinhas nas próximas eleições da Casf...
    3 - Não caberia uma ação de regresso contra esses indivíduos?
    Desde ja fico agradecida pelas suas informações adicionais.
    M.G.S, pensionista

    ResponderExcluir