Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Leitorado: Na eleição da Casf, muitos candidatos

De E.R.M:
"A eleição para a diretoria da Caixa de Assistência dos Funcionários do Basa (CASF), será em abril, mas já estão sendo compostos ´grupinhos` para a elaboração de chapas, e serão muitos os candidatos, afinal, os honorários são convidativos: R$ 15 mil recebe o presidente e R$ 13 mil cada um dos dois diretores. A Aeba já decidiu: apoiará a candidatura de Madson Souza (aposentado) para presidente. Comenta-se que Ribamar Fonseca, Francisco Sidou e Agildo Monteiro também encabeçarão outras chapas. Os atuais dirigentes da Casf serão candidatos, tentando a reeleição, o que será muito difícil, pois os aposentados e pensionistas da Capaf, que são muitos, votarão contra eles."

6 comentários:

  1. É imprescindível que a oposição, Madison, Sidou e Ribamar Fonseca, entre num acordo por que todos são candidatos proeminentes ao cargo.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro E.R.M, não costumo dialogar com anônimos, até porque não se sabe quem está por trás do biombo ou a quem serve. Mas, em respeito aos milhares de leitores do conceituado Blog "O Mocorongo", entre os quais certamente muitos são aposentados e pensionistas da CAPAF devo esclarecer que nunca postulei ser candidato a presidente da CASF. O que tenho veiculado é que sou contra os donos de chapas, sejam da esquerda ou da direita, aqueles que se julgam donatários de capitanias hereditárias , que se julgam acima das camadas de turbulência e querem nomear os futuros dirigentes da CASF, esquecendo que teremos uma eleição pelo meio. Como já são muitas especulações em torno de possíveis chapas, o que veiculei também foi um apelo e sugestão aos senhores candidatos: "Não vamos transformar as eleições na CASF em uma "corrida ao ouro de tolo", que seriam os atraentes honorários de sua diretoria. Vamos primeiro debater propostas e um novo modelo de gestão para o nosso Plano de Saúde, que inclui uma redução de 40% nos honorários de sua diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal. De que adianta mudarmos apenas os dirigentes se o modelo de gestão continuar o mesmo ? Algo precisa mudar. Por que não começamos com um compromisso firmado pelos candidatos em promover uma reforma nesse modelo atual, que sofre a "fadiga dos materiais" ? Tenho conversado a respeito com alguns colegas aposentados e pensionistas, mas nunca manifestei esse desejo de postular cargos por causa de sua remuneração. Creio que precisamos de dirigentes que tenham credibilidade, sobretudo, junto aos colegas. E que se disponham a servir à CASF. Não se servir dela. Daí a minha proposta de redução dos honorários dos dirigentes em 40% para começar a se pavimentar um novo caminho para nossa entidade. E também de se cortar algumas consultorias adiposas, caras e pouco eficazes. Quanto às especulações, devo lembrar o sábio conselho do Conselheiro Acácio (não é o nosso estimado Acácio aposentado da CAPAF, que também é um grande conselheiro do bem) , mas o famoso personagem de Eça de Queiroz, que ensinava com a sabedoria dos mestres: "Em eleição e mineração só se deve comemorar após apuração"...Logo, não soltem rojões antes da hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sidou, acho que vc não deve ter lido, por isso reitero solicitação feita neste blog, a seguir transcrita;

      Colega Sidou, muito obrigada pelos seus esclarecimentos. São esses detalhes, essas minudências que nós, participantes da Casf precisamos saber e que os nossos representates nos Conselhos da Casf infelizmente não divulgam.
      Mas a respeito da sua informação de que “A ASSESSORIA JURÍDICA TAMBÉM DESACONSELHOU ESSE CAMINHO, POIS SEGUINDO ELA O CONVÊNIO FIRMADO COM O BANCO, EMBORA LEONINO E PERVERSO PARA OS INTERESSES DOS ACIONISTAS, FOI ASSINADO PELO PRÓPRIO ACIONISTA MAJORITÁRIO, A CASF, COM RESPALDO DE SUA DIRETORIA E SEU CONSELHO DELIBERATIVO, PREENCHENDO, PORTANTO, OS REQUISITOS LEGAIS”, gostaria de saber adicionalmente:
      1 - Esse conselho partiu de que assessoria jurídica? Da Aeba ou da Aaba?
      2 - Quem eram os mandatários da Casf e da Coramazon na época na assinatura desse convênio leonino? Precisamos dar nome aos bois pra não votar nessas figurinhas nas próximas eleições da Casf...
      3 - Não caberia uma ação de regresso contra esses indivíduos?
      Desde ja fico agradecida pelas suas informações adicionais.
      M.G.S, pensionista

      Excluir
  3. Não seria de bom tom que um cidadão digno se envolvesse nesse projeto de imensa responsabilidade, apenas visando aos honorários convidativos. Isso é próprio dos oportunistas.

    Com certeza, os citados na postagem não se incluem nesse grupo. São pessoas de grande caráter, amplo saber geral e específico, que já demonstraram sua capacidade de trabalho e dedicação nas diversas Entidades em que já ocuparam vários cargos, sempre focados no bom desempenho das instituições e, principalmente, no profundo respeito aos associados.

    Objetivando afastar do processo os oportunistas, o colega Sidou propôs que referidos honorários sejam reduzidos em 40%. Concordo plenamente com a proposta. Não faz sentido esse nível de remuneração numa entidade de auto-gestão, em que os associados "mantenedores" recebem salários e benefícios defasados. Vale lembrar, ainda, que muitos empregados não se filiam aos planos, pois seus parcos ganhos não lhes permitem assumir os altos custos dos mesmos, bem como aqueles que se desfiliaram da CASF porque perderam a condição de honrar as vultosas mensalidades que lhes eram cobradas.

    Mas não basta essa medida para afastar os pelegos da CASF. O BASA tudo fará - sempre - para mantê-los em seus feudos, mesmo que para tal necessário se faça ofertar-lhes uma "compensação". Lembrem-se de que a chapa eleita, em 2010, tinha o apoio do Banco. À época, o presidente que estava sendo substituído apoiava a chapa que tinha como candidato o presidente da Coramazon, porque, segundo denúncia, em troca, seria nomeado presidente da corretora. Pouco depois, numa eleição para a CAPAF, o candidato Aláudio foi derrotado pela chapa opositora, mas, logo, recebeu um mimo do presidente da CASF: foi nomeado presidente da Coramazon, percebendo os convidativos honorários, e, juntamente com o presidente da CASF, liquidou a corretora!

    Urge, portanto, alertar os eleitores sobre os "ÍNDESEJÁVEIS" como a AEBA LIVRE vem fazendo com grande sucesso, haja vista a rejeição da reforma do Estatuto da CASF e a eleição de candidatos por ela apoiados.

    Só assim conseguiremos eleger uma DIRETORIA para servir à CASF E AOS ASSOCIADOS!!!

    ResponderExcluir
  4. Nobre colega pensionista M.G.S: estou em falta com você, realmente. Não por não ter lido seu bem elaborado comentário. O problema, distinta colega, é que não dispomos de uma consultoria jurídica para nos dar esse parecer. Então, estou apelando ao nosso colega dr. Agildo Monteiro, que é advogado e presidente da AABA, que nos preste esse socorro jurídico. Como ele está viajando, não conversei ainda pessoalmente com ele. Apenas lhe retransmiti sua consulta por e-mail. Mas vou novamente reiterar o pedido- o S.O.S jurídico, ok ? As informações que retransmiti sobre as poucas chances de ação judicial visando anular a extinção da Coramazom me foram prestadas verbalmente pelo menos por cinco advogados consultados informalmente também. Mas quanto a possibilidade, que você suscitou, de uma ação de regresso, especificamente, para ressarcir os prejuízos causados pelo leonino convênio firmado pelos "donatários" da CASF e o patronato do BASA, essa consulta ainda não obtive resposta. Assim que a tiver, repassarei a você. Mande seu e-mail para chicosidou@hotmail.com . Fica mais fácil responder diretamente, ok ? Disponha do colega Sidou.

    ResponderExcluir
  5. Não sei por que, mas tenho a sensação que nos comentários sobre essa postagem, dentre os 5 comentaristas, não há mais que um só interlocutor.
    Acho que posso estar confusa diante da enorme semelhança no estilo de redação da pensionista M.G.S e do anônimo das 14:16h, muito parecido com o do Francisco Sidou. Nada muito distante do estilo do aprimeiro comentarista que escreveu pouco, mais um bom ponto de partida para o desenrrolar dos outros comentários. Todos bem arrumadinhos entre sí. Nenhum quebrando a harmonia do conjunto. Pelo contrário, reforçando a sensação de que estamos diante de alguém com muito mais capacidade de criar cenários circenses que os renomados autores das novelas da Globo.

    ResponderExcluir