Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mortes chocam Itaituba

Leda, a filha Hanna e a funcionária Taynara
A advogada Leda Martha Lucyk dos Santos, de 40 anos, a filha dela, Hanna Stela, de 10 anos, e a funcionária Taynara Siqueira foram assassinadas a facadas, na tarde de sábado (22), em Itaituba. Leda era procuradora do município. O triplo homicídio ocorreu dentro da loja da advogada, a Belíssima Moda Íntima, localizada na travessa Victor Campos, no centro da cidade. O ex-marido da vítima, o ex-sargento do Exército e também advogado Altair dos Santos, é o principal suspeito do crime. Ele, que também é professor de Direito em uma faculdade particular de Itaituba, alega inocência.

Os corpos foram descobertos pela família da funcionária, que estavam sem notícias dela e foram à loja. Como o estabelecimento estava fechado, foi necessário pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros para entrar. "O assassino pode ter cometido essa atrocidade e, em seguida, trancado a porta e levado a chave", disse uma amiga de Taynara.

Os corpos foram encontrados em um quarto, localizado entre a loja e a cozinha do prédio. Leda foi esfaqueada seis vezes, Hannah foi morta com três facadas e Taynara foi golpeada ao menos nove vezes. Alguns móveis estavam fora de lugar, o que indica que houve luta corporal entre o assassino e as vítimas. O crime chocou a cidade.

A Polícia Militar enviou uma guarnição à loja e depois chegaram homens da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, para preservar o local do crime, uma vez que muitos curiosos estavam na área. Pessoas próximas ao ex-casal disseram à polícia que Altair dos Santos, de quem Leda dos Santos estava separada "havia algum tempo", não aceitava a separação e constantemente ameaçava a advogada de morte, tanto pessoalmente quanto por telefone e mensagens de texto. Em algumas dessas ameaças, ele disse estar disposto a matar a mulher e cometer suicídio.

Policiais da ronda ostensiva, acompanhados de agentes da Polícia Civil, foram ao apartamento de Altair dos Santos, onde o advogado foi preso. Ele negou ter cometido o crime. Enquanto isso, em frente à 19ª seccional de polícia, vários advogados esperavam pelo suspeito. A primeira informação dava conta de que Altair havia se entregado. "Porém, nós chegamos à seccional e soubemos que, na verdade, ele foi apanhado pela polícia", disse a presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itaituba, advogada Cristina Bueno. Outros advogados foram ao local para manifestar solidariedade às famílias das vítimas e, em poucos minutos, o clima já era de tensão e revolta, o que forçou a polícia a mudar os planos e levar o suspeito para o quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Polícia também investiga namorado de funcionária - O escrivão Raimundo Carvalho informou que Altair dos Santos foi ouvido durante a madrugada, período em que a polícia teve acesso às imagens do circuito de vigilância da Belíssima Moda Íntima. Foi a partir da análise das imagens que a polícia concluiu que o triplo assassinato foi cometido por outro homem, que aparece de boné preto, calças escuras e camisa de malha e mangas longas, carregando uma sacola. "Esse é o verdadeiro assassino", disse o delegado Cléber Pascoal Silveira, que preside o inquérito.

Segundo a polícia, o homem entrou na loja por volta das 9h e passou 32 minutos dentro do estabelecimento. Suspeita-se que ele tenha assassinado a advogada diante da filha, que foi morta em seguida. Essas ações teriam sido executadas em vinte e dois minutos. Ainda de acordo com a polícia, a funcionária chegou e, ao sair do quarto, o assassino a viu. Por ter visto o rosto do assassino, Taynara também foi executada. A polícia trabalha com a hipótese de crime por encomenda. "O ex-marido foi descartado, primeiramente, como executor, mas não se descarta a hipótese de ele ter sido o mentor intelectual e mandante do crime. Mas, por enquanto, são apenas suposições. Só o fechamento do inquérito vai definir quem é o culpado ou os culpados", disse o delegado Cléber Silveira. Após algumas horas preso, Altair foi liberado pela polícia, que investiga outro suspeito: o namorado da funcionária da advogada.

O Presidente da OAB, seção Pará, Jarbas Vasconcelos chegou ontem a Itaituba para acompanhar as investigações do triplo homicídio. Leda dos Santos era diretora-tesoureira da subseção da OAB em Itaituba. Também ontem, os corpos da advogada e da filha Hanna foram trasladados para Palotina, município do interior do Paraná. Amigos da advogada deixaram mensagens de carinho na bandeira estendida sobre o caixão dela. "Ela fará muita falta. Era jovem, bonita, dedicada à profissão e, sobretudo, era uma brava combatente em favor das causas da nossa classe. Sua ausência já está sendo sentida por todos nós", disse, muito emocionada, a presidente da subsecção da OAB, Cristina Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário