Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Clonando Pensamento

De Cristovam Sena, engenheiro florestal e historiador, sobre o Golpe de 1964, no blog do Jeso Carneiro:
"Convidado a participar de debates sobre os 50 anos do Golpe Militar, vem sempre a pergunta do porquê dos santarenos que viveram aquela época sentirem saudades dos militares. Respondo que vivendo sem internet e televisão, colhendo as poucas informações através das ondas do rádio, o grosso da população não se interessava pelo o que acontecia em Brasília e no eixo Rio/São Paulo. Por não terem presenciado perseguições nem torturas, não saberem o que acontecia nos porões do DOI CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) órgão repressor criado pelo Regime Militar, o regime de esceção foi assimilado pelos menos esclarecidos, a esmagadora maioria, somente pelas grandes obras (hidrelétrica de Curuá-Una, cais do porto, cais de arrimo, Santarém/Cuiabá, aeroporto, Hotel Tropical, galerias de esgoto…) que chegaram sem ninguém esperar e de um só vez a Santarém, dando à população a sensação de que agora sim o desenvolvimento estava chegando e veio para ficar. Com as grandes obras em andamento, a cidade vivia o pleno emprego, não tinha motivos para protestar, para não defender os militares".
“O eleitor não pode continuar como tutelado. A escolha dos representantes se faz considerando o exercício de um direito; o direito de escolher seus representantes. Eu penso que nós vamos chegar ao dia em que deliberaremos a respeito do voto obrigatório, afastando-o”.
(Ministro Marco Aurélio, presidente do TSE, que é a favor do voto facultativo)

Um comentário:

  1. O fato dos santarenos não acompanharem o que acontecia no regime de "esceção", não justifica que deveriam ser favoráveis à ditadura. Essa opção foi mais por desconhecimento, vamos ser corretos e honestos.
    Quanto à opinião do Min. Marco Aurélio, sou favorável, como sou também à desobrigação do alistamento militar para "servir" à Pátria, porque pode-se servir mais e melhor em outras condições não compulsórias (e por favor, que ninguém diga, como está na moda agora, que sou "comunista").

    ResponderExcluir