Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 5 de abril de 2014

Em índice de qualidade de vida, Brasil fica em 46º em lista de 132 países

Jornal do Brasil
O Brasil ficou em 46º lugar entre 132 países em um ranking que mediu o Índice de Progresso Social (IPS), um novo indicador global que avalia a qualidade de vida nos países. A pesquisa analisou mais de 50 itens. O Brasil ficou com 69,97 pontos, numa escala de 0 a 100.

Entre as questões avaliadas estão moradia, segurança, acesso a informação sobre saúde, saneamento básico e educação. Em primeiro lugar ficou a Nova Zelândia, com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, sete são da Europa – os outros dois são Canadá e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos.

Entre os Brics, o Brasil teve o melhor desempenho, mas entre os latino-americanos, o país ficou em sexto lugar, atrás da Costa Rica (25°), Uruguai (26º), Chile (30°), Panamá (38°) e Argentina (42°).

Nos itens "liberdade e escolha pessoal" o Brasil foi o 27° no mundo, "tolerância e respeito" (33°) e "acesso ao conhecimento básico" (38°). Já no quesito "segurança pessoal", o país ficou na 122ª colocação e, em "acesso à educação", na 76ª

Segundo Michael Green, diretor da ONG Progress Imperative, que publica o índice, o objetivo é mostrar e conseguir contabilizar como o PIB e o desempenho econômico não estão necessariamente atrelados a desenvolvimento social.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um outro índice que tenta medir o desempenho social dos países, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2012, o Brasil ficou em 85º lugar, na pesquisa com 187 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário