Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 1 de abril de 2014

Hospital Galileu será entregue nesta quarta-feira

Será entregue amanhã (02), em cerimônia marcada para às 9h, o mais novo hospital de média complexidade do Estado: o Galileu, localizado na Rodovia Mário Covas, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Com 120 leitos e investimento de cerca de R$ 10 milhões – entre recursos destinados à obra de adequação do espaço e à aquisição de equipamentos –, o Galileu vai não só aumentar a quantidade de leitos disponíveis na rede pública de saúde, como também desafogar a intensa demanda de hospitais como Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, Gaspar Vianna, em Belém e Metropolitano, em Ananindeua.

O secretário de Estado de Saúde, Helio Franco, explica que dos 120 leitos do Hospital Galileu, 50 serão destinados a receber pacientes oriundos do Hospital Metropolitano, referência no atendimento de casos de trauma. “Muitos desses pacientes têm atendimento de urgência no Metropolitano, são operados, e precisam ficar internados até receber alta. Outros precisam se internar para realizar pequenos procedimentos, como a retirada de pinos. É para esses que os leitos se aplicam”, observa Franco.

Da mesma maneira, outros 40 leitos serão disponibilizados para pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci. “Com a reforma do Abelardo Santos, os pacientes do hospital passaram a ser atendidos na UPA, por isso estamos destinando esses leitos para urgência e emergência clínica, o que vai ajudar não apenas o município de Belém, mas toda a Região Metropolitana”, acrescenta.

Os 30 leitos restantes servirão, então, como retaguarda para pacientes cardíacos do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, referência nesse tipo de atendimento no Estado. “Com isso, vamos conseguir fazer com que os leitos do HC tenham maior rotatividade e possam atender mais gente que precisa, principalmente, dos procedimentos cardiológicos”, pontua o secretário de Estado de Saúde.
 
Instalado em uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, o hospital ganhou um parque tecnológico de última geração, totalmente modernizado, com a instalação de equipamentos que permitirão, por exemplo, exames de eletrocardiograma, raio-x e ultrassonografia. No local, também haverá um serviço inédito no Estado, que é a geração de gases hospitalares através de uma usina própria. O investimento, apenas nesse equipamento, foi de cerca de R$ 400 mil. “Hoje, temos 17 mil leitos no Estado, dos quais 11 mil são do Sistema Único de Saúde (SUS). E esses são leitos extremamente qualificados, ou seja, dispõem de gente capacitada, diagnóstico por imagem e laboratórios, isto é, todos os meios adequados para que se tenha resolutibilidade com qualidade. É isso que vai acontecer no Galileu”, ressalta Helio Franco. (Orm News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário