Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Maior produtor de goiaba é de Santarém

Maior produtor de goiaba é de Santarém (Foto: Sucursal Santarém)
É do município de Santarém o maior produtor de goiaba do Oeste do Pará. O técnico Jaime Caliman produz em média 200 quilos de goiaba por árvore, anualmente. A plantação fica em sua própria residência.

Há treze anos, a lavoura de Jaime está localizada na zona urbana de Santarém, no bairro Área Verde, em um local com aproximadamente dois hectares, dividida entre a plantação de acerolas e goiabas.“Vivo dentro da propriedade e todo dia observo as plantas. Hoje em dia quando a pessoa tem a prática na agricultura, se ela observar o fruto e a folha, tem como saber do que a planta precisa. Temos que fazer as correções de nutrientes. Constantemente a cada 20 dias é feita uma adubação tanto no folhear quanto na cobertura”, explicou o produtor sobre os cuidados que mantém.

Caliman arrecada 90 toneladas de goiaba por ano. Na produção de acerola ele consegue 210 quilos pé/ano. Atualmente, em sua propriedade existem 510 pés de acerola e 390 de goiaba. O produtor fornece os frutos para os mercados de Santarém. A iniciativa mantém 10 trabalhadores, com despesa mensal de 24 mil reais, uma renda bruta mensal de 56 mil e 650 mil reais por ano.
(Fonte: Dol, com informação de Aritana Aguiar)

4 comentários:

  1. Olá, primo Jaime. Aqui, José Daniel Caliman. Bom te ver no site. Abraços e muita saúde. Até logo.
    Saudações Vendanovenses.

    ResponderExcluir
  2. Amigo qual cultivar vc planta ae ???

    ResponderExcluir
  3. Qual eh a qualidade de goiaba q vc planta ??
    tailandeza .paluma

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Jaime eu precisaria de contatos de vendedores ou produtores de acerola em escala industrial meu email é agrícola@goldensucos.com.br

    ResponderExcluir