Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 4 de abril de 2014

TSE divulga questionário da pesquisa Datafolha que será anunciada sábado

Na última segunda-feira (31/3) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no seu portal o questionário da pesquisa eleitoral para presidente produzida pelo Instituto Datafolha, que será anunciada no próximo sábado (5/4). O comunicado diz ainda que o estudo foi encomendado pelo grupo Folha da Manhã e vai ouvir 2.630 eleitores de 162 municípios, entre os dias 02 e 04 de abril.

As perguntas são sobre a opção de voto para presidente das pessoas entrevistadas e também levam a uma avaliação da atual gestão presidencial. Além da pesquisa Datafolha, o Instituto Gualberto, Orrico e Caliman também realizará uma pesquisa eleitoral nos próximos meses, ouvindo 400 eleitores em todo o Brasil.

Antes da pergunta final sobre quem o eleitor votaria na próxima eleição para presidente, o estudo Datafolha aplica questionamentos como:

"Você diria que, nos últimos 30 dias, notou aumento, diminuição ou não notou mudanças no preço dos alimentos?"

"Nos últimos doze meses, você alguma vez foi assaltado, roubado ou agredido?"

"Você tomou conhecimento da polêmica envolvendo a compra de uma refinaria nos Estados Unidos pela Petrobras em 2008?"

"(Se SIM) Você diria que está bem informado, mais ou menos informado ou mal informado sobre esse assunto?"

E ainda: "Na sua opinião, a presidente Dila Rousseff tem muita responsabilidade, um pouco de responsabilidade ou nenhuma responsabilidade no caso de compra da refinaria dos Estados Unidos pela Petrobras?"

Em maio de 2010 uma pesquisa de eleição presidencial nesse mesmo modelo também foi aplicada pelo Instituto Sensus. Antecedendo a pergunta objetiva - "em qual candidato você pretende votar?" - o estudo questionava o desempenho do governo Lula. Uma das primeiras perguntas era: "O Sr(a) acha que do ponto de vista econômico o Brasil nos últimos 8 anos do Governo Lula: 1. Desenvolveu muito; 2. Desenvolveu um pouco; 3. Não desenvolveu".

Um comentário:

  1. Que maravilha de pesquisa!
    Isso é uma confissão retirada a forceps dos simplórios "entrevistados".
    Politicagem é um veneno. Mas é preciso ter cuidado com o tiro no pé.
    Se a Dilma não vencer essas eleições, pode-se dizer que a imprensa brasileira não serve para absolutamente nada, mesmo usando recursos escusos ...

    ResponderExcluir