Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Capital paraense deve ganhar nova 'janela' para o Rio

Na manhã de ontem, 24, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, acompanhado dos secretários de Saneamento, Urbanismo, Meio Ambiente e da Superintendência de Mobilidade Urbana, visitou terreno na Av. Arthur Bernardes, onde a empresa Marko Atacadista pretende ampliar sua participação no mercado paraense, com a construção de um supermercado e um restaurante panorâmico com vista para a Baia do Guajará.

De acordo Zenaldo, o licenciamento da obra será concedido pela administração municipal desde que a construtora atenda as exigências legais e destaque parte do terreno de 32 mil m² para a construção de uma área pública em beneficio da população.

De acordo com o prefeito, existe um entendimento prévio com a empresa atacadista para que a PMB construa aproximadamente 225 metros de via às margens da Baia do Guajará com vista litorânea privilegiada. “A ideia é fazer aqui uma grande janela para o rio, com uma via pública em volta do futuro supermercado e com equipamentos públicos para o lazer, passeio e contemplação do rio”, explicou o Prefeito, destacando a grande importância de áreas públicas para a população de Belém, sobretudo para os moradores dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Barreiro, diretamente beneficiados com o empreendimento.

“Já verificamos o terreno e chegamos à conclusão que será perfeitamente possível construir quadra de vôlei, de futebol de salão, quiosques, ciclovias e espaços que possibilitem exercícios e caminhadas”, detalhou Zenaldo.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Cláudio Alves, explica que a legislação estabelece permissão para esse tipo de construção, desde que seja resguardando o corredor ecológico de 30 metros recuados da margem do rio.

O projeto da Prefeitura prevê a manutenção dos elementos naturais em torno das construções que serão erguidas. “Será uma belíssima área, inclusive aproveitando a Baia do Guajará como elemento importante. Teremos árvores nativas e um mangal que, obviamente, será totalmente preservado”, observou Zenaldo.

No inicio da próxima semana, representantes das secretarias municipais envolvidas se reunirão com os diretores da empresa atacadista. O objetivo é articular os dois projetos – que serão executados de forma simultânea -, e definir a área do terreno que será destacada para a construção da via e dos espaços de lazer. (OrmNews)

Um comentário:

  1. Em Porto Alegre, para a construção do BarraShoppingSul, à Beira do Guaíba, abriu portas, mas a Construtora e proprietários forem obrigados a desenvolver vários serviços visando a perfeita mobilidade humana, que seria afetada às proximidades do empreendimento. Assim, foram construídas novas vias, duplicação de outras, ciclovias, rotatórias e nova iluminação pública. Tudo às contas dos sócios proprietários. Somente depois de atender a tudo isso o shopping entrou em funcionamento.
    O caso da janela na Artur Bernardes não é muito diferente - a pista é mais estreita doa que a Av. Augusto Montenegro. Caso não seja providenciado no projeto, o acesso e o trânsito ficará até pior do que ocorre na Augusto Montenegro (que a cada dia fica mais intransitável).

    ResponderExcluir