Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Operação verão começa hoje

Carros não serão retirados da areia, mas acesso será controladoEm Salinas, carros não serão retirados da areia, mas acesso será controlado
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) inicia hoje (27) a edição 2014 da operação “Verão na Paz, a Gente que Faz”, que tem órgãos públicos estaduais e federais como parceiros. Durante a ação, 3,5 mil homens vão para as ruas em mais de 100 localidades paraenses. Apesar de seguir o modelo adotado no ano passado, a edição deste ano deve ter proporções maiores. Em Salinópolis, por exemplo, o acesso de veículos à praia do Atalaia será controlado, com ordenamento do fluxo e estacionamento sinalizado. A mudança, que pode pegar muita gente de surpresa, é necessário para manter os carros na areia, mas sem riscos. A operação se estende até 4 de agosto.

Neste primeiro final de semana, os preparativos para o controle de acesso dos mais de 80 mil veículos que devem passar pelas areias do Atalaia serão iniciados. O plano de ordenamento organizado pela Superintendência Patrimônio da União (SPU) inclui a criação de lotes sinalizados por bandeiras nas areais: uma via de duas pistas com sentido único; uma área de posicionamento de mesas e guarda-sóis; e uma área destinada apenas a banhistas, com tráfego de automóveis totalmente restrito. A fiscalização será feita em conjunta com a Prefeitura Municipal de Salinópolis. Vale lembrar que a medida é apenas temporária e logo a discussão sobre a proibição deve ser retomada. - “Estamos conversando com os barraqueiros há quase dois meses e eles precisam entender que não são donos da praia, logo, não podem cobrar de quem ocupe uma mesa. O medo maior deles era de que fechássemos a praia neste ano e não vamos”, ressaltou a superintendente da SPU, Maria Aparecida Cavalcante.

Mais de 2 mil homens da Polícia Militar estarão nas ruas em 106 localidades de 56 municípios, onde atuarão em bareirras integradas, cumprirão mandados judiciais, farão o combate à poluição sonora (via Batalhão de Polícia Ambiental, que também, vai atuar contra o comércio ilegal de animais) etc. Várias operações terão apoio da Polícia Civil, com 140 servidores nas delegacias móveis e plantões. Também haverá reforços nas unidades prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Junto aos 180 agentes de trânsito e educadores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), os PREs vão reforçar a segurança viária e atuar na operação “Trânsito sem Álcool”. Também auxiliarão na fiscalização de veículos e orientação das regras de circulação no Atalaia. Apesar de não estarem diretamente ligados ao planejamento, as operações contarão com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais.
Guarda-vidas darão apoio nos balneários para evitar afogamentos

O Corpo de Bombeiros Militares (CBM) são o segundo maior contingente da operação, chegando a 932 homens em 67 localidades de 41 municípios. A atuação será na prevenção e na segurança nas áreas de balneários e resgate em situações de emergência - contando, neste caso, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Nos balneários, a presença dos guarda-vidas vai garantir a segurança dos banhistas.

Durante todos os finais de semana de julho, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA) manterá juízes de plantão em Mosqueiro, Outeiro e Salinópolis (com unidades móveis), junto com equipes técnicas e apoio do Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará - OAB-PA.  (Jornal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário