Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Luta pela redução da carga de trabalho marcou abertura de Congresso de Enfermagem

A abertura do 17º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior evento de Enfermagem da América Latina, ontem à noite no Hangar, serviu para os profissionais de Enfermagem reforçarem a mobilização nacional pela aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 2295/2000 - PL 30 horas semanais da categoria. O CBCENF é promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com o Conselho Regional do Pará (Coren-PA). Na abertura, o presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, ressaltou que o projeto de lei entrou na pauta dos parlamentares em Brasília (DF), anteontem, mas não foi votado.

“Continuaremos atuando pela aprovação das 30 horas semanais e o piso salarial dos profissionais”, afirmou. As técnicas de enfermagem Raimunda Lúcia da Silva Costa, Railine Sabrina Brito Campos e Luciney Aguiar de Souza, que morreram durante viagem de trabalho, em acidente aéreo em 18 de março deste ano, perto de Jacareacanga, foram homenageadas pelos 7 mil participantes, com reprodução de reportagens da TV Liberal sobre o acidente, minuto de silêncio e flores e plaquetas aos familiares das vítimas.

A abertura do Congresso foi marcada pela confraternização das delegações dos 27 estados brasileiros com trajes e músicas típicos. Os profissionais de enfermagem tiraram muitas fotos e prestigiaram a abertura dos trabalhos pelo presidente Osvaldo Albuquerque, juntamente com o presidente do Coren-PA, Mário Antônio Moraes Vieira, o secretário de Saúde Pública, Hélio Franco, e o conselheiro federal Antônio Freire.

O 17º CBCENF tem como tema central “Cofen: 40 anos em defesa da profissão” e reúne conferências, painéis, mesas-redondas, oficinas, workshops, temas livres e cursos paralelos. Mário Antônio Vieira destacou que os profissionais de Enfermagem são 2,4 milhões no País e participaram do processo de democratização dos serviços de saúde pública nas cidades brasileiras. Para a categoria profissional, com a jornada de 30 horas semanais, em contraste com as 40 e 44 horas semanais atuais, os enfermeiros ganharão em qualidade de vida e os pacientes em melhor atendimento.  (Jornal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário