Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 5 de agosto de 2014

"Mundo precisa de uma renovação", diz Dom Orani em celebração do 'Dia do Padre'

"Isso demostra que o mundo, naquilo que é guerra, necessita de uma nova conjuntura, ele precisa ser novo. E o evangelho, aquele que traz as mensagens de Deus ao homem, diz que deve se respeitar o outro, amar o próximo, não responder o mal com o mal, e deve querer o bem do outro", disse o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, se referindo aos recentes conflitos mundiais, especialmente na Faixa de Gaza, na manhã de ontem (4/8), após celebrar a missa de Ação de Graças pelo Dia do Padre, na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido. Cerca de 150 sacerdotes das 264 paróquias do município do Rio participaram da tradicional celebração em memória de São João Maria Vianney, apresentado pela Igreja como Patrono dos Párocos.

Esse ano, a missa em homenagem ao Dia do Padre, comemorado em 4 de agosto, teve a benção especial da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré (fotos abaixo), que chegou a cidade na última sexta-feira (1o.) e percorreu diversos bairros em carreata e deve viajar para a Ilha de Paquetá, no nordeste da baía de Guanabara, nesta segunda (4), antes de retornar para Belém, acompanhada da comitiva formada para o Círio de Nazaré. Dom Orani, na homilia, lembrou o tema Caridade, da campanha da Fraternidade 2014.
 
 
O cardeal lembrou que agosto, no calendário religioso, é o mês das vocações à caridade: da Igreja, do pároco, do religioso, da vida matrimonial. "Queremos contemplar todas as vocações das quais somos chamados pela Igreja no mundo. E, ao mesmo tempo, a arquidiocese vive em torno do tema caridade, que norteia os trabalhos desenvolvidos esse ano", disse Dom Orani, ressaltando que no ano passado o tema abordado foi Fé.

A caridade, na visão de Dom Orani, remete à evangelização, que representa a preocupação com o seu semelhante. "Com a visita da Imagem Peregrina da Nossa Senhora de Nazaré, o tema que escolhemos foi 'Vocacionados a Caridade'. Isso para lembrar que todos somos chamados a evangelizar e nos comprometer com o que é mais justo, humano e fraterno", destacou o cardeal.

Dom Orani explicou que a Imagem Peregrina é um simbolo "muito interessante da fé do povo paraense". Ela leva milhões de pessoas as ruas de Belém em um fim de semana, durante a programação do Círio de Nazaré, que dura todo o mês de outubro na capital do Pará. "São milhões de fiéis que vão visitar a imagem. Isso deve lembra ao seminarista que tudo representa um sinal, essa quantidade de pessoas reunidas, o próprio acontecimento que os fiéis também se sentem chamados a viver aquele momento. Cabe a Igreja evangelizar, assim as pessoas vivem melhor. Essa é a missão do padre. ", destacou o cardeal como mensagem pela data comemorativa. Dom Orani Tempesta já foi Arcebispo de Belém no entre os anos de 2004 a 2009. (JB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário